O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hissa, Débora L. Arruda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1823
Resumo: Neste artigo, propomos uma discussão sobre a escrita de materiais didáticos destinados à Educação a Distância, cuja retextualização seja a base de todo o processo de produção e elaboração de texto nos ambientes virtuais de aprendizagem. No contexto da Educação a Distância, os professores são os produtores de suas webaulas, portanto têm de ser capazes de escrever webaulas adequadas considerando os aspectos linguísticos e multimodais típicos do novo suporte e da nova situação de interação. Este processo de escrita se trata de uma atividade de retextualização (aula falada para aula escrita), a qual envolve operações complexas de linguagem e que descrevemos neste trabalho.
id UECE-3_47bfda16f917b6ce085d45b9496c16bb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1823
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULAGênero textuaisRetextualizaçãoEnsino a distânciaNeste artigo, propomos uma discussão sobre a escrita de materiais didáticos destinados à Educação a Distância, cuja retextualização seja a base de todo o processo de produção e elaboração de texto nos ambientes virtuais de aprendizagem. No contexto da Educação a Distância, os professores são os produtores de suas webaulas, portanto têm de ser capazes de escrever webaulas adequadas considerando os aspectos linguísticos e multimodais típicos do novo suporte e da nova situação de interação. Este processo de escrita se trata de uma atividade de retextualização (aula falada para aula escrita), a qual envolve operações complexas de linguagem e que descrevemos neste trabalho.EdUECE2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1823Revista Linguagem em Foco; Vol. 5 No. 1 (2013): Linguagem em Foco; 33-44Revista Linguagem em Foco; v. 5 n. 1 (2013): Linguagem em Foco; 33-442674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1823/1565Copyright (c) 2019 Débora L. Arruda Hissahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHissa, Débora L. Arruda2021-03-23T17:44:48Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1823Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:48Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
title O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
spellingShingle O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
Hissa, Débora L. Arruda
Gênero textuais
Retextualização
Ensino a distância
title_short O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
title_full O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
title_fullStr O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
title_full_unstemmed O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
title_sort O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
author Hissa, Débora L. Arruda
author_facet Hissa, Débora L. Arruda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hissa, Débora L. Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textuais
Retextualização
Ensino a distância
topic Gênero textuais
Retextualização
Ensino a distância
description Neste artigo, propomos uma discussão sobre a escrita de materiais didáticos destinados à Educação a Distância, cuja retextualização seja a base de todo o processo de produção e elaboração de texto nos ambientes virtuais de aprendizagem. No contexto da Educação a Distância, os professores são os produtores de suas webaulas, portanto têm de ser capazes de escrever webaulas adequadas considerando os aspectos linguísticos e multimodais típicos do novo suporte e da nova situação de interação. Este processo de escrita se trata de uma atividade de retextualização (aula falada para aula escrita), a qual envolve operações complexas de linguagem e que descrevemos neste trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1823
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1823/1565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Débora L. Arruda Hissa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Débora L. Arruda Hissa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 5 No. 1 (2013): Linguagem em Foco; 33-44
Revista Linguagem em Foco; v. 5 n. 1 (2013): Linguagem em Foco; 33-44
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887561338880