Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Waldenira Barbosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21366
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de tratar as relações entre fala e escrita concebidas em um quadro de inter-relações e gradações, no contexto das práticas comunicativas e dos gêneros textuais para resolver um problema da interposição de estilos em produções textuais que tem por finalidade avançar de uma concepção discursiva próxima da fala para uma configuração lingüística mais próxima da escrita. Para realizar esse estudo intervencionista, aplicamos um projeto de leitura e escrita do gênero textual lenda por meio de sequências textuais que contemplam aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Em relação a esse último aspecto, selecionamos as operações de retextualização propostas por Marcuschi (2010) e sua concepção de gêneros textuais a partir do contínuo de fala e escrita, para o tratamento da problemática apresentada. Após a aplicação da presente intervenção com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, selecionamos o corpus para a análise, dividido em duas categorias: a primeira diz respeito à seleção de 22 redações produzidas na primeira versão, e a segunda se refere à escolha de 22 redações retextualizadas na versão final, após a intervenção com os aspectos abordados no projeto. Através da análise comparativa dos dados obtidos, observamos um avanço significativo da versão final em relação à primeira com respeito à adequação da sequência narrativa prototípica do gênero escolhido, a partir do estudo de Adam (2011), em razão da abordagem das operações supracitadas, principalmente da 8ª operação sobre a reorganização dos tópicos dos textos com a finalidade de adequar a produção textual ao gênero e à situação discursiva relacionada à esfera pública de comunicação por meio da produção de um livro para circulação na biblioteca da escola, determinada pelo projeto. Por esse motivo, apontamos a produção textual que considere a relação fala e escrita levando em consideração a perspectiva de inter-relações entre fala e escrita defendida por Marcuschi (2010), bem como as operações de retextualização como meio de compreender essa relação e contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à adequação do gênero textual à situação comunicativa.
id UFRN_02093fc66e59feb4bfe552ee5e2d7c2d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21366
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Francisca Waldenira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/1515646177815418http://lattes.cnpq.br/8508370270534431Simões, José da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7070890266581959Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Costa, Alessandra Castilho Ferreira da2016-09-06T22:33:51Z2016-09-06T22:33:51Z2015-08-20SILVA, Francisca Waldenira Barbosa. Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21366O presente estudo tem o objetivo de tratar as relações entre fala e escrita concebidas em um quadro de inter-relações e gradações, no contexto das práticas comunicativas e dos gêneros textuais para resolver um problema da interposição de estilos em produções textuais que tem por finalidade avançar de uma concepção discursiva próxima da fala para uma configuração lingüística mais próxima da escrita. Para realizar esse estudo intervencionista, aplicamos um projeto de leitura e escrita do gênero textual lenda por meio de sequências textuais que contemplam aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Em relação a esse último aspecto, selecionamos as operações de retextualização propostas por Marcuschi (2010) e sua concepção de gêneros textuais a partir do contínuo de fala e escrita, para o tratamento da problemática apresentada. Após a aplicação da presente intervenção com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, selecionamos o corpus para a análise, dividido em duas categorias: a primeira diz respeito à seleção de 22 redações produzidas na primeira versão, e a segunda se refere à escolha de 22 redações retextualizadas na versão final, após a intervenção com os aspectos abordados no projeto. Através da análise comparativa dos dados obtidos, observamos um avanço significativo da versão final em relação à primeira com respeito à adequação da sequência narrativa prototípica do gênero escolhido, a partir do estudo de Adam (2011), em razão da abordagem das operações supracitadas, principalmente da 8ª operação sobre a reorganização dos tópicos dos textos com a finalidade de adequar a produção textual ao gênero e à situação discursiva relacionada à esfera pública de comunicação por meio da produção de um livro para circulação na biblioteca da escola, determinada pelo projeto. Por esse motivo, apontamos a produção textual que considere a relação fala e escrita levando em consideração a perspectiva de inter-relações entre fala e escrita defendida por Marcuschi (2010), bem como as operações de retextualização como meio de compreender essa relação e contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à adequação do gênero textual à situação comunicativa.This study aims to analyze the contributions of a theoretical and methodological intervention guided the inter-relationship speaking and writing in textual genres to solve a style interposition problem in textual productions that aims to advance a nearby discursive conception of speech for closer writing language form. To carry out this intervention study, applied a reading and writing project of legend genre through textual sequences that contemplates discursive, compositional and linguistic aspects, based on the operations of retextualization proposed by Marcuschi (2010) and his conception of text genres starting from continuous speeching and writing, for the treatment of problematcs presented. After the implementation of the presenting intervention with students of the 6th year of elementary public school, the corpus for analysis, divided into two categories: the first concerns about the selection of 22 essays produced in the first version, and the second refers the choice of 22 retextualizated essays in the final version, after the intervention with the aspects raised in the project. Through comparative data analysis, it was observed a significant advance of the final version to the first with regard