Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089 |
Resumo: | ara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante. |
id |
PUC_MINS-7_ab5480eadec0daec1992420802f7d73c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11089 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussureliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 87-1022358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089/8904Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Gláucia do Carmo2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11089Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure |
title |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure |
spellingShingle |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure Xavier, Gláucia do Carmo literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure |
title_full |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure |
title_fullStr |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure |
title_full_unstemmed |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure |
title_sort |
Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure |
author |
Xavier, Gláucia do Carmo |
author_facet |
Xavier, Gláucia do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Gláucia do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
ara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089/8904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 87-102 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685129560064 |