Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários

Bibliographic Details
Main Author: Metz, Mônica Cristina
Publication Date: 2022
Other Authors: Capristano, Cristiane Carneiro
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Download full: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496
Summary: Inserido na vertente dos estudos sobre Letramentos Acadêmicos, o objetivo deste artigo é descrever a criação de duas categorias de formas de heterogeneidade mostrada que emergem na produção escrita de universitários, sob um ponto de vista enunciativo-discursivo. O corpus é composto por 27 respostas a uma questão de prova, elaboradas por acadêmicos do 2º ano de um curso de Letras de uma universidade pública do Paraná, Brasil. A fundamentação teórico-metodológica parte das concepções de heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada da perspectiva enunciativa, bem como, dos critérios de descrição das formas de heterogeneidade mostrada propostos pela mesma autora. A criação de duas novas categorias constitui um resultado das análises das características presentes no corpus que parecem recobrir práticas de escrita de estudantes ainda não descritas em termos enunciativos/discursivos. Essas características levaram à criação das categorias denominadas de “cópia não marcada” e “tentativa de paráfrase”. Embora as duas categorias sejam consideradas problemas de escrita pelas normas acadêmicas, elas traduzem práticas de enunciação escrita recorrentes entre estudantes e representam formas de negociação com o discurso do outro que precisam ser descritas em termos enunciativos/discursivos, para além de uma perspectiva de denúncia de um problema. 
id PUC_MINS-7_19e3f11405b272e38e60a62b893ab11a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27496
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitáriosAcademic LiteraciesAcademic writingShown heterogeneityLetramentos acadêmicosEscrita acadêmicaHeterogeneidade mostradaInserido na vertente dos estudos sobre Letramentos Acadêmicos, o objetivo deste artigo é descrever a criação de duas categorias de formas de heterogeneidade mostrada que emergem na produção escrita de universitários, sob um ponto de vista enunciativo-discursivo. O corpus é composto por 27 respostas a uma questão de prova, elaboradas por acadêmicos do 2º ano de um curso de Letras de uma universidade pública do Paraná, Brasil. A fundamentação teórico-metodológica parte das concepções de heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada da perspectiva enunciativa, bem como, dos critérios de descrição das formas de heterogeneidade mostrada propostos pela mesma autora. A criação de duas novas categorias constitui um resultado das análises das características presentes no corpus que parecem recobrir práticas de escrita de estudantes ainda não descritas em termos enunciativos/discursivos. Essas características levaram à criação das categorias denominadas de “cópia não marcada” e “tentativa de paráfrase”. Embora as duas categorias sejam consideradas problemas de escrita pelas normas acadêmicas, elas traduzem práticas de enunciação escrita recorrentes entre estudantes e representam formas de negociação com o discurso do outro que precisam ser descritas em termos enunciativos/discursivos, para além de uma perspectiva de denúncia de um problema. Inserted into the branch of studies on Academic Literacies, the objective of this paper is to describe the creation of two categories of shown heterogeneity which emerge on written production of undergraduate students under an enunciative-discoursive perspective. The corpus is formed by 27 answers to an exam exercise, made by undergraduate students from the 2nd grade of a Language course in a public university of Paraná, Brazil. The theoretical-methodological basis assumes the conception of constitutive and shown heterogeneity from the enunciative perspective as well as the description criteria of the forms of shown heterogeneity proposed by the same author. The creation of two new categories constitutes a result of analysis of characteristics present in the corpus which seem to embrace students’ writing practices not yet described in enunciative/discoursive terms. These characteristics have led to the creation of the categories named “non-marked copy” and “paraphrasing attempt”. Even though both categories are considered writing problems by academic rules, they translate recurrent written enunciation practices among students and also represent forms of negotiation with the discourse of the other, which need to be described in enunciative/discourse terms, apart from a perspective of problem report.Editora PUC Minas2022-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/2749610.5752/P.2358-3231.2021n39p52-77Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 39 (2021): Escrita de pesquisa: epistemologias e práticas; 52-772358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496/19259Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMetz, Mônica CristinaCapristano, Cristiane Carneiro2022-02-08T06:25:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27496Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2022-02-08T06:25:28Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
title Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
spellingShingle Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
Metz, Mônica Cristina
Academic Literacies
Academic writing
Shown heterogeneity
Letramentos acadêmicos
Escrita acadêmica
Heterogeneidade mostrada
title_short Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
title_full Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
title_fullStr Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
title_full_unstemmed Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
title_sort Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
author Metz, Mônica Cristina
author_facet Metz, Mônica Cristina
Capristano, Cristiane Carneiro
author_role author
author2 Capristano, Cristiane Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Metz, Mônica Cristina
Capristano, Cristiane Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Academic Literacies
Academic writing
Shown heterogeneity
Letramentos acadêmicos
Escrita acadêmica
Heterogeneidade mostrada
topic Academic Literacies
Academic writing
Shown heterogeneity
Letramentos acadêmicos
Escrita acadêmica
Heterogeneidade mostrada
description Inserido na vertente dos estudos sobre Letramentos Acadêmicos, o objetivo deste artigo é descrever a criação de duas categorias de formas de heterogeneidade mostrada que emergem na produção escrita de universitários, sob um ponto de vista enunciativo-discursivo. O corpus é composto por 27 respostas a uma questão de prova, elaboradas por acadêmicos do 2º ano de um curso de Letras de uma universidade pública do Paraná, Brasil. A fundamentação teórico-metodológica parte das concepções de heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada da perspectiva enunciativa, bem como, dos critérios de descrição das formas de heterogeneidade mostrada propostos pela mesma autora. A criação de duas novas categorias constitui um resultado das análises das características presentes no corpus que parecem recobrir práticas de escrita de estudantes ainda não descritas em termos enunciativos/discursivos. Essas características levaram à criação das categorias denominadas de “cópia não marcada” e “tentativa de paráfrase”. Embora as duas categorias sejam consideradas problemas de escrita pelas normas acadêmicas, elas traduzem práticas de enunciação escrita recorrentes entre estudantes e representam formas de negociação com o discurso do outro que precisam ser descritas em termos enunciativos/discursivos, para além de uma perspectiva de denúncia de um problema. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496
10.5752/P.2358-3231.2021n39p52-77
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.2021n39p52-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496/19259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 39 (2021): Escrita de pesquisa: epistemologias e práticas; 52-77
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329686722347008