Gêneros textuais da formação docente inicial: o projeto de ensino de língua portuguesa
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4245 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é descrever o processo de apropriação de gêneros textuais por licenciandos em Letras na instância da formação profissional inicial. Mais precisamente, no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino de Português, ofertada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ocasião em que lidam com a tarefa de produzir e avaliar um projeto didático concebido no Curso de Metodologia e implementado por ocasião de seu estágio supervisionado. Trata-se de gêneros textuais da formação docente, a saber: i) anotações escritas em cadernos de notas pelos licenciandos durante o Curso, em grupos de trabalho, sobre a concepção do Projeto Didático; ii) microaulas ministradas pelos grupos de trabalho para os colegas de Curso com base nos projetos didáticos em desenvolvimento, e iii) artigos acadêmicos produzidos pelos licenciandos como síntese do processo e produto final do Curso. Do ponto de vista teórico e metodológico, as questões que apresentamos são iluminadas, por um lado, pela reflexão sobre o conceito de gênero textual desenvolvida no campo dos estudos do texto e do discurso (com base na referência fundadora de BAKHTIN (1929; 1953)) e, por outro, pela reflexão sobre o ensino de língua desenvolvida no campo dos estudos em linguística aplicada e didática de línguas. A hipótese é que a descrição do processo de produção de gêneros textuais constitutivos da formação docente forneçam subsídios capazes de incrementar a reflexão sobre o trabalho do professor de Português para a escola brasileira da contemporaneidade. |
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