Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
Resumo: | Neste artigo, exploramos o construto colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração online em ambientes de comunicação assíncrona pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores de História. Apresentamos exemplos desta interação mediados pela ferramenta E-group, a partir dos resultados da investigação de doutorado[1] acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da RME/BH, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo mediado pelas TICE. Baseadosno conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram. AbstractIn this article we explore the construct of cooperation differentiating collaboration. We highlight how online collaboration environments for asynchronous communication can be an aggravator of the professional development of teachers of history. We present examples of this interaction mediated by e-group, from the results of doctoral research on the professional development of history teachers of RME/ BH, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by the TICE. Based on the concept of professional development adopted by Garcia (1999) – as the set of processes and strategies that facilitate teachers” reflection on their practice, which helps teachers manage practical knowledge, strategic and able to learn from your experience – we believe that the collaborative group can decisively contribute for teachers professional development. |
id |
PUC_MINS-9_80625666f44a4fd4685e293b5338e27e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1872 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-9 |
network_name_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9Comunicação Assíncronacolaboraçãolista de discussãodesenvolvimento profissional de professorestecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE).Neste artigo, exploramos o construto colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração online em ambientes de comunicação assíncrona pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores de História. Apresentamos exemplos desta interação mediados pela ferramenta E-group, a partir dos resultados da investigação de doutorado[1] acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da RME/BH, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo mediado pelas TICE. Baseadosno conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram. AbstractIn this article we explore the construct of cooperation differentiating collaboration. We highlight how online collaboration environments for asynchronous communication can be an aggravator of the professional development of teachers of history. We present examples of this interaction mediated by e-group, from the results of doctoral research on the professional development of history teachers of RME/ BH, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by the TICE. Based on the concept of professional development adopted by Garcia (1999) – as the set of processes and strategies that facilitate teachers” reflection on their practice, which helps teachers manage practical knowledge, strategic and able to learn from your experience – we believe that the collaborative group can decisively contribute for teachers professional development. Editora PUC Minas2011-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p910.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 9-242237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9/3726Ferreira, Andréia Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T17:15:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1872Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T17:15:02Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
title |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
spellingShingle |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 Ferreira, Andréia Assis Comunicação Assíncrona colaboração lista de discussão desenvolvimento profissional de professores tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE). |
title_short |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
title_full |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
title_fullStr |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
title_full_unstemmed |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
title_sort |
Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
author |
Ferreira, Andréia Assis |
author_facet |
Ferreira, Andréia Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andréia Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Assíncrona colaboração lista de discussão desenvolvimento profissional de professores tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE). |
topic |
Comunicação Assíncrona colaboração lista de discussão desenvolvimento profissional de professores tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE). |
description |
Neste artigo, exploramos o construto colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração online em ambientes de comunicação assíncrona pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores de História. Apresentamos exemplos desta interação mediados pela ferramenta E-group, a partir dos resultados da investigação de doutorado[1] acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da RME/BH, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo mediado pelas TICE. Baseadosno conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram. AbstractIn this article we explore the construct of cooperation differentiating collaboration. We highlight how online collaboration environments for asynchronous communication can be an aggravator of the professional development of teachers of history. We present examples of this interaction mediated by e-group, from the results of doctoral research on the professional development of history teachers of RME/ BH, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by the TICE. Based on the concept of professional development adopted by Garcia (1999) – as the set of processes and strategies that facilitate teachers” reflection on their practice, which helps teachers manage practical knowledge, strategic and able to learn from your experience – we believe that the collaborative group can decisively contribute for teachers professional development. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p9/3726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 9-24 2237-8871 1679-5636 reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br |
_version_ |
1798321096815017984 |