Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Storto, Letícia Jovelina, Mafra, Gabriela Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074
Resumo: Este artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO.
id UFGD-4_aec3a0f18ec777f9cffe1c247181f7af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17074
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua PortuguesaAcademic literaciesacademic-scientific writingwriting of the theoretical fundamentalletramentos acadêmicosescrita acadêmico-científicaescrita da fundamentação teóricaEste artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1707410.30612/raido.v17i44.17074Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 190-2141984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074/9853 Barros, Eliana Merlin Deganutti deStorto, Letícia JovelinaMafra, Gabriela Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T19:04:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17074Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T19:04:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
title Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
spellingShingle Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Academic literacies
academic-scientific writing
writing of the theoretical fundamental
letramentos acadêmicos
escrita acadêmico-científica
escrita da fundamentação teórica
title_short Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
title_full Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
title_fullStr Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
title_sort Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
author Barros, Eliana Merlin Deganutti de
author_facet Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Storto, Letícia Jovelina
Mafra, Gabriela Martins
author_role author
author2 Storto, Letícia Jovelina
Mafra, Gabriela Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Storto, Letícia Jovelina
Mafra, Gabriela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Academic literacies
academic-scientific writing
writing of the theoretical fundamental
letramentos acadêmicos
escrita acadêmico-científica
escrita da fundamentação teórica
topic Academic literacies
academic-scientific writing
writing of the theoretical fundamental
letramentos acadêmicos
escrita acadêmico-científica
escrita da fundamentação teórica
description Este artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artículo revisado por pares
peer-reviewed article
artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074
10.30612/raido.v17i44.17074
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074
identifier_str_mv 10.30612/raido.v17i44.17074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074/9853
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 190-214
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388288299008