Da interação à colaboração em comunidades e fóruns de discussão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38546 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o estudo do processo de reconhecimento de colaboração num fórum de discussão online pertencente ao grupo Dozen Shawls in 20dozen, que integra a comunidade online Ravelry dedicada a técnicas artesanais ligadas à lã. Recorrendo ao modelo sugerido por Murphy (2004) procura-se compreender o nível de colaboração atingido neste grupo, que não possui objetivos de dinâmica formal. A técnica de desenvolvimento do estudo, através deste modelo, passa pela análise de conteúdo, posicionando-se no quadro do paradigma interpretativo e apresentando-se de natureza qualitativa, segundo a metodologia de estudo de caso. A análise dos resultados mostra o nível de colaboração atingido pelo grupo e torna evidente a necessidade de realização de outros estudos, com cruzamento de dimensões de influência complementares. |
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Da interação à colaboração em comunidades e fóruns de discussãoInteraçãoColaboraçãoComunidades onlineFóruns de discussão assíncronaO presente artigo apresenta o estudo do processo de reconhecimento de colaboração num fórum de discussão online pertencente ao grupo Dozen Shawls in 20dozen, que integra a comunidade online Ravelry dedicada a técnicas artesanais ligadas à lã. Recorrendo ao modelo sugerido por Murphy (2004) procura-se compreender o nível de colaboração atingido neste grupo, que não possui objetivos de dinâmica formal. A técnica de desenvolvimento do estudo, através deste modelo, passa pela análise de conteúdo, posicionando-se no quadro do paradigma interpretativo e apresentando-se de natureza qualitativa, segundo a metodologia de estudo de caso. A análise dos resultados mostra o nível de colaboração atingido pelo grupo e torna evidente a necessidade de realização de outros estudos, com cruzamento de dimensões de influência complementares.This paper presents a case study of the online discussion forum interactionsbetween members of the Dozen Shawls in 20dozen group, which can be found on Ravelry, a yarn-centric online community. The purpose of this paper is toseekfor a better understanding of the collaboration level attainedin a non-formal setting.The Murphy (2004)model for online asynchronous discussion evaluationis used as far as content analysis is concerned. The results demonstrate the achieved levelsof collaboration and reveal the need of further studies, bringing to the analysis equation complementary variables.Universidade de Aveiro2023-07-12T08:44:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38546por1647-730810.34624/ilcj.v3i1.14839Guimarães, Isabel CristinaCação, OlgaCoutinho, Vâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:47:48Zoai:ria.ua.pt:10773/38546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:47:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente artigo apresenta o estudo do processo de reconhecimento de colaboração num fórum de discussão online pertencente ao grupo Dozen Shawls in 20dozen, que integra a comunidade online Ravelry dedicada a técnicas artesanais ligadas à lã. Recorrendo ao modelo sugerido por Murphy (2004) procura-se compreender o nível de colaboração atingido neste grupo, que não possui objetivos de dinâmica formal. A técnica de desenvolvimento do estudo, através deste modelo, passa pela análise de conteúdo, posicionando-se no quadro do paradigma interpretativo e apresentando-se de natureza qualitativa, segundo a metodologia de estudo de caso. A análise dos resultados mostra o nível de colaboração atingido pelo grupo e torna evidente a necessidade de realização de outros estudos, com cruzamento de dimensões de influência complementares. |
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