to adequacy of the prototypical narrative sequence of the genre chosen, from Adam (2011) study, in reasoning of the accosted operations above, particularly the 8th operation on the reorganization of the topics of the texts in order to suit the text production gender and discursive situation related to the public sphere of communication by producing a book for circulation in the school library, determined by the project. For this reason, it is pointed out textual production that consider the relationship speaking and writing taking into account the perspective of inter-relationships between speech and writing defended by Marcuschi (2010), as well the retextualization operations as means to understand this relation and contribute to the development of skills needed for the adequacy of the genre to the communicative situation.porUniversidade Federal do Rio Grande do NorteMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASContínuo de fala e escritaGênero textualLendaRetextualizaçãoEnsino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdfFranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf17575819https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21366/1/FranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf6fea51958200245b395eeefdbb905fefMD51TEXTFranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.txtFranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain341353https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21366/6/FranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.txt42994de7bcb59d1d335978c7ae5104dfMD56THUMBNAILFranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.jpgFranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1656https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21366/7/FranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.jpg67f9bfba5a215389ded4816dfa5423baMD57123456789/213662017-11-02 14:25:18.079oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21366Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T17:25:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
title Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
spellingShingle Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
Silva, Francisca Waldenira Barbosa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Contínuo de fala e escrita
Gênero textual
Lenda
Retextualização
title_short Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
title_full Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
title_fullStr Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
title_full_unstemmed Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
title_sort Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
author Silva, Francisca Waldenira Barbosa
author_facet Silva, Francisca Waldenira Barbosa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1515646177815418
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8508370270534431
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Simões, José da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7070890266581959
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisca Waldenira Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
contributor_str_mv Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Contínuo de fala e escrita
Gênero textual
Lenda
Retextualização
dc.subject.por.fl_str_mv Contínuo de fala e escrita
Gênero textual
Lenda
Retextualização
description O presente estudo tem o objetivo de tratar as relações entre fala e escrita concebidas em um quadro de inter-relações e gradações, no contexto das práticas comunicativas e dos gêneros textuais para resolver um problema da interposição de estilos em produções textuais que tem por finalidade avançar de uma concepção discursiva próxima da fala para uma configuração lingüística mais próxima da escrita. Para realizar esse estudo intervencionista, aplicamos um projeto de leitura e escrita do gênero textual lenda por meio de sequências textuais que contemplam aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Em relação a esse último aspecto, selecionamos as operações de retextualização propostas por Marcuschi (2010) e sua concepção de gêneros textuais a partir do contínuo de fala e escrita, para o tratamento da problemática apresentada. Após a aplicação da presente intervenção com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, selecionamos o corpus para a análise, dividido em duas categorias: a primeira diz respeito à seleção de 22 redações produzidas na primeira versão, e a segunda se refere à escolha de 22 redações retextualizadas na versão final, após a intervenção com os aspectos abordados no projeto. Através da análise comparativa dos dados obtidos, observamos um avanço significativo da versão final em relação à primeira com respeito à adequação da sequência narrativa prototípica do gênero escolhido, a partir do estudo de Adam (2011), em razão da abordagem das operações supracitadas, principalmente da 8ª operação sobre a reorganização dos tópicos dos textos com a finalidade de adequar a produção textual ao gênero e à situação discursiva relacionada à esfera pública de comunicação por meio da produção de um livro para circulação na biblioteca da escola, determinada pelo projeto. Por esse motivo, apontamos a produção textual que considere a relação fala e escrita levando em consideração a perspectiva de inter-relações entre fala e escrita defendida por Marcuschi (2010), bem como as operações de retextualização como meio de compreender essa relação e contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à adequação do gênero textual à situação comunicativa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-06T22:33:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-06T22:33:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Francisca Waldenira Barbosa. Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21366
identifier_str_mv SILVA, Francisca Waldenira Barbosa. Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21366/1/FranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21366/6/FranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21366/7/FranciscaWaldeniraBarbosaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fea51958200245b395eeefdbb905fef
42994de7bcb59d1d335978c7ae5104df
67f9bfba5a215389ded4816dfa5423ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117729724923904