Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Juliana Anhel Cidade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as atividades de preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental. A primeira parte traz uma breve revisão teórica da psicologia do desenvolvimento com o objetivo de contextualizar o momento do desenvolvimento cognitivo em que se encontram os alunos matriculados nesse ano letivo (a maioria deles com sete anos de idade). A segunda parte apresenta os resultados de análises feitas em um corpus de quatro livros didáticos selecionados de forma aleatória. O estudo dessas obras revela a existência de um grande número de ocorrências em que poderia ter havido a intervenção de um revisor antes de sua produção final. As ocorrências apontadas dizem respeito, principalmente, à correção ortográfica, à adequação às normas gramaticais, à coerência textual, à padronização e à clareza na exposiçãodo conteúdo. Nas considerações finais, são retomados os principais conceitos abordados e sugeridos alguns caminhos para pesquisas futuras.Palavras-chave: Revisão textual. Materiais didáticos. Desenvolvimento humano.
id PUC_MINS-7_f03eb6d09d34339aa2b3e8b38efbc754
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11457
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamentalliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste trabalho tem como objeto de estudo as atividades de preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental. A primeira parte traz uma breve revisão teórica da psicologia do desenvolvimento com o objetivo de contextualizar o momento do desenvolvimento cognitivo em que se encontram os alunos matriculados nesse ano letivo (a maioria deles com sete anos de idade). A segunda parte apresenta os resultados de análises feitas em um corpus de quatro livros didáticos selecionados de forma aleatória. O estudo dessas obras revela a existência de um grande número de ocorrências em que poderia ter havido a intervenção de um revisor antes de sua produção final. As ocorrências apontadas dizem respeito, principalmente, à correção ortográfica, à adequação às normas gramaticais, à coerência textual, à padronização e à clareza na exposiçãodo conteúdo. Nas considerações finais, são retomados os principais conceitos abordados e sugeridos alguns caminhos para pesquisas futuras.Palavras-chave: Revisão textual. Materiais didáticos. Desenvolvimento humano.Editora PUC Minas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p25810.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p258Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; N. 26 (2015): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 258-2762358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258/9320Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Juliana Anhel Cidade2019-09-16T02:46:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11457Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:46:34Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
title Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
Cardoso, Juliana Anhel Cidade
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
title_full Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
title_sort Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
author Cardoso, Juliana Anhel Cidade
author_facet Cardoso, Juliana Anhel Cidade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Juliana Anhel Cidade
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description Este trabalho tem como objeto de estudo as atividades de preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental. A primeira parte traz uma breve revisão teórica da psicologia do desenvolvimento com o objetivo de contextualizar o momento do desenvolvimento cognitivo em que se encontram os alunos matriculados nesse ano letivo (a maioria deles com sete anos de idade). A segunda parte apresenta os resultados de análises feitas em um corpus de quatro livros didáticos selecionados de forma aleatória. O estudo dessas obras revela a existência de um grande número de ocorrências em que poderia ter havido a intervenção de um revisor antes de sua produção final. As ocorrências apontadas dizem respeito, principalmente, à correção ortográfica, à adequação às normas gramaticais, à coerência textual, à padronização e à clareza na exposiçãodo conteúdo. Nas considerações finais, são retomados os principais conceitos abordados e sugeridos alguns caminhos para pesquisas futuras.Palavras-chave: Revisão textual. Materiais didáticos. Desenvolvimento humano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258
10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p258
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258
identifier_str_mv 10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258/9320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; N. 26 (2015): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 258-276
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685179891712