DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5378 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), remissivas ao ano de 2017, cujo tema “Desafios para a formação de surdos no Brasil” traduz uma singular relevância para a sociedade. Fundamentado na Análise do Discurso francesa e nos estudos dos gêneros discursivos, este trabalho observa os registros da heterogeneidade mostrada e constitutiva da linguagem em 4 (quatro) excertos de redações que tiraram nota máxima no devido exame e que dão a saber como a heterogeneidade formula um modo de materializar o outro no texto. Nesse processo de construção textual, na medida em que a interdiscursividade constitui o dizer e os seus efeitos de sentido, inscreve-se a relação que o discurso estabelece com seu outro. Assim, o tema alusivo à surdez e às suas vulnerabilidades historicamente silenciadas ganha relevo em condições enunciativas de produção reguladas pela alteridade. |
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DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEMFrom the social invisibility of deafness to its enclosure heterogeneity in the writing of ENEMDa (in)visibilidade social da surdez à sua heterogeneidade enunciativa na redação do ENEMRedação. ENEM. Heterogeneidade Mostrada. Heterogeneidade Constitutiva.Essay. ENEM. Shown Heterogeneity. Constitutive HeterogeneityO presente artigo objetiva analisar redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), remissivas ao ano de 2017, cujo tema “Desafios para a formação de surdos no Brasil” traduz uma singular relevância para a sociedade. Fundamentado na Análise do Discurso francesa e nos estudos dos gêneros discursivos, este trabalho observa os registros da heterogeneidade mostrada e constitutiva da linguagem em 4 (quatro) excertos de redações que tiraram nota máxima no devido exame e que dão a saber como a heterogeneidade formula um modo de materializar o outro no texto. Nesse processo de construção textual, na medida em que a interdiscursividade constitui o dizer e os seus efeitos de sentido, inscreve-se a relação que o discurso estabelece com seu outro. Assim, o tema alusivo à surdez e às suas vulnerabilidades historicamente silenciadas ganha relevo em condições enunciativas de produção reguladas pela alteridade.This article aims to analyze model essays of the do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), referring to the year 2017, whose theme “Challenges for the education of deaf people in Brazil” translates a singular relevance for society. Based on French Discourse Analysis and on studies of discursive genres, this work observes the records of shown and constitutive heterogeneity of language in 4 (four) excerpts from essays that received maximum marks in due examination and that reveal how heterogeneity formulates a way of materializing the other in the text. In this process of textual construction and insofar as interdiscursivity constitutes the saying and its meaning effects, the relationship that the discourse establishes with its other is inscribed. Thus, the theme alluding to deafness and its historically silenced vulnerabilities gains prominence in enunciative conditions of production regulated by otherness.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/537810.29327/210932.9.2-18Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5378/3431Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de AlmeidaBarbosa, Robert Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5378Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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