Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovo, Ana Paula Martins Corrêa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379
Resumo: Em meio aos desafios de traçar um percurso metodológico que contemple a língua como atividade dialógica gestada no desenrolar de práticas discursivas, apresenta-se o processo de roteirização desenvolvido na disciplina Leitura e Produção Textual numa universidade pública de Minas Gerais. Comungando da perspectiva de que o letramento é processo contínuo de participação em diferenciadas práticas sociais e históricas de leitura e escrita que gera efeitos e consequências para o sujeito, em termos de relações de poder e de possibilidades de inserção social, acredito que há duas dimensões para o desafio da didática da escrita no ensino superior: a formação para a escrita e a formação pela escrita. Dessa maneira, o percurso aqui descrito é parte do planejamento, desenvolvimento e utilização sistemática de métodos e atividades de ensino para projetos educacionais frequentemente apoiados por tecnologias. Destacam-se algumas iniciativas consideradas relevantes para a vivência do aprendizado na disciplina em questão: atividades de escritas de si, produção de minioficinas e valorização do espaço virtual/digital. O desafio que se coloca é o de receber esses sujeitos no seio da universidade e, valorizando o seu saber, construir pontes com outros saberes, desenvolvendo as possibilidades de real inserção desses indivíduos pelo desenvolvimento de suas potencialidades comunicativas e discursivas.
id VERACRUZ-0_00f77dce5a5a2f352f23cc0c18d66ac1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20379
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experienceEscrita acadêmicaLetramentoEscrita na universidade.Em meio aos desafios de traçar um percurso metodológico que contemple a língua como atividade dialógica gestada no desenrolar de práticas discursivas, apresenta-se o processo de roteirização desenvolvido na disciplina Leitura e Produção Textual numa universidade pública de Minas Gerais. Comungando da perspectiva de que o letramento é processo contínuo de participação em diferenciadas práticas sociais e históricas de leitura e escrita que gera efeitos e consequências para o sujeito, em termos de relações de poder e de possibilidades de inserção social, acredito que há duas dimensões para o desafio da didática da escrita no ensino superior: a formação para a escrita e a formação pela escrita. Dessa maneira, o percurso aqui descrito é parte do planejamento, desenvolvimento e utilização sistemática de métodos e atividades de ensino para projetos educacionais frequentemente apoiados por tecnologias. Destacam-se algumas iniciativas consideradas relevantes para a vivência do aprendizado na disciplina em questão: atividades de escritas de si, produção de minioficinas e valorização do espaço virtual/digital. O desafio que se coloca é o de receber esses sujeitos no seio da universidade e, valorizando o seu saber, construir pontes com outros saberes, desenvolvendo as possibilidades de real inserção desses indivíduos pelo desenvolvimento de suas potencialidades comunicativas e discursivas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2037910.34117/bjdv6n11-518Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91360-91367Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91360-91367Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91360-913672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379/16300Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBovo, Ana Paula Martins Corrêa2020-12-16T11:08:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20379Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:27.425489Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
title Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
spellingShingle Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
Bovo, Ana Paula Martins Corrêa
Escrita acadêmica
Letramento
Escrita na universidade.
title_short Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
title_full Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
title_fullStr Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
title_full_unstemmed Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
title_sort Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
author Bovo, Ana Paula Martins Corrêa
author_facet Bovo, Ana Paula Martins Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovo, Ana Paula Martins Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica
Letramento
Escrita na universidade.
topic Escrita acadêmica
Letramento
Escrita na universidade.
description Em meio aos desafios de traçar um percurso metodológico que contemple a língua como atividade dialógica gestada no desenrolar de práticas discursivas, apresenta-se o processo de roteirização desenvolvido na disciplina Leitura e Produção Textual numa universidade pública de Minas Gerais. Comungando da perspectiva de que o letramento é processo contínuo de participação em diferenciadas práticas sociais e históricas de leitura e escrita que gera efeitos e consequências para o sujeito, em termos de relações de poder e de possibilidades de inserção social, acredito que há duas dimensões para o desafio da didática da escrita no ensino superior: a formação para a escrita e a formação pela escrita. Dessa maneira, o percurso aqui descrito é parte do planejamento, desenvolvimento e utilização sistemática de métodos e atividades de ensino para projetos educacionais frequentemente apoiados por tecnologias. Destacam-se algumas iniciativas consideradas relevantes para a vivência do aprendizado na disciplina em questão: atividades de escritas de si, produção de minioficinas e valorização do espaço virtual/digital. O desafio que se coloca é o de receber esses sujeitos no seio da universidade e, valorizando o seu saber, construir pontes com outros saberes, desenvolvendo as possibilidades de real inserção desses indivíduos pelo desenvolvimento de suas potencialidades comunicativas e discursivas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379
10.34117/bjdv6n11-518
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379/16300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91360-91367
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91360-91367
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91360-91367
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645493563031552