Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Filho, Sinval Martins de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Furtado Baú, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151
Resumo: A partir da descrição e análise iniciais de um projeto intitulado Projeto Minha Autoria, desenvolvido em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia, objetivamos descrever e analisar aspectos preliminares da proposta de ensino Pedagogia de Projetos aplicada ao estudo do gênero discursivo conto para o desenvolvimento do curso de língua portuguesa numa escola da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. Serviram de orientação ao estudo conceitos tais como Pedagogia de Projetos, dialogismo, educação bancária, educação problematizadora, linguagem, oralidade/escuta, leitura, escrita, análise linguística, gênero do discurso, os quais foram evidenciados dentro de uma abordagem dialógica, pautada nos estudos de Freire, Bakthtin e Vygotsky. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa. Os dados que serviram de referência para as considerações foram coletados durante a realização do Projeto Minha Autoria, o qual foi realizado no quarto bimestre de 2013. A análise demonstra que os alunos retomam as orientações dadas pelas professoras aos grupos durante as tarefas e, por isso, dependem da mediação efetiva do docente. Também, fica evidente que a intervenção das professoras durante o processo de preparação bem como no momento da produção verbal – em suas diversas modalidades - é necessária para que os objetivos sejam atingidos.
id PUC_MINS-6_4d83485a84ce793d92bfcd9178d2aee7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9463
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetosPedagogia de projetosGênero contoEnsino e aprendizagemDesenvolvimento linguísticoA partir da descrição e análise iniciais de um projeto intitulado Projeto Minha Autoria, desenvolvido em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia, objetivamos descrever e analisar aspectos preliminares da proposta de ensino Pedagogia de Projetos aplicada ao estudo do gênero discursivo conto para o desenvolvimento do curso de língua portuguesa numa escola da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. Serviram de orientação ao estudo conceitos tais como Pedagogia de Projetos, dialogismo, educação bancária, educação problematizadora, linguagem, oralidade/escuta, leitura, escrita, análise linguística, gênero do discurso, os quais foram evidenciados dentro de uma abordagem dialógica, pautada nos estudos de Freire, Bakthtin e Vygotsky. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa. Os dados que serviram de referência para as considerações foram coletados durante a realização do Projeto Minha Autoria, o qual foi realizado no quarto bimestre de 2013. A análise demonstra que os alunos retomam as orientações dadas pelas professoras aos grupos durante as tarefas e, por isso, dependem da mediação efetiva do docente. Também, fica evidente que a intervenção das professoras durante o processo de preparação bem como no momento da produção verbal – em suas diversas modalidades - é necessária para que os objetivos sejam atingidos.PUC Minas2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p15110.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 151-172Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 151-1722358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151/9642Copyright (c) 2016 Revista Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Filho, Sinval Martins deFurtado Baú, Maria de Fátima2019-11-28T18:47:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9463Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:47:34Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
title Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
spellingShingle Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
Sousa Filho, Sinval Martins de
Pedagogia de projetos
Gênero conto
Ensino e aprendizagem
Desenvolvimento linguístico
title_short Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
title_full Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
title_fullStr Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
title_full_unstemmed Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
title_sort Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
author Sousa Filho, Sinval Martins de
author_facet Sousa Filho, Sinval Martins de
Furtado Baú, Maria de Fátima
author_role author
author2 Furtado Baú, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Filho, Sinval Martins de
Furtado Baú, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de projetos
Gênero conto
Ensino e aprendizagem
Desenvolvimento linguístico
topic Pedagogia de projetos
Gênero conto
Ensino e aprendizagem
Desenvolvimento linguístico
description A partir da descrição e análise iniciais de um projeto intitulado Projeto Minha Autoria, desenvolvido em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia, objetivamos descrever e analisar aspectos preliminares da proposta de ensino Pedagogia de Projetos aplicada ao estudo do gênero discursivo conto para o desenvolvimento do curso de língua portuguesa numa escola da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. Serviram de orientação ao estudo conceitos tais como Pedagogia de Projetos, dialogismo, educação bancária, educação problematizadora, linguagem, oralidade/escuta, leitura, escrita, análise linguística, gênero do discurso, os quais foram evidenciados dentro de uma abordagem dialógica, pautada nos estudos de Freire, Bakthtin e Vygotsky. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa. Os dados que serviram de referência para as considerações foram coletados durante a realização do Projeto Minha Autoria, o qual foi realizado no quarto bimestre de 2013. A análise demonstra que os alunos retomam as orientações dadas pelas professoras aos grupos durante as tarefas e, por isso, dependem da mediação efetiva do docente. Também, fica evidente que a intervenção das professoras durante o processo de preparação bem como no momento da produção verbal – em suas diversas modalidades - é necessária para que os objetivos sejam atingidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151
10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151/9642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 151-172
Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 151-172
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329528074895360