Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Download full: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496 |
Summary: | Inserido na vertente dos estudos sobre Letramentos Acadêmicos, o objetivo deste artigo é descrever a criação de duas categorias de formas de heterogeneidade mostrada que emergem na produção escrita de universitários, sob um ponto de vista enunciativo-discursivo. O corpus é composto por 27 respostas a uma questão de prova, elaboradas por acadêmicos do 2º ano de um curso de Letras de uma universidade pública do Paraná, Brasil. A fundamentação teórico-metodológica parte das concepções de heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada da perspectiva enunciativa, bem como, dos critérios de descrição das formas de heterogeneidade mostrada propostos pela mesma autora. A criação de duas novas categorias constitui um resultado das análises das características presentes no corpus que parecem recobrir práticas de escrita de estudantes ainda não descritas em termos enunciativos/discursivos. Essas características levaram à criação das categorias denominadas de “cópia não marcada” e “tentativa de paráfrase”. Embora as duas categorias sejam consideradas problemas de escrita pelas normas acadêmicas, elas traduzem práticas de enunciação escrita recorrentes entre estudantes e representam formas de negociação com o discurso do outro que precisam ser descritas em termos enunciativos/discursivos, para além de uma perspectiva de denúncia de um problema. |
id |
PUC_MINS-7_19e3f11405b272e38e60a62b893ab11a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27496 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitáriosAcademic LiteraciesAcademic writingShown heterogeneityLetramentos acadêmicosEscrita acadêmicaHeterogeneidade mostradaInserido na vertente dos estudos sobre Letramentos Acadêmicos, o objetivo deste artigo é descrever a criação de duas categorias de formas de heterogeneidade mostrada que emergem na produção escrita de universitários, sob um ponto de vista enunciativo-discursivo. O corpus é composto por 27 respostas a uma questão de prova, elaboradas por acadêmicos do 2º ano de um curso de Letras de uma universidade pública do Paraná, Brasil. A fundamentação teórico-metodológica parte das concepções de heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada da perspectiva enunciativa, bem como, dos critérios de descrição das formas de heterogeneidade mostrada propostos pela mesma autora. A criação de duas novas categorias constitui um resultado das análises das características presentes no corpus que parecem recobrir práticas de escrita de estudantes ainda não descritas em termos enunciativos/discursivos. Essas características levaram à criação das categorias denominadas de “cópia não marcada” e “tentativa de paráfrase”. Embora as duas categorias sejam consideradas problemas de escrita pelas normas acadêmicas, elas traduzem práticas de enunciação escrita recorrentes entre estudantes e representam formas de negociação com o discurso do outro que precisam ser descritas em termos enunciativos/discursivos, para além de uma perspectiva de denúncia de um problema. Inserted into the branch of studies on Academic Literacies, the objective of this paper is to describe the creation of two categories of shown heterogeneity which emerge on written production of undergraduate students under an enunciative-discoursive perspective. The corpus is formed by 27 answers to an exam exercise, made by undergraduate students from the 2nd grade of a Language course in a public university of Paraná, Brazil. The theoretical-methodological basis assumes the conception of constitutive and shown heterogeneity from the enunciative perspective as well as the description criteria of the forms of shown heterogeneity proposed by the same author. The creation of two new categories constitutes a result of analysis of characteristics present in the corpus which seem to embrace students’ writing practices not yet described in enunciative/discoursive terms. These characteristics have led to the creation of the categories named “non-marked copy” and “paraphrasing attempt”. Even though both categories are considered writing problems by academic rules, they translate recurrent written enunciation practices among students and also represent forms of negotiation with the discourse of the other, which need to be described in enunciative/discourse terms, apart from a perspective of problem report.Editora PUC Minas2022-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/2749610.5752/P.2358-3231.2021n39p52-77Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 39 (2021): Escrita de pesquisa: epistemologias e práticas; 52-772358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496/19259Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMetz, Mônica CristinaCapristano, Cristiane Carneiro2022-02-08T06:25:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27496Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2022-02-08T06:25:28Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários |
title |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários |
spellingShingle |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários Metz, Mônica Cristina Academic Literacies Academic writing Shown heterogeneity Letramentos acadêmicos Escrita acadêmica Heterogeneidade mostrada |
title_short |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários |
title_full |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários |
title_fullStr |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários |
title_sort |
Formas de heterogeneidade mostrada não convencionais na constituição da escrita de estudantes universitários |
author |
Metz, Mônica Cristina |
author_facet |
Metz, Mônica Cristina Capristano, Cristiane Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Capristano, Cristiane Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Metz, Mônica Cristina Capristano, Cristiane Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academic Literacies Academic writing Shown heterogeneity Letramentos acadêmicos Escrita acadêmica Heterogeneidade mostrada |
topic |
Academic Literacies Academic writing Shown heterogeneity Letramentos acadêmicos Escrita acadêmica Heterogeneidade mostrada |
description |
Inserido na vertente dos estudos sobre Letramentos Acadêmicos, o objetivo deste artigo é descrever a criação de duas categorias de formas de heterogeneidade mostrada que emergem na produção escrita de universitários, sob um ponto de vista enunciativo-discursivo. O corpus é composto por 27 respostas a uma questão de prova, elaboradas por acadêmicos do 2º ano de um curso de Letras de uma universidade pública do Paraná, Brasil. A fundamentação teórico-metodológica parte das concepções de heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada da perspectiva enunciativa, bem como, dos critérios de descrição das formas de heterogeneidade mostrada propostos pela mesma autora. A criação de duas novas categorias constitui um resultado das análises das características presentes no corpus que parecem recobrir práticas de escrita de estudantes ainda não descritas em termos enunciativos/discursivos. Essas características levaram à criação das categorias denominadas de “cópia não marcada” e “tentativa de paráfrase”. Embora as duas categorias sejam consideradas problemas de escrita pelas normas acadêmicas, elas traduzem práticas de enunciação escrita recorrentes entre estudantes e representam formas de negociação com o discurso do outro que precisam ser descritas em termos enunciativos/discursivos, para além de uma perspectiva de denúncia de um problema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496 10.5752/P.2358-3231.2021n39p52-77 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3231.2021n39p52-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27496/19259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 39 (2021): Escrita de pesquisa: epistemologias e práticas; 52-77 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329686722347008 |