Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151 |
Resumo: | A partir da descrição e análise iniciais de um projeto intitulado Projeto Minha Autoria, desenvolvido em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia, objetivamos descrever e analisar aspectos preliminares da proposta de ensino Pedagogia de Projetos aplicada ao estudo do gênero discursivo conto para o desenvolvimento do curso de língua portuguesa numa escola da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. Serviram de orientação ao estudo conceitos tais como Pedagogia de Projetos, dialogismo, educação bancária, educação problematizadora, linguagem, oralidade/escuta, leitura, escrita, análise linguística, gênero do discurso, os quais foram evidenciados dentro de uma abordagem dialógica, pautada nos estudos de Freire, Bakthtin e Vygotsky. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa. Os dados que serviram de referência para as considerações foram coletados durante a realização do Projeto Minha Autoria, o qual foi realizado no quarto bimestre de 2013. A análise demonstra que os alunos retomam as orientações dadas pelas professoras aos grupos durante as tarefas e, por isso, dependem da mediação efetiva do docente. Também, fica evidente que a intervenção das professoras durante o processo de preparação bem como no momento da produção verbal – em suas diversas modalidades - é necessária para que os objetivos sejam atingidos. |
id |
PUC_MINS-6_4d83485a84ce793d92bfcd9178d2aee7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9463 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetosPedagogia de projetosGênero contoEnsino e aprendizagemDesenvolvimento linguísticoA partir da descrição e análise iniciais de um projeto intitulado Projeto Minha Autoria, desenvolvido em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia, objetivamos descrever e analisar aspectos preliminares da proposta de ensino Pedagogia de Projetos aplicada ao estudo do gênero discursivo conto para o desenvolvimento do curso de língua portuguesa numa escola da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. Serviram de orientação ao estudo conceitos tais como Pedagogia de Projetos, dialogismo, educação bancária, educação problematizadora, linguagem, oralidade/escuta, leitura, escrita, análise linguística, gênero do discurso, os quais foram evidenciados dentro de uma abordagem dialógica, pautada nos estudos de Freire, Bakthtin e Vygotsky. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa. Os dados que serviram de referência para as considerações foram coletados durante a realização do Projeto Minha Autoria, o qual foi realizado no quarto bimestre de 2013. A análise demonstra que os alunos retomam as orientações dadas pelas professoras aos grupos durante as tarefas e, por isso, dependem da mediação efetiva do docente. Também, fica evidente que a intervenção das professoras durante o processo de preparação bem como no momento da produção verbal – em suas diversas modalidades - é necessária para que os objetivos sejam atingidos.PUC Minas2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p15110.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 151-172Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 151-1722358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151/9642Copyright (c) 2016 Revista Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Filho, Sinval Martins deFurtado Baú, Maria de Fátima2019-11-28T18:47:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9463Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:47:34Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos |
title |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos |
spellingShingle |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos Sousa Filho, Sinval Martins de Pedagogia de projetos Gênero conto Ensino e aprendizagem Desenvolvimento linguístico |
title_short |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos |
title_full |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos |
title_fullStr |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos |
title_full_unstemmed |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos |
title_sort |
Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos |
author |
Sousa Filho, Sinval Martins de |
author_facet |
Sousa Filho, Sinval Martins de Furtado Baú, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Furtado Baú, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Filho, Sinval Martins de Furtado Baú, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia de projetos Gênero conto Ensino e aprendizagem Desenvolvimento linguístico |
topic |
Pedagogia de projetos Gênero conto Ensino e aprendizagem Desenvolvimento linguístico |
description |
A partir da descrição e análise iniciais de um projeto intitulado Projeto Minha Autoria, desenvolvido em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia, objetivamos descrever e analisar aspectos preliminares da proposta de ensino Pedagogia de Projetos aplicada ao estudo do gênero discursivo conto para o desenvolvimento do curso de língua portuguesa numa escola da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. Serviram de orientação ao estudo conceitos tais como Pedagogia de Projetos, dialogismo, educação bancária, educação problematizadora, linguagem, oralidade/escuta, leitura, escrita, análise linguística, gênero do discurso, os quais foram evidenciados dentro de uma abordagem dialógica, pautada nos estudos de Freire, Bakthtin e Vygotsky. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa. Os dados que serviram de referência para as considerações foram coletados durante a realização do Projeto Minha Autoria, o qual foi realizado no quarto bimestre de 2013. A análise demonstra que os alunos retomam as orientações dadas pelas professoras aos grupos durante as tarefas e, por isso, dependem da mediação efetiva do docente. Também, fica evidente que a intervenção das professoras durante o processo de preparação bem como no momento da produção verbal – em suas diversas modalidades - é necessária para que os objetivos sejam atingidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p151/9642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Scripta info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Scripta |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 151-172 Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 151-172 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329528074895360 |