Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Darlene da Silva Monteiro dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Mario Allan da Silva, Santos, José Arimatéa Gouveia dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24303
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como os discursos higienistas permearam as práticas e orientaram o ensino, de forma a legitimar um padrão higienista para educação primária do Pará no período de 1900-1912. É uma pesquisa documental que analisou documentos históricos como o relatório do 4º grupo escolar (1909), o jornal Província do Pará (1910), jornal Folha do Norte (1910), mensagem do governador do estado do Pará (1897), Revista A Escola (1900) e da Revista do Ensino (1911). Para dialogar com as análises, trazemos para o debate autores como Coelho (2002), Habib (2012), Foucault (1986), Mendes e Nobrega (2008), entre outros. A partir das análises das fontes entendemos que os discursos higienistas moldaram o que seria considerado ideal para as escolas. Desde as construções dos prédios escolares até a organização escolar, os discursos desses médicos e sanitaristas perpassaram por dentro dos debates educacionais no estado do Pará, construindo um modelo de educação correto, saudável e moderno, evidenciando assim uma grande discrepância social.
id PUC_MINS-9_13fa61e086b1327fb2addfd876145f3a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24303
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)Ensino primárioHigienismoDiscursos CientíficosEste artigo tem como objetivo analisar como os discursos higienistas permearam as práticas e orientaram o ensino, de forma a legitimar um padrão higienista para educação primária do Pará no período de 1900-1912. É uma pesquisa documental que analisou documentos históricos como o relatório do 4º grupo escolar (1909), o jornal Província do Pará (1910), jornal Folha do Norte (1910), mensagem do governador do estado do Pará (1897), Revista A Escola (1900) e da Revista do Ensino (1911). Para dialogar com as análises, trazemos para o debate autores como Coelho (2002), Habib (2012), Foucault (1986), Mendes e Nobrega (2008), entre outros. A partir das análises das fontes entendemos que os discursos higienistas moldaram o que seria considerado ideal para as escolas. Desde as construções dos prédios escolares até a organização escolar, os discursos desses médicos e sanitaristas perpassaram por dentro dos debates educacionais no estado do Pará, construindo um modelo de educação correto, saudável e moderno, evidenciando assim uma grande discrepância social.Editora PUC Minas2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2430310.5752/P.2237-8871.2021v22n36p9-23Cadernos de História; v. 22 n. 36 (2021): Temática Livre; 9-232237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24303/18240Copyright (c) 2021 Cadernos de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Darlene da Silva Monteiro dosLopes, Mario Allan da Silva Santos, José Arimatéa Gouveia dos2021-07-01T10:53:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24303Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-07-01T10:53:43Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
title Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
spellingShingle Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
Santos, Darlene da Silva Monteiro dos
Ensino primário
Higienismo
Discursos Científicos
title_short Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
title_full Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
title_fullStr Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
title_full_unstemmed Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
title_sort Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
author Santos, Darlene da Silva Monteiro dos
author_facet Santos, Darlene da Silva Monteiro dos
Lopes, Mario Allan da Silva
Santos, José Arimatéa Gouveia dos
author_role author
author2 Lopes, Mario Allan da Silva
Santos, José Arimatéa Gouveia dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Darlene da Silva Monteiro dos
Lopes, Mario Allan da Silva
Santos, José Arimatéa Gouveia dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino primário
Higienismo
Discursos Científicos
topic Ensino primário
Higienismo
Discursos Científicos
description Este artigo tem como objetivo analisar como os discursos higienistas permearam as práticas e orientaram o ensino, de forma a legitimar um padrão higienista para educação primária do Pará no período de 1900-1912. É uma pesquisa documental que analisou documentos históricos como o relatório do 4º grupo escolar (1909), o jornal Província do Pará (1910), jornal Folha do Norte (1910), mensagem do governador do estado do Pará (1897), Revista A Escola (1900) e da Revista do Ensino (1911). Para dialogar com as análises, trazemos para o debate autores como Coelho (2002), Habib (2012), Foucault (1986), Mendes e Nobrega (2008), entre outros. A partir das análises das fontes entendemos que os discursos higienistas moldaram o que seria considerado ideal para as escolas. Desde as construções dos prédios escolares até a organização escolar, os discursos desses médicos e sanitaristas perpassaram por dentro dos debates educacionais no estado do Pará, construindo um modelo de educação correto, saudável e moderno, evidenciando assim uma grande discrepância social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24303
10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p9-23
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24303
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p9-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24303/18240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 22 n. 36 (2021): Temática Livre; 9-23
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321098044997632