Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois Oliveira, Hermano Aroldo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lino de Araújo, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p277
Resumo: Este trabalho objetiva descrever a representação de escrita acadêmica em cursos de licenciaturas em Letras à luz do fenômeno das representações sociais desenvolvido por Moscovici (2013) e colaboradores (JOVCHELOVITCH; GUARESCHI, 1994). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa experiencial (MICCOLI, 2014) e da pesquisa exploratória (GIL, 1994). Em se tratando da coleta de dados, foi aplicado 1 (um) questionário e realizadas 3 (três) sessões reflexivas com grupos de graduandos de Cursos de Letras de 3 (três) instituições de nível superior localizadas no estado da Paraíba, Brasil. O corpus é constituído por um conjunto de depoimentos. Os resultados indicam que os saberes revelados por graduandos servem de fomento para a formulação da representação social de escrita acadêmica como objeto de ensino, apresentado pelos cursos e objeto de inserção nas práticas letradas requisitadas no ensino superior.
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