Design de Interface de Terminal de Autoatendimento em Supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Raíssa Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50306
Resumo: O autoatendimento pode ser uma opção interessante no processo de pagamento de compras nos supermercados. Para essa contribuição ser efetiva, faz-se necessário considerar o uso que as pessoas fazem dessas máquinas para identificar oportunidades e encaminhar melhorias no uso. Trabalhos anteriores de Design já abordam o autoatendimento em supermercados, porém eles se concentram na análise da experiência geral de compras dos usuários, baseada na satisfação e eficiência. Este trabalho teve como objetivo projetar a interface de um software de máquina de autoatendimento (self checkout) de supermercados, privilegiando a consistência visual, a legibilidade e a usabilidade. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizado o ciclo de vida simples, metodologia do design digital de (ROGERS et al., 2013). A partir de entrevistas, inspeção de caixas de autoatendimento e consulta de trabalhos relacionados, foram definidos 10 requisitos para o projeto: 6 são requisitos funcionais e 4 não-funcionais. Foi desenvolvido um fluxograma para indicar o processo de interação, e um protótipo de média fidelidade para representar a interface. O projeto apresenta os seguintes diferenciais: 1) opção para excluir produtos no momento do registro; 2) opção para indicar a troca de sacolas; 3) diferentes fluxos de interação para permitir a flexibilidade do uso. O protótipo foi avaliado com um teste de usabilidade e um questionário SUS (System Usability Scale) com 10 participantes. Os resultados do teste de usabilidade apresentaram uma alta taxa de sucesso na conclusão das tarefas, alcançando 96% das execuções. O tempo médio de execução de cada tarefa foi de 18,3 segundos em média e o tempo necessário para conclusão de todas as tarefas foi de 3 minutos e 2 segundos em média. A pontuação geral do questionário SUS foi de 92,7 pontos, indicando uma ótima usabilidade da solução na opinião dos participantes. Estes resultados são bons indícios da alta qualidade da solução de design proposta, com potencial de beneficiar os usuários numa atividade do seu cotidiano.
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Trabalhos anteriores de Design já abordam o autoatendimento em supermercados, porém eles se concentram na análise da experiência geral de compras dos usuários, baseada na satisfação e eficiência. Este trabalho teve como objetivo projetar a interface de um software de máquina de autoatendimento (self checkout) de supermercados, privilegiando a consistência visual, a legibilidade e a usabilidade. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizado o ciclo de vida simples, metodologia do design digital de (ROGERS et al., 2013). A partir de entrevistas, inspeção de caixas de autoatendimento e consulta de trabalhos relacionados, foram definidos 10 requisitos para o projeto: 6 são requisitos funcionais e 4 não-funcionais. Foi desenvolvido um fluxograma para indicar o processo de interação, e um protótipo de média fidelidade para representar a interface. O projeto apresenta os seguintes diferenciais: 1) opção para excluir produtos no momento do registro; 2) opção para indicar a troca de sacolas; 3) diferentes fluxos de interação para permitir a flexibilidade do uso. O protótipo foi avaliado com um teste de usabilidade e um questionário SUS (System Usability Scale) com 10 participantes. Os resultados do teste de usabilidade apresentaram uma alta taxa de sucesso na conclusão das tarefas, alcançando 96% das execuções. O tempo médio de execução de cada tarefa foi de 18,3 segundos em média e o tempo necessário para conclusão de todas as tarefas foi de 3 minutos e 2 segundos em média. A pontuação geral do questionário SUS foi de 92,7 pontos, indicando uma ótima usabilidade da solução na opinião dos participantes. Estes resultados são bons indícios da alta qualidade da solução de design proposta, com potencial de beneficiar os usuários numa atividade do seu cotidiano.O autoatendimento pode ser uma opção interessante no processo de pagamento de compras nos supermercados. Para essa contribuição ser efetiva, faz-se necessário considerar o uso que as pessoas fazem dessas máquinas para identificar oportunidades e encaminhar melhorias no uso. Trabalhos anteriores de Design já abordam o autoatendimento em supermercados, porém eles se concentram na análise da experiência geral de compras dos usuários, baseada na satisfação e eficiência. Este trabalho teve como objetivo projetar a interface de um software de máquina de autoatendimento (self checkout) de supermercados, privilegiando a consistência visual, a legibilidade e a usabilidade. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizado o ciclo de vida simples, metodologia do design digital de (ROGERS et al., 2013). A partir de entrevistas, inspeção de caixas de autoatendimento e consulta de trabalhos relacionados, foram definidos 10 requisitos para o projeto: 6 são requisitos funcionais e 4 não-funcionais. Foi desenvolvido um fluxograma para indicar o processo de interação, e um protótipo de média fidelidade para representar a interface. O projeto apresenta os seguintes diferenciais: 1) opção para excluir produtos no momento do registro; 2) opção para indicar a troca de sacolas; 3) diferentes fluxos de interação para permitir a flexibilidade do uso. O protótipo foi avaliado com um teste de usabilidade e um questionário SUS (System Usability Scale) com 10 participantes. Os resultados do teste de usabilidade apresentaram uma alta taxa de sucesso na conclusão das tarefas, alcançando 96% das execuções. O tempo médio de execução de cada tarefa foi de 18,3 segundos em média e o tempo necessário para conclusão de todas as tarefas foi de 3 minutos e 2 segundos em média. 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