O tema "trabalho" em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086 |
Resumo: | ste artigo apresenta uma análise de livros didáticos (LD)da educação básica (séries finais do ensino fundamental)com o objetivo de mostrar como o tema “trabalho” é abordado nos LD destinados a adolescentes e à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Assim, a partir do confronto dos principais objetivos da EJA e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com o material produzido, foram levantadas algumas questões: a forma com que os LD abordam o tema “trabalho” contribui para a formação de um aluno independente e atuante na sociedade? Quais conceitos sobre trabalho são transmitidos por esses LD? O estudo teve como principal referência o roteiro utilizado por Faria (1995) para verificar a discussão do tema “trabalho” nos LD. Além disso, foi utilizado umroteiro linguístico a partir de critérios amparados em autores como: M. M. Bakhtin / V.N. Voloshinov (2004), J.L. Fiorin (2007) e O. Ducrot (1987). Dessa forma, foi possível analisar a linguagem verbal, para alcançar possíveis sentidos produzidos pelos LD estudados. A análise dos materiais mostrou, principalmente, que o tema “trabalho” foi conceituado por ambos os livros de maneira muito atrelada ao capitalismo e ao dinheiro, restringindo e limitando possíveis discussões mais profundas e complexas sobre o assunto.Palavras-chave: Trabalho. Educação. Livro didático.Análise do Discurso. |
id |
PUC_MINS-7_d12fc5f0abc02b2aa9279e381fe2463d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11086 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
O tema "trabalho" em livros didáticosliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaste artigo apresenta uma análise de livros didáticos (LD)da educação básica (séries finais do ensino fundamental)com o objetivo de mostrar como o tema “trabalho” é abordado nos LD destinados a adolescentes e à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Assim, a partir do confronto dos principais objetivos da EJA e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com o material produzido, foram levantadas algumas questões: a forma com que os LD abordam o tema “trabalho” contribui para a formação de um aluno independente e atuante na sociedade? Quais conceitos sobre trabalho são transmitidos por esses LD? O estudo teve como principal referência o roteiro utilizado por Faria (1995) para verificar a discussão do tema “trabalho” nos LD. Além disso, foi utilizado umroteiro linguístico a partir de critérios amparados em autores como: M. M. Bakhtin / V.N. Voloshinov (2004), J.L. Fiorin (2007) e O. Ducrot (1987). Dessa forma, foi possível analisar a linguagem verbal, para alcançar possíveis sentidos produzidos pelos LD estudados. A análise dos materiais mostrou, principalmente, que o tema “trabalho” foi conceituado por ambos os livros de maneira muito atrelada ao capitalismo e ao dinheiro, restringindo e limitando possíveis discussões mais profundas e complexas sobre o assunto.Palavras-chave: Trabalho. Educação. Livro didático.Análise do Discurso.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 27-472358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086/8901Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGualberto, Clarice Lage2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11086Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema "trabalho" em livros didáticos |
title |
O tema "trabalho" em livros didáticos |
spellingShingle |
O tema "trabalho" em livros didáticos Gualberto, Clarice Lage literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
O tema "trabalho" em livros didáticos |
title_full |
O tema "trabalho" em livros didáticos |
title_fullStr |
O tema "trabalho" em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
O tema "trabalho" em livros didáticos |
title_sort |
O tema "trabalho" em livros didáticos |
author |
Gualberto, Clarice Lage |
author_facet |
Gualberto, Clarice Lage |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gualberto, Clarice Lage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
ste artigo apresenta uma análise de livros didáticos (LD)da educação básica (séries finais do ensino fundamental)com o objetivo de mostrar como o tema “trabalho” é abordado nos LD destinados a adolescentes e à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Assim, a partir do confronto dos principais objetivos da EJA e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com o material produzido, foram levantadas algumas questões: a forma com que os LD abordam o tema “trabalho” contribui para a formação de um aluno independente e atuante na sociedade? Quais conceitos sobre trabalho são transmitidos por esses LD? O estudo teve como principal referência o roteiro utilizado por Faria (1995) para verificar a discussão do tema “trabalho” nos LD. Além disso, foi utilizado umroteiro linguístico a partir de critérios amparados em autores como: M. M. Bakhtin / V.N. Voloshinov (2004), J.L. Fiorin (2007) e O. Ducrot (1987). Dessa forma, foi possível analisar a linguagem verbal, para alcançar possíveis sentidos produzidos pelos LD estudados. A análise dos materiais mostrou, principalmente, que o tema “trabalho” foi conceituado por ambos os livros de maneira muito atrelada ao capitalismo e ao dinheiro, restringindo e limitando possíveis discussões mais profundas e complexas sobre o assunto.Palavras-chave: Trabalho. Educação. Livro didático.Análise do Discurso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086/8901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 27-47 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685124317184 |