Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12458 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos apresentar um estudo, parte de uma pesquisa de maior amplitude, que tem como objetivo compreender os conhecimentos e habilidades dos alunos do ensino fundamental quanto às diferenças entre a versão falada e a versão escrita de textos relativos ao mesmo tema, mas de diferentes gêneros e com diferentes condições de produção e circulação. Com base nos estudos de Marcuschi (2000), foram realizadas retextualizações (texto-fonte: palestra; texto final: relato noticioso) de alunos de 8, 11 e14 anos, de uma escola de rede pública da cidade de Betim/ MG. Os resultados têm revelado que, em função das mudanças do gênero, das condições de produção e circulação dos textos, modificações substanciais têm sido observadas nos textos dos alunos das três faixas etárias. |
id |
PUC_MINS-6_53e445ca29e66b464387489100a46a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12458 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamentalGêneros textuaisFala e escritaRetextualização.Neste artigo pretendemos apresentar um estudo, parte de uma pesquisa de maior amplitude, que tem como objetivo compreender os conhecimentos e habilidades dos alunos do ensino fundamental quanto às diferenças entre a versão falada e a versão escrita de textos relativos ao mesmo tema, mas de diferentes gêneros e com diferentes condições de produção e circulação. Com base nos estudos de Marcuschi (2000), foram realizadas retextualizações (texto-fonte: palestra; texto final: relato noticioso) de alunos de 8, 11 e14 anos, de uma escola de rede pública da cidade de Betim/ MG. Os resultados têm revelado que, em função das mudanças do gênero, das condições de produção e circulação dos textos, modificações substanciais têm sido observadas nos textos dos alunos das três faixas etárias.PUC Minas2002-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12458Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 171-184Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 171-1842358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12458/9773Copyright (c) 2016 Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessBenfica, Maria Flôr de Maio Barbosa2019-11-28T18:13:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12458Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:13:06Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental |
title |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental |
spellingShingle |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental Benfica, Maria Flôr de Maio Barbosa Gêneros textuais Fala e escrita Retextualização. |
title_short |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental |
title_full |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental |
title_fullStr |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental |
title_sort |
Do texto-fonte palestra ao relato noticioso: uma experiência com a retextualização no ensino fundamental |
author |
Benfica, Maria Flôr de Maio Barbosa |
author_facet |
Benfica, Maria Flôr de Maio Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benfica, Maria Flôr de Maio Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Fala e escrita Retextualização. |
topic |
Gêneros textuais Fala e escrita Retextualização. |
description |
Neste artigo pretendemos apresentar um estudo, parte de uma pesquisa de maior amplitude, que tem como objetivo compreender os conhecimentos e habilidades dos alunos do ensino fundamental quanto às diferenças entre a versão falada e a versão escrita de textos relativos ao mesmo tema, mas de diferentes gêneros e com diferentes condições de produção e circulação. Com base nos estudos de Marcuschi (2000), foram realizadas retextualizações (texto-fonte: palestra; texto final: relato noticioso) de alunos de 8, 11 e14 anos, de uma escola de rede pública da cidade de Betim/ MG. Os resultados têm revelado que, em função das mudanças do gênero, das condições de produção e circulação dos textos, modificações substanciais têm sido observadas nos textos dos alunos das três faixas etárias. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12458 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12458/9773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Scripta info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Scripta |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 171-184 Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 171-184 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329529354158080 |