Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
Resumo: | Esse artigo discutirá as demandas crescentes pelo desenvolvimento dos níveis de leitura e letramento dos estudantes brasileiros, nas séries finais do Ensino Fundamental, nos últimos anos. Demonstrará que professores das séries finais do Ensino Fundamental e de todas as áreas do currículo vêm sendo desafiados a desenvolver um trabalho com o ensino da leitura, para proporcionar, ao conjunto das crianças brasileiras, o domínio da linguagem culta. Abordará as formas como esses conceitos estão embutidos nas avaliações sistêmicas da educação, nos documentos oficiais que parametrizam o ensino brasileiro e na produção acadêmica. Por fim, fará uma abordagem sobre os conceitos de leitura e letramento em História. Abstract The aim of this article is to discuss the increasing demands for the development of reading and literacy levels of Brazilian students' final grades of elementary school in recent years. It will demonstrate that the teachers of the last grades of elementary school and all areas of the curriculum are being challenged to develop a work with the teaching of reading in order to give Brazilian children the mastery of their standard mother tongue. It will also address the ways in which these concepts are embedded in the systemic assessments of education, in the official documents that set the parameters of the Brazilian education and academic research. Finally, it will give an overview on the concepts of reading and literacy in History. |
id |
PUC_MINS-9_f2d02837928c21e8f30e92148bffb164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3802 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-9 |
network_name_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111Ensino de HistóriaLeitura em HistóriaLetramento em História.Esse artigo discutirá as demandas crescentes pelo desenvolvimento dos níveis de leitura e letramento dos estudantes brasileiros, nas séries finais do Ensino Fundamental, nos últimos anos. Demonstrará que professores das séries finais do Ensino Fundamental e de todas as áreas do currículo vêm sendo desafiados a desenvolver um trabalho com o ensino da leitura, para proporcionar, ao conjunto das crianças brasileiras, o domínio da linguagem culta. Abordará as formas como esses conceitos estão embutidos nas avaliações sistêmicas da educação, nos documentos oficiais que parametrizam o ensino brasileiro e na produção acadêmica. Por fim, fará uma abordagem sobre os conceitos de leitura e letramento em História. Abstract The aim of this article is to discuss the increasing demands for the development of reading and literacy levels of Brazilian students' final grades of elementary school in recent years. It will demonstrate that the teachers of the last grades of elementary school and all areas of the curriculum are being challenged to develop a work with the teaching of reading in order to give Brazilian children the mastery of their standard mother tongue. It will also address the ways in which these concepts are embedded in the systemic assessments of education, in the official documents that set the parameters of the Brazilian education and academic research. Finally, it will give an overview on the concepts of reading and literacy in History.Editora PUC Minas2011-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Socialapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p11110.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 111-1302237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111/4132Silva, Marco Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T17:16:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3802Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T17:16:57Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
title |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
spellingShingle |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 Silva, Marco Antônio Ensino de História Leitura em História Letramento em História. |
title_short |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
title_full |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
title_fullStr |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
title_full_unstemmed |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
title_sort |
Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
author |
Silva, Marco Antônio |
author_facet |
Silva, Marco Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marco Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Leitura em História Letramento em História. |
topic |
Ensino de História Leitura em História Letramento em História. |
description |
Esse artigo discutirá as demandas crescentes pelo desenvolvimento dos níveis de leitura e letramento dos estudantes brasileiros, nas séries finais do Ensino Fundamental, nos últimos anos. Demonstrará que professores das séries finais do Ensino Fundamental e de todas as áreas do currículo vêm sendo desafiados a desenvolver um trabalho com o ensino da leitura, para proporcionar, ao conjunto das crianças brasileiras, o domínio da linguagem culta. Abordará as formas como esses conceitos estão embutidos nas avaliações sistêmicas da educação, nos documentos oficiais que parametrizam o ensino brasileiro e na produção acadêmica. Por fim, fará uma abordagem sobre os conceitos de leitura e letramento em História. Abstract The aim of this article is to discuss the increasing demands for the development of reading and literacy levels of Brazilian students' final grades of elementary school in recent years. It will demonstrate that the teachers of the last grades of elementary school and all areas of the curriculum are being challenged to develop a work with the teaching of reading in order to give Brazilian children the mastery of their standard mother tongue. It will also address the ways in which these concepts are embedded in the systemic assessments of education, in the official documents that set the parameters of the Brazilian education and academic research. Finally, it will give an overview on the concepts of reading and literacy in History. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion História Social |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111/4132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 111-130 2237-8871 1679-5636 reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br |
_version_ |
1798321097186213888 |