Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira de Marchi, Polise
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/19293
Resumo: A experiência do espaço urbano tem sofrido alterações operadas por extensões, expansões e simulações em virtude da incorporação do desenvolvimento tecnológico à própria constituição física e à linguagem da cidade. Entre cidade e experiência, a interface tecnológica se apresenta como possibilidade de reconhecimento, conhecimento e produção das relações espaciais reais e potenciais das cidades contemporâneas. Desde a concepção do mundo urbano, que, segundo Henri Lefebvre (1991), esteve relacionada diretamente com o período industrial, a tecnologia tem delimitado e pontuado as diversas fases e consequentes camadas que formam a cidade, tanto em relação à dinâmica física do espaço, como em relação à sua representação. Se de fato a tecnologia sempre esteve vinculada diretamente à própria construção das cidades, por meio de iniciativas dos governos e de grandes empresas, é na sua condição atual que se potencializa como mediação entre o indivíduo e o espaço urbano, este cada vez mais tecnologicamente hibridizado. Destarte, este artigo tem por objetivo discutir de que modo a tecnologia tem estabelecido novas mediações e respectivas configurações no espaço urbano das cidades contemporâneas, de modo a não ser mais possível dissociá-la deste contexto. Para tal propósito, tomam-se como referência projetos ou iniciativas de pesquisa que buscam nas tecnologias de informação e comunicação (TICs) novos meios de extensão da cidade, em interface com ambientesurbanos geolocalizados ou virtuais.
id PUC_PR-27_2a4c434d983888f32d48dc1a99ed608f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19293
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológicoTecnologia. Cidade. Interface. Urbano. InteraçãoA experiência do espaço urbano tem sofrido alterações operadas por extensões, expansões e simulações em virtude da incorporação do desenvolvimento tecnológico à própria constituição física e à linguagem da cidade. Entre cidade e experiência, a interface tecnológica se apresenta como possibilidade de reconhecimento, conhecimento e produção das relações espaciais reais e potenciais das cidades contemporâneas. Desde a concepção do mundo urbano, que, segundo Henri Lefebvre (1991), esteve relacionada diretamente com o período industrial, a tecnologia tem delimitado e pontuado as diversas fases e consequentes camadas que formam a cidade, tanto em relação à dinâmica física do espaço, como em relação à sua representação. Se de fato a tecnologia sempre esteve vinculada diretamente à própria construção das cidades, por meio de iniciativas dos governos e de grandes empresas, é na sua condição atual que se potencializa como mediação entre o indivíduo e o espaço urbano, este cada vez mais tecnologicamente hibridizado. Destarte, este artigo tem por objetivo discutir de que modo a tecnologia tem estabelecido novas mediações e respectivas configurações no espaço urbano das cidades contemporâneas, de modo a não ser mais possível dissociá-la deste contexto. Para tal propósito, tomam-se como referência projetos ou iniciativas de pesquisa que buscam nas tecnologias de informação e comunicação (TICs) novos meios de extensão da cidade, em interface com ambientesurbanos geolocalizados ou virtuais.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/19293Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 No. 1 (2011); 27-39Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 Núm. 1 (2011); 27-39Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 3 n. 1 (2011); 27-392175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/19293/18655Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira de Marchi, Polise2017-09-20T20:16:52Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19293Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-09-20T20:16:52Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
title Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
spellingShingle Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
Moreira de Marchi, Polise
Tecnologia. Cidade. Interface. Urbano. Interação
title_short Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
title_full Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
title_fullStr Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
title_full_unstemmed Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
title_sort Interface entre cidade e tecnologia: a experiência do espaço tecnológico
author Moreira de Marchi, Polise
author_facet Moreira de Marchi, Polise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira de Marchi, Polise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Cidade. Interface. Urbano. Interação
topic Tecnologia. Cidade. Interface. Urbano. Interação
description A experiência do espaço urbano tem sofrido alterações operadas por extensões, expansões e simulações em virtude da incorporação do desenvolvimento tecnológico à própria constituição física e à linguagem da cidade. Entre cidade e experiência, a interface tecnológica se apresenta como possibilidade de reconhecimento, conhecimento e produção das relações espaciais reais e potenciais das cidades contemporâneas. Desde a concepção do mundo urbano, que, segundo Henri Lefebvre (1991), esteve relacionada diretamente com o período industrial, a tecnologia tem delimitado e pontuado as diversas fases e consequentes camadas que formam a cidade, tanto em relação à dinâmica física do espaço, como em relação à sua representação. Se de fato a tecnologia sempre esteve vinculada diretamente à própria construção das cidades, por meio de iniciativas dos governos e de grandes empresas, é na sua condição atual que se potencializa como mediação entre o indivíduo e o espaço urbano, este cada vez mais tecnologicamente hibridizado. Destarte, este artigo tem por objetivo discutir de que modo a tecnologia tem estabelecido novas mediações e respectivas configurações no espaço urbano das cidades contemporâneas, de modo a não ser mais possível dissociá-la deste contexto. Para tal propósito, tomam-se como referência projetos ou iniciativas de pesquisa que buscam nas tecnologias de informação e comunicação (TICs) novos meios de extensão da cidade, em interface com ambientesurbanos geolocalizados ou virtuais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/19293
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/19293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/19293/18655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 No. 1 (2011); 27-39
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 Núm. 1 (2011); 27-39
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 3 n. 1 (2011); 27-39
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125954192211968