Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cristiane Barasuol
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2588
Resumo: Este estudo tem como objetivo propor uma ação pedagógica interdisciplinar integrada a um projeto de leitura para a 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Os dados obtidos através de registros de observações- participantes de reuniões pedagógicas, reuniões individuais com a coordenação e conversas informais com professores, articulados com documentos da escola, e com a resposta dos professores à apresentação da proposta sugerem que a escola apresenta aspectos favoráveis para o trabalho interdisciplinar, assim como algumas limitações para que ele aconteça na prática. A proposta de ação pedagógica busca detalhar atividades de um projeto interdisciplinar, com o apoio de referenciais teóricos para que a interdisciplinaridade aconteça na prática.
id USIN_4947ea5a60be50b0c39e1435656b5243
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2588
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:12:39Z2015-03-05T18:12:39Z2010-03-17Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 17Este estudo tem como objetivo propor uma ação pedagógica interdisciplinar integrada a um projeto de leitura para a 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Os dados obtidos através de registros de observações- participantes de reuniões pedagógicas, reuniões individuais com a coordenação e conversas informais com professores, articulados com documentos da escola, e com a resposta dos professores à apresentação da proposta sugerem que a escola apresenta aspectos favoráveis para o trabalho interdisciplinar, assim como algumas limitações para que ele aconteça na prática. A proposta de ação pedagógica busca detalhar atividades de um projeto interdisciplinar, com o apoio de referenciais teóricos para que a interdisciplinaridade aconteça na prática.The aim of this study is to propose an interdisciplinary educational action integrated to a reading project for the 5th grade of an elementary school that is part of the municipal public school system in Caxias do Sul. The data were obtained from observation recordings in pedagogical meetings, individual meetings with the pedagogical coordinator, and informal conversations among teachers. The data have been further related to some school documents and the response by the teachers to the proposal presented. The findings suggest that the school shows some positive aspects towards interdisciplinary work, as well as some limitations that prevent it from happening adequately. The proposed action aims to detail educational activities of an interdisciplinary project with the support of a theoretical background in order to create conditions for actual interdisciplinary.NenhumaFlores, Cristiane Barasuolhttp://lattes.cnpq.br/4835567805256132http://lattes.cnpq.br/2889678029210552Zilles, Ana Maria StahlUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaProposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamentalLetras e ArtesLingüísticagêneros textuaisinterdisciplinaridadepedagogia de projetosinterdisciplinarytext genresproject approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2588info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCristianeFloresLinguisticaAplicada.pdfCristianeFloresLinguisticaAplicada.pdfapplication/pdf5361502http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2588/1/CristianeFloresLinguisticaAplicada.pdf7f343939b4e49583d8655145f9766f21MD51UNISINOS/25882015-03-17 16:18:14.507oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:18:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
title Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
spellingShingle Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
Flores, Cristiane Barasuol
Letras e Artes
Lingüística
gêneros textuais
interdisciplinaridade
pedagogia de projetos
interdisciplinary
text genres
project approach
title_short Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
title_full Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
title_fullStr Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
title_sort Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental
author Flores, Cristiane Barasuol
author_facet Flores, Cristiane Barasuol
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4835567805256132
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2889678029210552
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cristiane Barasuol
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zilles, Ana Maria Stahl
contributor_str_mv Zilles, Ana Maria Stahl
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
gêneros textuais
interdisciplinaridade
pedagogia de projetos
interdisciplinary
text genres
project approach
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros textuais
interdisciplinaridade
pedagogia de projetos
dc.subject.eng.fl_str_mv interdisciplinary
text genres
project approach
description Este estudo tem como objetivo propor uma ação pedagógica interdisciplinar integrada a um projeto de leitura para a 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Os dados obtidos através de registros de observações- participantes de reuniões pedagógicas, reuniões individuais com a coordenação e conversas informais com professores, articulados com documentos da escola, e com a resposta dos professores à apresentação da proposta sugerem que a escola apresenta aspectos favoráveis para o trabalho interdisciplinar, assim como algumas limitações para que ele aconteça na prática. A proposta de ação pedagógica busca detalhar atividades de um projeto interdisciplinar, com o apoio de referenciais teóricos para que a interdisciplinaridade aconteça na prática.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2588
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2588/1/CristianeFloresLinguisticaAplicada.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f343939b4e49583d8655145f9766f21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946152456192