Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisa Ribeiro, Ana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: F. Guimarães, Izabella, E. Costa da Silva, Suelen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4243
Resumo: Um dos prováveis efeitos do Parecer CNE/CES 1.362 nas instituições que oferecem cursos de engenharia no Brasil foi a inclusão de disciplinas de redação ou de língua materna nas matrizes curriculares de cursos novos ou na reforma de cursos antigos. O referido documento focaliza, abertamente, as “competências comunicacionais” que um engenheiro deveria desenvolver, mencionando habilidades de comunicar-se “eficientemente, nas formas oral, escrita e gráfica”. Este trabalho é resultado de uma investigação sobre o ensino de português na engenharia, em uma instituição pública federal de Minas Gerais, reconhecida principalmente pela excelência na formação de engenheiros e técnicos. Fundamentaram a pesquisa as concepções de letramento, letramento acadêmico e ensino de língua materna para fins específicos, especialmente em autores como Soares (2004), Schalkwyk (2008) e Cintra e Passarelli (2008). A instituição pesquisada oferece cursos de redação e/ou português em todas as graduações em engenharia, seja como disciplinas obrigatórias ou optativas. Visando a abordar concepções e expectativas do público-alvo dessas disciplinas sobre as aulas de língua materna para fins específicos, empregou-se a técnica do grupo focal com alunos de engenharia e a entrevista, com coordenadores de cursos. As gravações dessas coletas de dados geraram transcrições, que permitiram nossa discussão aqui apresentada. Os resultados levam à conclusão de que as expectativas de alunos e coordenadores giram em torno de uma concepção pouco ligada ao letramento acadêmico e mais voltada ao exercício de “fórmulas” e “modelos” de gêneros textuais que circulam, principalmente, no domínio profissional. Essas expectativas estão pouco alinhadas até mesmo ao documento oficial que orienta a composição desses bacharelados. Além de discutir essas concepções, refletimos aqui sobre a existência de disciplinas de redação/português na matriz curricular de engenharia e a necessidade de que elas sejam oferecidas com base em concepções ligadas ao letramento e às práticas sociais e profissionais da escrita.
id PUC_MINS-6_9db70346ad614da96d507e03e048f254
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4243
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas GeraisEnsino de Português. Competências comunicacionais. Letramento. Letramento acadêmico. Português para fins específicos.Um dos prováveis efeitos do Parecer CNE/CES 1.362 nas instituições que oferecem cursos de engenharia no Brasil foi a inclusão de disciplinas de redação ou de língua materna nas matrizes curriculares de cursos novos ou na reforma de cursos antigos. O referido documento focaliza, abertamente, as “competências comunicacionais” que um engenheiro deveria desenvolver, mencionando habilidades de comunicar-se “eficientemente, nas formas oral, escrita e gráfica”. Este trabalho é resultado de uma investigação sobre o ensino de português na engenharia, em uma instituição pública federal de Minas Gerais, reconhecida principalmente pela excelência na formação de engenheiros e técnicos. Fundamentaram a pesquisa as concepções de letramento, letramento acadêmico e ensino de língua materna para fins específicos, especialmente em autores como Soares (2004), Schalkwyk (2008) e Cintra e Passarelli (2008). A instituição pesquisada oferece cursos de redação e/ou português em todas as graduações em engenharia, seja como disciplinas obrigatórias ou optativas. Visando a abordar concepções e expectativas do público-alvo dessas disciplinas sobre as aulas de língua materna para fins específicos, empregou-se a técnica do grupo focal com alunos de engenharia e a entrevista, com coordenadores de cursos. As gravações dessas coletas de dados geraram transcrições, que permitiram nossa discussão aqui apresentada. Os resultados levam à conclusão de que as expectativas de alunos e coordenadores giram em torno de uma concepção pouco ligada ao letramento acadêmico e mais voltada ao exercício de “fórmulas” e “modelos” de gêneros textuais que circulam, principalmente, no domínio profissional. Essas expectativas estão pouco alinhadas até mesmo ao documento oficial que orienta a composição desses bacharelados. Além de discutir essas concepções, refletimos aqui sobre a existência de disciplinas de redação/português na matriz curricular de engenharia e a necessidade de que elas sejam oferecidas com base em concepções ligadas ao letramento e às práticas sociais e profissionais da escrita.PUC Minas2012-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4243Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 117-136Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 117-1362358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4243/4396Elisa Ribeiro, AnaF. Guimarães, IzabellaE. Costa da Silva, Sueleninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4243Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:51:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
title Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
spellingShingle Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
Elisa Ribeiro, Ana
Ensino de Português. Competências comunicacionais. Letramento. Letramento acadêmico. Português para fins específicos.
title_short Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
title_full Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
title_fullStr Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
title_full_unstemmed Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
title_sort Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais
author Elisa Ribeiro, Ana
author_facet Elisa Ribeiro, Ana
F. Guimarães, Izabella
E. Costa da Silva, Suelen
author_role author
author2 F. Guimarães, Izabella
E. Costa da Silva, Suelen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elisa Ribeiro, Ana
F. Guimarães, Izabella
E. Costa da Silva, Suelen
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Português. Competências comunicacionais. Letramento. Letramento acadêmico. Português para fins específicos.
topic Ensino de Português. Competências comunicacionais. Letramento. Letramento acadêmico. Português para fins específicos.
description Um dos prováveis efeitos do Parecer CNE/CES 1.362 nas instituições que oferecem cursos de engenharia no Brasil foi a inclusão de disciplinas de redação ou de língua materna nas matrizes curriculares de cursos novos ou na reforma de cursos antigos. O referido documento focaliza, abertamente, as “competências comunicacionais” que um engenheiro deveria desenvolver, mencionando habilidades de comunicar-se “eficientemente, nas formas oral, escrita e gráfica”. Este trabalho é resultado de uma investigação sobre o ensino de português na engenharia, em uma instituição pública federal de Minas Gerais, reconhecida principalmente pela excelência na formação de engenheiros e técnicos. Fundamentaram a pesquisa as concepções de letramento, letramento acadêmico e ensino de língua materna para fins específicos, especialmente em autores como Soares (2004), Schalkwyk (2008) e Cintra e Passarelli (2008). A instituição pesquisada oferece cursos de redação e/ou português em todas as graduações em engenharia, seja como disciplinas obrigatórias ou optativas. Visando a abordar concepções e expectativas do público-alvo dessas disciplinas sobre as aulas de língua materna para fins específicos, empregou-se a técnica do grupo focal com alunos de engenharia e a entrevista, com coordenadores de cursos. As gravações dessas coletas de dados geraram transcrições, que permitiram nossa discussão aqui apresentada. Os resultados levam à conclusão de que as expectativas de alunos e coordenadores giram em torno de uma concepção pouco ligada ao letramento acadêmico e mais voltada ao exercício de “fórmulas” e “modelos” de gêneros textuais que circulam, principalmente, no domínio profissional. Essas expectativas estão pouco alinhadas até mesmo ao documento oficial que orienta a composição desses bacharelados. Além de discutir essas concepções, refletimos aqui sobre a existência de disciplinas de redação/português na matriz curricular de engenharia e a necessidade de que elas sejam oferecidas com base em concepções ligadas ao letramento e às práticas sociais e profissionais da escrita.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4243
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4243/4396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 117-136
Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 117-136
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526952919040