Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Gláucia do Carmo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089
Resumo: ara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse  aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante.
id PUC_MINS-7_ab5480eadec0daec1992420802f7d73c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11089
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussureliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse  aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 87-1022358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089/8904Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Gláucia do Carmo2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11089Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
title Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
spellingShingle Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
Xavier, Gláucia do Carmo
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
title_full Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
title_fullStr Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
title_full_unstemmed Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
title_sort Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
author Xavier, Gláucia do Carmo
author_facet Xavier, Gláucia do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Gláucia do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description ara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse  aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089/8904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 87-102
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685129560064