DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Robert Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5378
Resumo: O presente artigo objetiva analisar redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), remissivas ao ano de 2017, cujo tema “Desafios para a formação de surdos no Brasil” traduz uma singular relevância para a sociedade. Fundamentado na Análise do Discurso francesa e nos estudos dos gêneros discursivos, este trabalho observa os registros da heterogeneidade mostrada e constitutiva da linguagem em 4 (quatro) excertos de redações que tiraram nota máxima no devido exame e que dão a saber como a heterogeneidade formula um modo de materializar o outro no texto. Nesse processo de construção textual, na medida em que a interdiscursividade constitui o dizer e os seus efeitos de sentido, inscreve-se a relação que o discurso estabelece com seu outro. Assim, o tema alusivo à surdez e às suas vulnerabilidades historicamente silenciadas ganha relevo em condições enunciativas de produção reguladas pela alteridade.
id UFAC-1_41ca0e09af21dfc5be4b649236b2813a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5378
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEMFrom the social invisibility of deafness to its enclosure heterogeneity in the writing of ENEMDa (in)visibilidade social da surdez à sua heterogeneidade enunciativa na redação do ENEMRedação. ENEM. Heterogeneidade Mostrada. Heterogeneidade Constitutiva.Essay. ENEM. Shown Heterogeneity. Constitutive HeterogeneityO presente artigo objetiva analisar redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), remissivas ao ano de 2017, cujo tema “Desafios para a formação de surdos no Brasil” traduz uma singular relevância para a sociedade. Fundamentado na Análise do Discurso francesa e nos estudos dos gêneros discursivos, este trabalho observa os registros da heterogeneidade mostrada e constitutiva da linguagem em 4 (quatro) excertos de redações que tiraram nota máxima no devido exame e que dão a saber como a heterogeneidade formula um modo de materializar o outro no texto. Nesse processo de construção textual, na medida em que a interdiscursividade constitui o dizer e os seus efeitos de sentido, inscreve-se a relação que o discurso estabelece com seu outro. Assim, o tema alusivo à surdez e às suas vulnerabilidades historicamente silenciadas ganha relevo em condições enunciativas de produção reguladas pela alteridade.This article aims to analyze model essays of the do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), referring to the year 2017, whose theme “Challenges for the education of deaf people in Brazil” translates a singular relevance for society. Based on French Discourse Analysis and on studies of discursive genres, this work observes the records of shown and constitutive heterogeneity of language in 4 (four) excerpts from essays that received maximum marks in due examination and that reveal how heterogeneity formulates a way of materializing the other in the text. In this process of textual construction and insofar as interdiscursivity constitutes the saying and its meaning effects, the relationship that the discourse establishes with its other is inscribed. Thus, the theme alluding to deafness and its historically silenced vulnerabilities gains prominence in enunciative conditions of production regulated by otherness.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/537810.29327/210932.9.2-18Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5378/3431Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de AlmeidaBarbosa, Robert Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5378Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
From the social invisibility of deafness to its enclosure heterogeneity in the writing of ENEM
Da (in)visibilidade social da surdez à sua heterogeneidade enunciativa na redação do ENEM
title DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
spellingShingle DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Redação. ENEM. Heterogeneidade Mostrada. Heterogeneidade Constitutiva.
Essay. ENEM. Shown Heterogeneity. Constitutive Heterogeneity
title_short DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
title_full DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
title_fullStr DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
title_full_unstemmed DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
title_sort DE LA (IN) VISIBILIDAD SOCIAL DE LA SORDERA A SU HETEROGENEIDAD CERRADA EN LA ESCRITURA DE ENEM
author Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
author_facet Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Barbosa, Robert Gomes
author_role author
author2 Barbosa, Robert Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Barbosa, Robert Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Redação. ENEM. Heterogeneidade Mostrada. Heterogeneidade Constitutiva.
Essay. ENEM. Shown Heterogeneity. Constitutive Heterogeneity
topic Redação. ENEM. Heterogeneidade Mostrada. Heterogeneidade Constitutiva.
Essay. ENEM. Shown Heterogeneity. Constitutive Heterogeneity
description O presente artigo objetiva analisar redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), remissivas ao ano de 2017, cujo tema “Desafios para a formação de surdos no Brasil” traduz uma singular relevância para a sociedade. Fundamentado na Análise do Discurso francesa e nos estudos dos gêneros discursivos, este trabalho observa os registros da heterogeneidade mostrada e constitutiva da linguagem em 4 (quatro) excertos de redações que tiraram nota máxima no devido exame e que dão a saber como a heterogeneidade formula um modo de materializar o outro no texto. Nesse processo de construção textual, na medida em que a interdiscursividade constitui o dizer e os seus efeitos de sentido, inscreve-se a relação que o discurso estabelece com seu outro. Assim, o tema alusivo à surdez e às suas vulnerabilidades historicamente silenciadas ganha relevo em condições enunciativas de produção reguladas pela alteridade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5378
10.29327/210932.9.2-18
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5378
identifier_str_mv 10.29327/210932.9.2-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5378/3431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329505934213120