A conscientização linguística e a didática do multilinguismo em contextos de contato português-Hunsrückisch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pupp Spinassé, Karen
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Käfer, Maria Lidiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179073
Resumo: O Hunsrückisch é uma das línguas de imigração de maior abrangência no Brasil, já tendo sido co-oficializada em dois municípios brasileiros (Antônio Carlos, em Santa Catarina, e Santa Maria do Herval, no Rio Grande do Sul). De forma geral, portanto, algumas ações no âmbito das políticas linguísticas e dos direitos linguísticos vêm sendo tomadas, a fim de que a diversidade linguística e cultural das regiões de contato com o Hunsrückisch seja respeitada. Dentre essas ações estão alguns projetos de pesquisa que se ocupam de investigar tanto as práticas de linguagem quanto as atitudes linguísticas presentes nas regiões, buscando colaborar na manutenção da língua e da identidade deixadas de herança pelos antepassados. Nesse sentido, o presente artigo traz alguns resultados de uma pesquisa-ação realizada em duas escolas de diferentes comunidades de fala de Hunsrückisch, que teve como objetivo utilizar a conscientização linguística para despertar a sensibilidade e o respeito a diferentes variedades. O objetivo da pesquisa foi apontar caminhos que contribuam para o desenvolvimento de atitudes positivas do aprendiz diante da diversidade linguística em que se encontra (incluindo, neste caso, as línguas minoritárias), pensando os fundamentos para uma Didática do Multilinguismo que se permita partir das línguas e culturas locais para alcançar o aprendizado de outras línguas que venham a despertar o interesse.
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spelling Pupp Spinassé, KarenKäfer, Maria Lidiani2018-06-02T03:14:56Z20171413-9073http://hdl.handle.net/10183/179073001067321O Hunsrückisch é uma das línguas de imigração de maior abrangência no Brasil, já tendo sido co-oficializada em dois municípios brasileiros (Antônio Carlos, em Santa Catarina, e Santa Maria do Herval, no Rio Grande do Sul). De forma geral, portanto, algumas ações no âmbito das políticas linguísticas e dos direitos linguísticos vêm sendo tomadas, a fim de que a diversidade linguística e cultural das regiões de contato com o Hunsrückisch seja respeitada. Dentre essas ações estão alguns projetos de pesquisa que se ocupam de investigar tanto as práticas de linguagem quanto as atitudes linguísticas presentes nas regiões, buscando colaborar na manutenção da língua e da identidade deixadas de herança pelos antepassados. Nesse sentido, o presente artigo traz alguns resultados de uma pesquisa-ação realizada em duas escolas de diferentes comunidades de fala de Hunsrückisch, que teve como objetivo utilizar a conscientização linguística para despertar a sensibilidade e o respeito a diferentes variedades. O objetivo da pesquisa foi apontar caminhos que contribuam para o desenvolvimento de atitudes positivas do aprendiz diante da diversidade linguística em que se encontra (incluindo, neste caso, as línguas minoritárias), pensando os fundamentos para uma Didática do Multilinguismo que se permita partir das línguas e culturas locais para alcançar o aprendizado de outras línguas que venham a despertar o interesse.Hunsrückisch is one of the most widely spoken immigration languages in Brazil, having already become official in two Brazilian cities (Antônio Carlos, in Santa Catarina, and Santa Maria do Herval, in Rio Grande do Sul). In general, therefore, some actions in the field of linguistic policies and linguistic rights have been taken, in order to promote the respect towards the linguistic and cultural diversity of the contact regions Hunsrückisch-Portuguese. Among these actions are some research projects that investigate both the language practices and the attitudes present in these regions, seeking to collaborate in maintaining the language and the identity that were inherited from the immigrants. Thus, the present article brings some results of a research carried out in two schools of different Hunsrückisch speaking communities, whose purpose was to use linguistic awareness to arouse sensibility and respect to different varieties. The aim of this work was to identify ways that contribute to the development of positive attitudes towards the linguistic diversity (including, in this case, minority languages), thinking the foundations for a didactics of multilingualism, that use local languages and culture in order to rich other languages of interest.application/pdfporGragoatá. Niterói, RJ. Vol. 22, n. 42 (jan./abr. 2017), p. 393-415Língua hunsrückischLíngua portuguesaPolítica lingüísticaMultilinguismoLanguage awarenessHunsrückischLanguage policyDidactics of multilingualismLanguage attitudesA conscientização linguística e a didática do multilinguismo em contextos de contato português-HunsrückischLanguage awareness and didactics of multilingualism in Portuguese-Hunsrückisch contact contexts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067321.pdf001067321.pdfTexto completoapplication/pdf373398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179073/1/001067321.pdf2a42ecd0266bdea7449df7635750c276MD51TEXT001067321.pdf.txt001067321.pdf.txtExtracted Texttext/plain51857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179073/2/001067321.pdf.txt3c9aefb109aca39f8b4dbc47dcae268aMD5210183/1790732022-11-05 04:51:19.406883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179073Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:51:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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