O professor e a pesquisa: as experiências com a escrita na universidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19653 |
Resumo: | Fundamentado numa concepção etnográfico-discursiva (CORRÊA, 2011; 2013), em estudos de letramentos (STREET, 2004; 2010; 2014; GEE,1994) e do discurso (BAKHTIN, 1993, 2003), o trabalho se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada. Apresenta como objetivo geral a reflexão sobre os modos de apropriação do gênero acadêmico “projeto de monografia”, no contexto de uma faculdade de formação de professores, considerando a perspectiva discursiva bakhtiniana, especialmente, a tensão entre as palavras de autoridade e a internamente persuasiva, discutindo a concepção de normativadade da língua. A escrita acadêmica é concebida como prática social e experiência subjetiva com a língua(gem) e está sujeita a fatores diversos que integram e modelam o(s) chamado(s) letramento(s) acadêmico(s). Através da análise de pequenos excertos de texto do gênero em pauta, procurou-se construir entendimentos acerca da complexidade da escrita acadêmica em um evento específico, colocando em cena os participantes: aluno, professor-pesquisador, pesquisador-professor. A análise procurou mostrar como os alunos elaboram sua escrita capturando as normas do contexto e dos gêneros acadêmicos. |
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O professor e a pesquisa: as experiências com a escrita na universidadeLetramentosEscrita acadêmicaGêneros acadêmicosEnsinoFundamentado numa concepção etnográfico-discursiva (CORRÊA, 2011; 2013), em estudos de letramentos (STREET, 2004; 2010; 2014; GEE,1994) e do discurso (BAKHTIN, 1993, 2003), o trabalho se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada. Apresenta como objetivo geral a reflexão sobre os modos de apropriação do gênero acadêmico “projeto de monografia”, no contexto de uma faculdade de formação de professores, considerando a perspectiva discursiva bakhtiniana, especialmente, a tensão entre as palavras de autoridade e a internamente persuasiva, discutindo a concepção de normativadade da língua. A escrita acadêmica é concebida como prática social e experiência subjetiva com a língua(gem) e está sujeita a fatores diversos que integram e modelam o(s) chamado(s) letramento(s) acadêmico(s). Através da análise de pequenos excertos de texto do gênero em pauta, procurou-se construir entendimentos acerca da complexidade da escrita acadêmica em um evento específico, colocando em cena os participantes: aluno, professor-pesquisador, pesquisador-professor. A análise procurou mostrar como os alunos elaboram sua escrita capturando as normas do contexto e dos gêneros acadêmicos.PUC Minas2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/1965310.5752/P.2358-3428.2019v23n48p41-52Scripta; Vol 23 No 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 41-52Scripta; v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 41-522358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19653/15879https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Victoria Wilson da Costa2021-02-03T05:07:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19653Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-02-03T05:07:27Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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