O intervalo Escola-Universidade: mais do que uma questão genérica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perna, Cristina Becker Lopes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rollsing, Lucas Zambrano, Ferreira, Rafael Padilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
DOI: 10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p148
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p148
Resumo: O presente artigo almeja trazer à agenda das discussões sobre letramento na universidade a lacuna existente entre o ensino e a aprendizagem de gêneros escolares e de gêneros acadêmicos. Nossa inquietação é fruto de uma preocupação com os alunos ingressantes em instituições de ensino superior que não tiveram uma experiência escolar com vistas a uma prática social de letramento acadêmico. A partir do tema proposto, refletimos sobre como a teoria dos gêneros discursivos, bem como sua aplicabilidade, auxilia no desenvolvimento do letramento acadêmico desses alunos universitários. A proficiência, ou inserção, na esfera discursiva acadêmica está muito relacionada com a competência genérica que o aluno deve possuir para assegurar sua comunicação de forma a alcançar seu status de sujeito discursivo e transformador. Portanto, defendemos que, aliada à análise de gêneros discursivos acadêmicos, a metodologia de ensino de Português para Fins Acadêmicos, aos moldes da consagrada área de Inglês para Fins Acadêmicos (English for Academic Purposes), pode, em muito, contribuir para se criar uma tradição de letramento acadêmico que propicie ao estudante uma experiência mais significativa não somente na sua esfera acadêmica, mas também no domínio discursivo do qual ele venha a participar, uma vez egresso da universidade e apto para atuar na sua profissão.
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