E quando o aluno não fala a língua do professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Kelin Regina Bergamini do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Laperuta-Martins, Maridelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30462
Resumo: Foz do Iguaçu, cidade brasileira situada na Tríplice Fronteira com Paraguai e Argentina, recebe alunos de várias nacionalidades, línguas e culturas. A multiplicidade linguístico-cultural, celebrada na sociedade pela ótica da diversidade, na escola apresenta-se conflituosa, principalmente quando se trata de alunos migrantes ou descendentes que não falam português. Assim, a questão de pesquisa que emergiu desse contexto foi: “Como se dá o atendimento educacional ofertado aos alunos que não possuem proficiência na língua portuguesa nas escolas municipais de Foz do Iguaçu?”. Delimitou-se o objeto de pesquisa por meio do objetivo: “Pesquisar e descrever o atendimento educacional fornecido a uma aluna migrante de língua árabe na rede pública de ensino de Foz do Iguaçu”. Partindo de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, o estudo de caso proposto analisou os dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais que atuam em uma escola iguaçuense e de registros de observações participantes efetivadas em diário de campo. Os resultados obtidos demonstraram que as políticas de ensino para lidar com o multilinguismo ainda são incipientes no município de Foz do Iguaçu e a gestão de línguas nas escolas fica sob a responsabilidade isolada de cada professor, sem uma política institucional ou conjunta.      
id PUC_MINS-6_ca1cd3c3f40305ae981dda7d23727966
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30462
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling E quando o aluno não fala a língua do professor?And what happens when the student does not speak the teacher’s language?multilingualismlanguage management in schoolswelcoming of languagesteaching policiesMultilinguísmogestão de línguas na escolaacolhimento em línguaspolíticas de ensinoFoz do Iguaçu, cidade brasileira situada na Tríplice Fronteira com Paraguai e Argentina, recebe alunos de várias nacionalidades, línguas e culturas. A multiplicidade linguístico-cultural, celebrada na sociedade pela ótica da diversidade, na escola apresenta-se conflituosa, principalmente quando se trata de alunos migrantes ou descendentes que não falam português. Assim, a questão de pesquisa que emergiu desse contexto foi: “Como se dá o atendimento educacional ofertado aos alunos que não possuem proficiência na língua portuguesa nas escolas municipais de Foz do Iguaçu?”. Delimitou-se o objeto de pesquisa por meio do objetivo: “Pesquisar e descrever o atendimento educacional fornecido a uma aluna migrante de língua árabe na rede pública de ensino de Foz do Iguaçu”. Partindo de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, o estudo de caso proposto analisou os dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais que atuam em uma escola iguaçuense e de registros de observações participantes efetivadas em diário de campo. Os resultados obtidos demonstraram que as políticas de ensino para lidar com o multilinguismo ainda são incipientes no município de Foz do Iguaçu e a gestão de línguas nas escolas fica sob a responsabilidade isolada de cada professor, sem uma política institucional ou conjunta.      Foz do Iguaçu, a Brazilian city located at the Triple Frontier with Paraguay and Argentina, receives students from various nationalities, languages, and cultures. The linguistic and cultural diversity, celebrated in society through the lens of diversity, presents conflicts in schools, especially when it comes to migrant or descendant students who do not speak Portuguese. Therefore, the research question that emerged from this context was: “How is the educational support offered to students who do not have Portuguese language proficiency in the municipal schools of Foz do Iguaçu?” The research objective was delimited by: “To investigate and describe the educational support offered to Arabic-speaking students in the public education system in Foz do Iguaçu”. Using a qualitative and exploratory-descriptive research design, the proposed case study analyzed data generated through semi- structured interviews with professionals who work in a Foz do Iguaçu school, as well as participant observations recorded in a field diary. The results obtained demonstrated that teaching policies for dealing with multilingualism are still incipient in the municipality of Foz do Iguaçu, and language management in schools is left to the isolated responsibility of each teacher, without an institutional or joint policy.              PUC Minas2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/3046210.5752/P.2358-3428.2023v27n60p312-347Scripta; Vol 27 No 60 (2023): Ensino de línguas em contextos multilíngues ; 312-347Scripta; V. 27 N. 60 (2023): Ensino de línguas em contextos multilíngues ; 312-347Scripta; v. 27 n. 60 (2023): Ensino de línguas em contextos multilíngues ; 312-3472358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30462/21891Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Kelin Regina Bergamini doLaperuta-Martins, Maridelma2024-03-07T12:35:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30462Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2024-03-07T12:35:13Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv E quando o aluno não fala a língua do professor?
And what happens when the student does not speak the teacher’s language?
title E quando o aluno não fala a língua do professor?
spellingShingle E quando o aluno não fala a língua do professor?
Nascimento, Kelin Regina Bergamini do
multilingualism
language management in schools
welcoming of languages
teaching policies
Multilinguísmo
gestão de línguas na escola
acolhimento em línguas
políticas de ensino
title_short E quando o aluno não fala a língua do professor?
title_full E quando o aluno não fala a língua do professor?
title_fullStr E quando o aluno não fala a língua do professor?
title_full_unstemmed E quando o aluno não fala a língua do professor?
title_sort E quando o aluno não fala a língua do professor?
author Nascimento, Kelin Regina Bergamini do
author_facet Nascimento, Kelin Regina Bergamini do
Laperuta-Martins, Maridelma
author_role author
author2 Laperuta-Martins, Maridelma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Kelin Regina Bergamini do
Laperuta-Martins, Maridelma
dc.subject.por.fl_str_mv multilingualism
language management in schools
welcoming of languages
teaching policies
Multilinguísmo
gestão de línguas na escola
acolhimento em línguas
políticas de ensino
topic multilingualism
language management in schools
welcoming of languages
teaching policies
Multilinguísmo
gestão de línguas na escola
acolhimento em línguas
políticas de ensino
description Foz do Iguaçu, cidade brasileira situada na Tríplice Fronteira com Paraguai e Argentina, recebe alunos de várias nacionalidades, línguas e culturas. A multiplicidade linguístico-cultural, celebrada na sociedade pela ótica da diversidade, na escola apresenta-se conflituosa, principalmente quando se trata de alunos migrantes ou descendentes que não falam português. Assim, a questão de pesquisa que emergiu desse contexto foi: “Como se dá o atendimento educacional ofertado aos alunos que não possuem proficiência na língua portuguesa nas escolas municipais de Foz do Iguaçu?”. Delimitou-se o objeto de pesquisa por meio do objetivo: “Pesquisar e descrever o atendimento educacional fornecido a uma aluna migrante de língua árabe na rede pública de ensino de Foz do Iguaçu”. Partindo de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, o estudo de caso proposto analisou os dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais que atuam em uma escola iguaçuense e de registros de observações participantes efetivadas em diário de campo. Os resultados obtidos demonstraram que as políticas de ensino para lidar com o multilinguismo ainda são incipientes no município de Foz do Iguaçu e a gestão de línguas nas escolas fica sob a responsabilidade isolada de cada professor, sem uma política institucional ou conjunta.      
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30462
10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p312-347
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30462
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p312-347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30462/21891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 27 No 60 (2023): Ensino de línguas em contextos multilíngues ; 312-347
Scripta; V. 27 N. 60 (2023): Ensino de línguas em contextos multilíngues ; 312-347
Scripta; v. 27 n. 60 (2023): Ensino de línguas em contextos multilíngues ; 312-347
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526888955904