A VIDA A CAVALO (UMA LEITURA DE PEQUENOS BURGUESES, DE CAROLOS DE OLIVEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/15016 |
Resumo: | O presente trabalho procura explicitar o processo de construção do romance Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira. Faz isso em dois passos fundamentais: na primeira parte, mostra algumas facetas a partir das quais se poderia enxergar o processo construtivo do discurso desde sua aparente fragmentação. Chama a isso (des)construção do sentido. As facetas mostradas são a falta de um enredo principal, a oscilação do foco narrativo, a presença de "linguagem científica", a utilização de língua estrangeira.Diante dessa construção "feita de cacos", procura explicitar, em sua segunda parte, os elementos que formam o entrelaçamento das partes da obra, fornecendo-lhe o amálgama para a unidade. Os elementos analisa dos são a ambientação, a imbricação das personagens, as tensões vividas por elas, o conflito entre estar ou não estar incluído e a trapaça (quando se direciona então o olhar para a questão da literatura enquanto construção). As constantes citações de passagens da obra servem não só de ilustração ao texto do ensaio. Elas formam com este certo corpo.Na conclusão se tenta localizar o romance de Carlos de Oliveira na linha de tempo que vai do Neo-realismo à pós-modernidade. E se aponta a (des)construção do texto literário de Pequenos burgueses como elemento indicador de um determinado tipo de ironia. |
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A VIDA A CAVALO (UMA LEITURA DE PEQUENOS BURGUESES, DE CAROLOS DE OLIVEIRAPequenos burgueses. Carlos de Oliveira. Processo construtivo do discurso. Desconstrução do sentido.O presente trabalho procura explicitar o processo de construção do romance Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira. Faz isso em dois passos fundamentais: na primeira parte, mostra algumas facetas a partir das quais se poderia enxergar o processo construtivo do discurso desde sua aparente fragmentação. Chama a isso (des)construção do sentido. As facetas mostradas são a falta de um enredo principal, a oscilação do foco narrativo, a presença de "linguagem científica", a utilização de língua estrangeira.Diante dessa construção "feita de cacos", procura explicitar, em sua segunda parte, os elementos que formam o entrelaçamento das partes da obra, fornecendo-lhe o amálgama para a unidade. Os elementos analisa dos são a ambientação, a imbricação das personagens, as tensões vividas por elas, o conflito entre estar ou não estar incluído e a trapaça (quando se direciona então o olhar para a questão da literatura enquanto construção). As constantes citações de passagens da obra servem não só de ilustração ao texto do ensaio. Elas formam com este certo corpo.Na conclusão se tenta localizar o romance de Carlos de Oliveira na linha de tempo que vai do Neo-realismo à pós-modernidade. E se aponta a (des)construção do texto literário de Pequenos burgueses como elemento indicador de um determinado tipo de ironia.Editora PUC Minas2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/15016Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 3 (1998): Cadernos Cespuc de Pesquisa. Série ensaios; 59-762358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/15016/11616Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCantarela, Antonio Geraldo2018-06-04T15:48:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15016Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:48:07Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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