Famílias brasileiras na diáspora: fotografias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/25805 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma fotografia a partir de dados de 28 famílias de brasileiros(as) expatriados(as) que possuem filhos. Com base em Cummins (1983) e Mendes (2015), apresentamos os conceitos de Língua de Herança e de Português como Língua de Herança, respectivamente. Através de um formulário elaborado na plataforma Google Forms, obtivemos informações pessoais e linguísticas a respeito da constituição e interação dos membros de famílias diaspóricas formadas por pelo menos um adulto brasileiro. Investigamos as línguas utilizadas por essas famílias para compreender se o Português como Língua de Herança está se estabelecendo nesses lares. Analisamos também quais os esforços empreendidos pelo pai ou mãe brasileiro(a) para que aconteça a aprendizagem do português pelos filhos que estão crescendo e/ou nascendo no exterior. Concluímos que em famílias compostas por ambos os pais de mesma nacionalidade as condições são mais favoráveis à manutenção e ao uso da Língua Materna dos pais e de Herança dos filhos. |
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Famílias brasileiras na diáspora: fotografias Brazilian families in the diaspora: photographsLíngua de herançaDiáspora brasileirapolíticas linguísticas familiaresEste artigo tem como objetivo apresentar uma fotografia a partir de dados de 28 famílias de brasileiros(as) expatriados(as) que possuem filhos. Com base em Cummins (1983) e Mendes (2015), apresentamos os conceitos de Língua de Herança e de Português como Língua de Herança, respectivamente. Através de um formulário elaborado na plataforma Google Forms, obtivemos informações pessoais e linguísticas a respeito da constituição e interação dos membros de famílias diaspóricas formadas por pelo menos um adulto brasileiro. Investigamos as línguas utilizadas por essas famílias para compreender se o Português como Língua de Herança está se estabelecendo nesses lares. Analisamos também quais os esforços empreendidos pelo pai ou mãe brasileiro(a) para que aconteça a aprendizagem do português pelos filhos que estão crescendo e/ou nascendo no exterior. Concluímos que em famílias compostas por ambos os pais de mesma nacionalidade as condições são mais favoráveis à manutenção e ao uso da Língua Materna dos pais e de Herança dos filhos.This article aims to present an overview based on data from twenty-eight families of expatriate Brazilians who have children. Based on Cummins (1983) and Mendes (2015), we introduce the concepts of Heritage Language and Portuguese as Heritage Language, respectively. Through a form created on the Google Forms platform, we obtained personal and linguistic information regarding the constitution and interaction of diasporic families formed by at least one Brazilian adult. We investigated the languages used by these families to understand whether Portuguese as a Heritage Language is establishing itself in these contexts. We also analyze the efforts made by the Brazilian father or mother to have their children, who are growing up/or being born abroad, learn Portuguese. We conclude that conditions are more favorable to the maintenance and use of the mother tongue of parents and the heritage language of the children in families composed of both parents of the same nationality.PUC Minas2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2580510.5752/P.2358-3428.2021v25n53p120-144Scripta; Vol 25 No 53 (2021): O Ensino de Português Língua não materna: epistemologia e metodologia; 120-144Scripta; v. 25 n. 53 (2021): O Ensino de Português Língua não materna: epistemologia e metodologia; 120-1442358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/25805/18326Copyright (c) 2021 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeiss, Denise BarrosCandian, Maíra2022-02-17T06:28:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25805Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-02-17T06:28:44Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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