Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p277 |
Resumo: | Este trabalho objetiva descrever a representação de escrita acadêmica em cursos de licenciaturas em Letras à luz do fenômeno das representações sociais desenvolvido por Moscovici (2013) e colaboradores (JOVCHELOVITCH; GUARESCHI, 1994). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa experiencial (MICCOLI, 2014) e da pesquisa exploratória (GIL, 1994). Em se tratando da coleta de dados, foi aplicado 1 (um) questionário e realizadas 3 (três) sessões reflexivas com grupos de graduandos de Cursos de Letras de 3 (três) instituições de nível superior localizadas no estado da Paraíba, Brasil. O corpus é constituído por um conjunto de depoimentos. Os resultados indicam que os saberes revelados por graduandos servem de fomento para a formulação da representação social de escrita acadêmica como objeto de ensino, apresentado pelos cursos e objeto de inserção nas práticas letradas requisitadas no ensino superior. |
id |
PUC_MINS-6_d2c58a5428360f869b22623ed66519b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14823 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicasEscrita acadêmicaRepresentações sociaisLetrasEnsino superiorEste trabalho objetiva descrever a representação de escrita acadêmica em cursos de licenciaturas em Letras à luz do fenômeno das representações sociais desenvolvido por Moscovici (2013) e colaboradores (JOVCHELOVITCH; GUARESCHI, 1994). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa experiencial (MICCOLI, 2014) e da pesquisa exploratória (GIL, 1994). Em se tratando da coleta de dados, foi aplicado 1 (um) questionário e realizadas 3 (três) sessões reflexivas com grupos de graduandos de Cursos de Letras de 3 (três) instituições de nível superior localizadas no estado da Paraíba, Brasil. O corpus é constituído por um conjunto de depoimentos. Os resultados indicam que os saberes revelados por graduandos servem de fomento para a formulação da representação social de escrita acadêmica como objeto de ensino, apresentado pelos cursos e objeto de inserção nas práticas letradas requisitadas no ensino superior.PUC Minas2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p27710.5752/P.2358-3428.2017v21n43p277Scripta; Vol 21 No 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 277-298Scripta; v. 21 n. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 277-2982358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p277/12880https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGois Oliveira, Hermano AroldoLino de Araújo, Denise2019-11-28T18:43:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14823Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:43:51Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas |
title |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas |
spellingShingle |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas Gois Oliveira, Hermano Aroldo Escrita acadêmica Representações sociais Letras Ensino superior |
title_short |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas |
title_full |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas |
title_fullStr |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas |
title_sort |
Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas |
author |
Gois Oliveira, Hermano Aroldo |
author_facet |
Gois Oliveira, Hermano Aroldo Lino de Araújo, Denise |
author_role |
author |
author2 |
Lino de Araújo, Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gois Oliveira, Hermano Aroldo Lino de Araújo, Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita acadêmica Representações sociais Letras Ensino superior |
topic |
Escrita acadêmica Representações sociais Letras Ensino superior |
description |
Este trabalho objetiva descrever a representação de escrita acadêmica em cursos de licenciaturas em Letras à luz do fenômeno das representações sociais desenvolvido por Moscovici (2013) e colaboradores (JOVCHELOVITCH; GUARESCHI, 1994). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa experiencial (MICCOLI, 2014) e da pesquisa exploratória (GIL, 1994). Em se tratando da coleta de dados, foi aplicado 1 (um) questionário e realizadas 3 (três) sessões reflexivas com grupos de graduandos de Cursos de Letras de 3 (três) instituições de nível superior localizadas no estado da Paraíba, Brasil. O corpus é constituído por um conjunto de depoimentos. Os resultados indicam que os saberes revelados por graduandos servem de fomento para a formulação da representação social de escrita acadêmica como objeto de ensino, apresentado pelos cursos e objeto de inserção nas práticas letradas requisitadas no ensino superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p277 10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p277 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p277 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p277/12880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 21 No 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 277-298 Scripta; v. 21 n. 43 (2017): Escrita no ensino superior: ensino e pesquisa; 277-298 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329530895564800 |