Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24303 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como os discursos higienistas permearam as práticas e orientaram o ensino, de forma a legitimar um padrão higienista para educação primária do Pará no período de 1900-1912. É uma pesquisa documental que analisou documentos históricos como o relatório do 4º grupo escolar (1909), o jornal Província do Pará (1910), jornal Folha do Norte (1910), mensagem do governador do estado do Pará (1897), Revista A Escola (1900) e da Revista do Ensino (1911). Para dialogar com as análises, trazemos para o debate autores como Coelho (2002), Habib (2012), Foucault (1986), Mendes e Nobrega (2008), entre outros. A partir das análises das fontes entendemos que os discursos higienistas moldaram o que seria considerado ideal para as escolas. Desde as construções dos prédios escolares até a organização escolar, os discursos desses médicos e sanitaristas perpassaram por dentro dos debates educacionais no estado do Pará, construindo um modelo de educação correto, saudável e moderno, evidenciando assim uma grande discrepância social. |
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Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)Ensino primárioHigienismoDiscursos CientíficosEste artigo tem como objetivo analisar como os discursos higienistas permearam as práticas e orientaram o ensino, de forma a legitimar um padrão higienista para educação primária do Pará no período de 1900-1912. É uma pesquisa documental que analisou documentos históricos como o relatório do 4º grupo escolar (1909), o jornal Província do Pará (1910), jornal Folha do Norte (1910), mensagem do governador do estado do Pará (1897), Revista A Escola (1900) e da Revista do Ensino (1911). Para dialogar com as análises, trazemos para o debate autores como Coelho (2002), Habib (2012), Foucault (1986), Mendes e Nobrega (2008), entre outros. A partir das análises das fontes entendemos que os discursos higienistas moldaram o que seria considerado ideal para as escolas. Desde as construções dos prédios escolares até a organização escolar, os discursos desses médicos e sanitaristas perpassaram por dentro dos debates educacionais no estado do Pará, construindo um modelo de educação correto, saudável e moderno, evidenciando assim uma grande discrepância social.Editora PUC Minas2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2430310.5752/P.2237-8871.2021v22n36p9-23Cadernos de História; v. 22 n. 36 (2021): Temática Livre; 9-232237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24303/18240Copyright (c) 2021 Cadernos de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Darlene da Silva Monteiro dosLopes, Mario Allan da Silva Santos, José Arimatéa Gouveia dos2021-07-01T10:53:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24303Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-07-01T10:53:43Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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