RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@2
Resumo: Esta pesquisa de doutoramento traz como objeto central as percepções dos adolescentes sobre (in)sucesso escolar e racismo. Com isso, buscamos compreender como a tônica do racismo opera ao se tratar de sucesso e fracasso a partir do olhar de adolescentes nas séries finais do ensino fundamental II. Para a pesquisa foi feito um estudo de caso a partir duas escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense com adolescentes de oitavo e nono anos, na faixa etária de 13 a 15 anos. A pesquisa tem como característica ser um estudo de caso com abordagem qualitativa e analisada a partir dos dados obtidos nas observações da rotina escolar, nos questionários e em oficinas pedagógicas realizadas com os adolescentes. Buscamos compreender como os estudantes percebiam o racismo nas suas experiências escolares e cotidianas, a compreensão do sucesso e do fracasso escolar e a influência das redes de suporte e seus incentivos como agência fundamental na experiência do sucesso escolar. Observou-se que a violência racial é consolidada através do silêncio e o uso do tom da voz como instrumento de poder, de superioridade e opressão para quem ocupa um lugar hegemônico. Os estudantes negros fazem do silêncio uma estratégia de sobrevivência, ao mesmo tempo em que criam situações seguras para falar sobre o racismo. A tônica da violência do racismo se expressa através dos xingamentos no momento de conflitos ou apelidos que são naturalizados como brincadeira e afeto. O mito da democracia racial é escamoteado na ideologia da igualdade e da perspectiva religiosa. A família, na representação da figura materna, principalmente, continua sendo a principal rede de apoio na construção do empoderamento do sucesso escolar, no entanto, a novidade é o uso da internet como forma de apoio nos momentos de dificuldades e de ausência familiar entre os estudantes de baixa renda. Concluímos que o não olhar crítico dos adolescentes sobre o racismo e o debate de sucesso e fracasso escolar estão coerentes com a lógica que se estabelece em uma sociedade pautada na hierarquização racial e sob os efeitos da colonialidade. A existência de uma miopia racial, ou seja, a dificuldade de enxergar as tramas do racismo ou a visão embaçada sobre ele gera vantagens e desvantagens que são a prova de sua funcionalidade.
id PUC_RIO-1_0571dbf9849dddcb4374fc9ad21f8164
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:45379
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOLRACISMO E (IN)SUCESSO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II2019-02-21ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO74225642704lattes.cnpq.br/8170349662210452KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZAKELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZAALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOMURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITOKELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZAMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOANDREIA CLAPP SALVADOR04469650730SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta pesquisa de doutoramento traz como objeto central as percepções dos adolescentes sobre (in)sucesso escolar e racismo. Com isso, buscamos compreender como a tônica do racismo opera ao se tratar de sucesso e fracasso a partir do olhar de adolescentes nas séries finais do ensino fundamental II. Para a pesquisa foi feito um estudo de caso a partir duas escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense com adolescentes de oitavo e nono anos, na faixa etária de 13 a 15 anos. A pesquisa tem como característica ser um estudo de caso com abordagem qualitativa e analisada a partir dos dados obtidos nas observações da rotina escolar, nos questionários e em oficinas pedagógicas realizadas com os adolescentes. Buscamos compreender como os estudantes percebiam o racismo nas suas experiências escolares e cotidianas, a compreensão do sucesso e do fracasso escolar e a influência das redes de suporte e seus incentivos como agência fundamental na experiência do sucesso escolar. Observou-se que a violência racial é consolidada através do silêncio e o uso do tom da voz como instrumento de poder, de superioridade e opressão para quem ocupa um lugar hegemônico. Os estudantes negros fazem do silêncio uma estratégia de sobrevivência, ao mesmo tempo em que criam situações seguras para falar sobre o racismo. A tônica da violência do racismo se expressa através dos xingamentos no momento de conflitos ou apelidos que são naturalizados como brincadeira e afeto. O mito da democracia racial é escamoteado na ideologia da igualdade e da perspectiva religiosa. A família, na representação da figura materna, principalmente, continua sendo a principal rede de apoio na construção do empoderamento do sucesso escolar, no entanto, a novidade é o uso da internet como forma de apoio nos momentos de dificuldades e de ausência familiar entre os estudantes de baixa renda. Concluímos que o não olhar crítico dos adolescentes sobre o racismo e o debate de sucesso e fracasso escolar estão coerentes com a lógica que se estabelece em uma sociedade pautada na hierarquização racial e sob os efeitos da colonialidade. A existência de uma miopia racial, ou seja, a dificuldade de enxergar as tramas do racismo ou a visão embaçada sobre ele gera vantagens e desvantagens que são a prova de sua funcionalidade.This doctoral research brings as main object the perceptions of teenagers about school failure and racism. With this, we aim at understand how the tonic of racism operates when dealing with success and failure from the perspective of teenagers in the final series of middle school. For the research, a case study