Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andréia Assis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9
Resumo: Neste artigo, exploramos o construto colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração online em ambientes de comunicação assíncrona pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores de História. Apresentamos exemplos desta interação mediados pela ferramenta E-group, a partir dos resultados da investigação de doutorado[1] acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da RME/BH, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo mediado pelas TICE. Baseadosno conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.  AbstractIn this article we explore the construct of cooperation differentiating collaboration. We highlight how online collaboration environments for asynchronous communication can be an aggravator of the professional development of teachers of history. We present examples of this interaction mediated by e-group, from the results of doctoral research on the professional development of history teachers of RME/ BH, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by the TICE. Based on the concept of professional development adopted by Garcia (1999) – as the set of processes and strategies that facilitate teachers” reflection on their practice, which helps teachers manage practical knowledge, strategic and able to learn from your experience – we believe that the collaborative group can decisively contribute for teachers professional development. 
id PUC_MINS-9_80625666f44a4fd4685e293b5338e27e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1872
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9Comunicação Assíncronacolaboraçãolista de discussãodesenvolvimento profissional de professorestecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE).Neste artigo, exploramos o construto colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração online em ambientes de comunicação assíncrona pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores de História. Apresentamos exemplos desta interação mediados pela ferramenta E-group, a partir dos resultados da investigação de doutorado[1] acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da RME/BH, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo mediado pelas TICE. Baseadosno conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.  AbstractIn this article we explore the construct of cooperation differentiating collaboration. We highlight how online collaboration environments for asynchronous communication can be an aggravator of the professional development of teachers of history. We present examples of this interaction mediated by e-group, from the results of doctoral research on the professional development of history teachers of RME/ BH, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by the TICE. Based on the concept of professional development adopted by Garcia (1999) – as the set of processes and strategies that facilitate teachers” reflection on their practice, which helps teachers manage practical knowledge, strategic and able to learn from your experience – we believe that the collaborative group can decisively contribute for teachers professional development. Editora PUC Minas2011-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p910.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 9-242237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9/3726Ferreira, Andréia Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T17:15:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1872Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T17:15:02Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
title Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
spellingShingle Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
Ferreira, Andréia Assis
Comunicação Assíncrona
colaboração
lista de discussão
desenvolvimento profissional de professores
tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE).
title_short Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
title_full Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
title_fullStr Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
title_full_unstemmed Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
title_sort Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
author Ferreira, Andréia Assis
author_facet Ferreira, Andréia Assis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andréia Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Assíncrona
colaboração
lista de discussão
desenvolvimento profissional de professores
tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE).
topic Comunicação Assíncrona
colaboração
lista de discussão
desenvolvimento profissional de professores
tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE).
description Neste artigo, exploramos o construto colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração online em ambientes de comunicação assíncrona pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores de História. Apresentamos exemplos desta interação mediados pela ferramenta E-group, a partir dos resultados da investigação de doutorado[1] acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da RME/BH, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo mediado pelas TICE. Baseadosno conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.  AbstractIn this article we explore the construct of cooperation differentiating collaboration. We highlight how online collaboration environments for asynchronous communication can be an aggravator of the professional development of teachers of history. We present examples of this interaction mediated by e-group, from the results of doctoral research on the professional development of history teachers of RME/ BH, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by the TICE. Based on the concept of professional development adopted by Garcia (1999) – as the set of processes and strategies that facilitate teachers” reflection on their practice, which helps teachers manage practical knowledge, strategic and able to learn from your experience – we believe that the collaborative group can decisively contribute for teachers professional development. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9
10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9/3726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 9-24
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096815017984