[en] A PROACTIVE MODEL OF SUPPLY CHAIN RISK MANAGEMENT.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13213@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13213
Resumo: [pt] Uma nova cadeia de suprimentos vem sendo observada nos últimos anos: focada, enxuta, flexível, participativa, contudo frágil, vulnerável. Interrupções já têm sido sentidas pelas empresas, e a sensação de insegurança tem se propagado, com questionamentos a cerca da vulnerabilidade das cadeias. Tornar as empresas resilientes aos fatores aleatórios é o que tem sido buscado nos estudos e pesquisas no mundo, principalmente pelo fato de que se tornar uma empresa resiliente é possuir uma fonte de vantagens competitivas em relação às demais. Aliando-se às pesquisas mais recentes na área de gerenciamento da cadeia de suprimentos, esta tese vem propor um modelo pró- ativo de monitoramento de riscos nos processos essenciais da cadeia de suprimentos, adaptando o modelo Reason de acidente organizacional ao modelo de integração e gerenciamento de processos de negócios de uma cadeia de suprimentos de Lambert e Cooper. Os vetores orientadores para a adaptação foram: o tripé estrutural do modelo de gerenciamento da cadeia de suprimentos proposto por Lambert e Cooper; e o modelo de segurança de aviação da Marinha do Brasil.
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