Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27183 |
Resumo: | A mobilidade em megacidades tem se tornado um problema relevante para todos que transitam em regiões de intenso tráfego de veículos e pessoas. Este problema é agravado durante a ocorrência de grandes eventos como partidas esportivas, feiras e concertos musicais que atraem uma elevada audiência. Neste contexto, o Allianz Parque é um importante local que oferece eventos no Brasil, ao mesmo tempo que é uma região onde se observa um elevado tráfego urbano. Para se obter dados do fluxo de pedestres e ao mesmo tempo de veículos do transporte público na região, ferramentas de Big Data foram empregadas a partir das redes sociais, capturando informações de localização geográfica, instante das postagens, e posições dos veículos disponibilizados publicamente. Em seguida, alguns indicadores de desempenho foram criados para quantificar a intensidade e persistência do impacto na mobilidade durante os eventos e comparados com dias regulares, comparando seus padrões. Esta analise evidenciou que existe uma interferência durante a ocorrência dos eventos tanto na mobilidade quanto no acesso aos locais. Este impacto varia de acordo com o evento (público, faixa etária, tipo), podendo se caracterizar tanto em termos de intensidade quanto em termos de persistência. |
id |
PUC_PR-27_a79dab2d4360273bda0dd1b53518574a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/27183 |
network_acronym_str |
PUC_PR-27 |
network_name_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade UrbanaMobilidade urbana. Eventos. Rede Social. Transporte. Ônibus.A mobilidade em megacidades tem se tornado um problema relevante para todos que transitam em regiões de intenso tráfego de veículos e pessoas. Este problema é agravado durante a ocorrência de grandes eventos como partidas esportivas, feiras e concertos musicais que atraem uma elevada audiência. Neste contexto, o Allianz Parque é um importante local que oferece eventos no Brasil, ao mesmo tempo que é uma região onde se observa um elevado tráfego urbano. Para se obter dados do fluxo de pedestres e ao mesmo tempo de veículos do transporte público na região, ferramentas de Big Data foram empregadas a partir das redes sociais, capturando informações de localização geográfica, instante das postagens, e posições dos veículos disponibilizados publicamente. Em seguida, alguns indicadores de desempenho foram criados para quantificar a intensidade e persistência do impacto na mobilidade durante os eventos e comparados com dias regulares, comparando seus padrões. Esta analise evidenciou que existe uma interferência durante a ocorrência dos eventos tanto na mobilidade quanto no acesso aos locais. Este impacto varia de acordo com o evento (público, faixa etária, tipo), podendo se caracterizar tanto em termos de intensidade quanto em termos de persistência.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27183Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27183/24707Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Daniel de OliveiraSantos, Bernardo Brasil Garcia Rodrigues dosCardoso, Nicoli RamosPirinausky, VictorMusich, Guilherme dos Santos2020-12-15T20:56:19Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/27183Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-12-15T20:56:19Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana |
title |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana |
spellingShingle |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana Mota, Daniel de Oliveira Mobilidade urbana. Eventos. Rede Social. Transporte. Ônibus. |
title_short |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana |
title_full |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana |
title_fullStr |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana |
title_full_unstemmed |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana |
title_sort |
Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana |
author |
Mota, Daniel de Oliveira |
author_facet |
Mota, Daniel de Oliveira Santos, Bernardo Brasil Garcia Rodrigues dos Cardoso, Nicoli Ramos Pirinausky, Victor Musich, Guilherme dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bernardo Brasil Garcia Rodrigues dos Cardoso, Nicoli Ramos Pirinausky, Victor Musich, Guilherme dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Daniel de Oliveira Santos, Bernardo Brasil Garcia Rodrigues dos Cardoso, Nicoli Ramos Pirinausky, Victor Musich, Guilherme dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade urbana. Eventos. Rede Social. Transporte. Ônibus. |
topic |
Mobilidade urbana. Eventos. Rede Social. Transporte. Ônibus. |
description |
A mobilidade em megacidades tem se tornado um problema relevante para todos que transitam em regiões de intenso tráfego de veículos e pessoas. Este problema é agravado durante a ocorrência de grandes eventos como partidas esportivas, feiras e concertos musicais que atraem uma elevada audiência. Neste contexto, o Allianz Parque é um importante local que oferece eventos no Brasil, ao mesmo tempo que é uma região onde se observa um elevado tráfego urbano. Para se obter dados do fluxo de pedestres e ao mesmo tempo de veículos do transporte público na região, ferramentas de Big Data foram empregadas a partir das redes sociais, capturando informações de localização geográfica, instante das postagens, e posições dos veículos disponibilizados publicamente. Em seguida, alguns indicadores de desempenho foram criados para quantificar a intensidade e persistência do impacto na mobilidade durante os eventos e comparados com dias regulares, comparando seus padrões. Esta analise evidenciou que existe uma interferência durante a ocorrência dos eventos tanto na mobilidade quanto no acesso aos locais. Este impacto varia de acordo com o evento (público, faixa etária, tipo), podendo se caracterizar tanto em termos de intensidade quanto em termos de persistência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27183 |
url |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27183/24707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020) Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020) Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020) 2175-3369 reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) instacron:PUC_PR |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
instacron_str |
PUC_PR |
institution |
PUC_PR |
reponame_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
collection |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository.name.fl_str_mv |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
repository.mail.fl_str_mv |
urbe@pucpr.br |
_version_ |
1799125955704258560 |