was conducted from two public schools located in Rio de Janeiro and the Baixada Fluminense municipalities with teeneagers from eighth and ninth years of the middle school, with 13 to 15 years. The research has as characteristic to be a case study with qualitative approach and analyzed from the data obtained in the observations of the school routine, in the questionnarie and in pedagogical workshops with teenagers. We aimed at understand how students perceived racism in their school and everyday experiences, their understanding of school success and failure, and the influence of support networks and their incentives as a key in the school success experience. It was observed that racial violence is consolidated through silence and the use of the tone of voice as an instrument of power, superiority and oppression for those who occupy a hegemonic place. Black students make silence as a survival strategy, while creating secure situations to talk about racism. The tonic of violence of racism is expressed through the curses in the moment of conflicts or nicknames that are naturalized as a joke and affection. The racial democracy myth is swept under in the ideology of equality and religious perspective. The family, in the representation of the maternal figure, mainly, continues being the main support network in the construction of the empowerment of the school success, nevertheless, the novelty is the use of the Internet like way of support in the moments of difficulties and of familiar absence between the low-income students. We conclude that the non-critical view of teenagers on racism and the debate about school success and failure is consistent with the logic established in a society based on racial hierarchy and under the effects of coloniality. The existence of a racial myopia, that is, the difficulty of seeing the plots of racism or the embarrassed view on it generates advantages and disadvantages that is the proof of its functionality.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:01Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:45379Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv RACISMO E (IN)SUCESSO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
spellingShingle RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
title_short RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
title_full RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
title_fullStr RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
title_full_unstemmed RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
title_sort RACISM AND SCHOOL (UNDER)ACHIEVEMENT: PERCEPTIONS AND SCHOOL EXPERIENCES OF TEENAGERS AT THE LAST OF MIDDLE SCHOOL
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
author_facet SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co2ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co2Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 74225642704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8170349662210452
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANDREIA CLAPP SALVADOR
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04469650730
dc.contributor.author.fl_str_mv SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO
contributor_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
ANDREIA CLAPP SALVADOR
description Esta pesquisa de doutoramento traz como objeto central as percepções dos adolescentes sobre (in)sucesso escolar e racismo. Com isso, buscamos compreender como a tônica do racismo opera ao se tratar de sucesso e fracasso a partir do olhar de adolescentes nas séries finais do ensino fundamental II. Para a pesquisa foi feito um estudo de caso a partir duas escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense com adolescentes de oitavo e nono anos, na faixa etária de 13 a 15 anos. A pesquisa tem como característica ser um estudo de caso com abordagem qualitativa e analisada a partir dos dados obtidos nas observações da rotina escolar, nos questionários e em oficinas pedagógicas realizadas com os adolescentes. Buscamos compreender como os estudantes percebiam o racismo nas suas experiências escolares e cotidianas, a compreensão do sucesso e do fracasso escolar e a influência das redes de suporte e seus incentivos como agência fundamental na experiência do sucesso escolar. Observou-se que a violência racial é consolidada através do silêncio e o uso do tom da voz como instrumento de poder, de superioridade e opressão para quem ocupa um lugar hegemônico. Os estudantes negros fazem do silêncio uma estratégia de sobrevivência, ao mesmo tempo em que criam situações seguras para falar sobre o racismo. A tônica da violência do racismo se expressa através dos xingamentos no momento de conflitos ou apelidos que são naturalizados como brincadeira e afeto. O mito da democracia racial é escamoteado na ideologia da igualdade e da perspectiva religiosa. A família, na representação da figura materna, principalmente, continua sendo a principal rede de apoio na construção do empoderamento do sucesso escolar, no entanto, a novidade é o uso da internet como forma de apoio nos momentos de dificuldades e de ausência familiar entre os estudantes de baixa renda. Concluímos que o não olhar crítico dos adolescentes sobre o racismo e o debate de sucesso e fracasso escolar estão coerentes com a lógica que se estabelece em uma sociedade pautada na hierarquização racial e sob os efeitos da colonialidade. A existência de uma miopia racial, ou seja, a dificuldade de enxergar as tramas do racismo ou a visão embaçada sobre ele gera vantagens e desvantagens que são a prova de sua funcionalidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45379@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324946742870016