O intervalo Escola-Universidade: mais do que uma questão genérica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
DOI: | 10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p148 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p148 |
Resumo: | O presente artigo almeja trazer à agenda das discussões sobre letramento na universidade a lacuna existente entre o ensino e a aprendizagem de gêneros escolares e de gêneros acadêmicos. Nossa inquietação é fruto de uma preocupação com os alunos ingressantes em instituições de ensino superior que não tiveram uma experiência escolar com vistas a uma prática social de letramento acadêmico. A partir do tema proposto, refletimos sobre como a teoria dos gêneros discursivos, bem como sua aplicabilidade, auxilia no desenvolvimento do letramento acadêmico desses alunos universitários. A proficiência, ou inserção, na esfera discursiva acadêmica está muito relacionada com a competência genérica que o aluno deve possuir para assegurar sua comunicação de forma a alcançar seu status de sujeito discursivo e transformador. Portanto, defendemos que, aliada à análise de gêneros discursivos acadêmicos, a metodologia de ensino de Português para Fins Acadêmicos, aos moldes da consagrada área de Inglês para Fins Acadêmicos (English for Academic Purposes), pode, em muito, contribuir para se criar uma tradição de letramento acadêmico que propicie ao estudante uma experiência mais significativa não somente na sua esfera acadêmica, mas também no domínio discursivo do qual ele venha a participar, uma vez egresso da universidade e apto para atuar na sua profissão. |
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O intervalo Escola-Universidade: mais do que uma questão genéricaPortuguês para fins acadêmicosGêneros acadêmicosLetramento acadêmicoO presente artigo almeja trazer à agenda das discussões sobre letramento na universidade a lacuna existente entre o ensino e a aprendizagem de gêneros escolares e de gêneros acadêmicos. Nossa inquietação é fruto de uma preocupação com os alunos ingressantes em instituições de ensino superior que não tiveram uma experiência escolar com vistas a uma prática social de letramento acadêmico. A partir do tema proposto, refletimos sobre como a teoria dos gêneros discursivos, bem como sua aplicabilidade, auxilia no desenvolvimento do letramento acadêmico desses alunos universitários. A proficiência, ou inserção, na esfera discursiva acadêmica está muito relacionada com a competência genérica que o aluno deve possuir para assegurar sua comunicação de forma a alcançar seu status de sujeito discursivo e transformador. Portanto, defendemos que, aliada à análise de gêneros discursivos acadêmicos, a metodologia de ensino de Português para Fins Acadêmicos, aos moldes da consagrada área de Inglês para Fins Acadêmicos (English for Academic Purposes), pode, em muito, contribuir para se criar uma tradição de letramento acadêmico que propicie ao estudante uma experiência mais significativa não somente na sua esfera acadêmica, mas também no domínio discursivo do qual ele venha a participar, uma vez egresso da universidade e apto para atuar na sua profissão.PUC Minas2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p14810.5752/P.2358-3428.2017v21n43p148Scripta; Vol 21 No 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 148-164Scripta; V. 21 N. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 148-164Scripta; v. 21 n. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 148-1642358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p148/12874https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerna, Cristina Becker LopesRollsing, Lucas ZambranoFerreira, Rafael Padilha2019-11-28T21:43:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14804Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oaiscripta.pucminas@gmail.com||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T21:43:51Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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