Florilégio brasileiro da infância: um breve olhar sobre a antologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/30494 |
Resumo: | Do século XIX até meados do XX, eram as antologias – florilégios ou parnasos como também eram conhecidas – que concebiam o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. Além de contornar um modo de ensinar, elas se constituíam como formadoras de cânones nacionais (BOSI, 1995). No contexto do ensino de poesia para infância, não era diferente. A utilização de seletas era frequente nos ambientes escolares e contribuíram para a formação do gênero no país. Nesse contexto, objetivamos apresentar o Florilégio brasileiro da infância (1874), do professor João Rodrigues da Fonseca Jordão (18--?-1883). Uma antologia poética destinada à infância que circulou nas escolas brasileiras do ensino primário no final do século XIX. Além da apresentação da obra, analisa-se alguns poemas que integram a coletânea. Como base teórica, adotamos, principalmente, as considerações de Camargo (2001), Bordini (1991), Bosi (1995), Eliot (1988) e Pinheiro (2017). Em nossa análise, verificamos que mais que antologia, obras como a do professor Jordão configuram-se como verdadeiros arquivos literários, já que apresentam a nascente da poesia infantil no Brasil. Como resultado, verifica-se que a poesia neste período servia como suporte à alfabetização e como auxílio à formação da leitura em geral. |
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Florilégio brasileiro da infância: um breve olhar sobre a antologiaFlorilégio brasileiro da infância; João Rodrigues da Fonseca Jordán; antología; poesía infantil; siglo XIX.Florilégio brasileiro da infânciaJoão Rodrigues da Fonseca JordãoAntologiaPoesia infantilSéculo XIXDo século XIX até meados do XX, eram as antologias – florilégios ou parnasos como também eram conhecidas – que concebiam o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. Além de contornar um modo de ensinar, elas se constituíam como formadoras de cânones nacionais (BOSI, 1995). No contexto do ensino de poesia para infância, não era diferente. A utilização de seletas era frequente nos ambientes escolares e contribuíram para a formação do gênero no país. Nesse contexto, objetivamos apresentar o Florilégio brasileiro da infância (1874), do professor João Rodrigues da Fonseca Jordão (18--?-1883). Uma antologia poética destinada à infância que circulou nas escolas brasileiras do ensino primário no final do século XIX. Além da apresentação da obra, analisa-se alguns poemas que integram a coletânea. Como base teórica, adotamos, principalmente, as considerações de Camargo (2001), Bordini (1991), Bosi (1995), Eliot (1988) e Pinheiro (2017). Em nossa análise, verificamos que mais que antologia, obras como a do professor Jordão configuram-se como verdadeiros arquivos literários, já que apresentam a nascente da poesia infantil no Brasil. Como resultado, verifica-se que a poesia neste período servia como suporte à alfabetização e como auxílio à formação da leitura em geral. Editora PUC Minas2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/3049410.5752/P.2358-3231.2023n42p114-134Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 42 (2023): Poesia brasileira em antologias; 114-1342358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/30494/21175Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Serafim Marques da2023-08-23T17:51:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30494Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2023-08-23T17:51Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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