[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REGINA MARIA BRAGA ESCH
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715
Resumo: [pt] Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para o letramento em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e ancorada na multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio- me em Allwright & Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como local propício à construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997) quanto ao aspecto social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein (2000) e Royce (2002) no que concerne à complementaridade intersemiótica como facilitadora do processo de construção do conhecimento. Textos produzidos pelos alunos foram selecionados para compor o corpus deste estudo, exemplificando as etapas de escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição para histórias em quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro texto. Com suporte em Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram analisadas a configuração contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à multimodalidade e à importância da semiose visual foi observada a adequação imagem-texto (fala dos personagens e contorno de balão, expressão facial e corporal, cenário), segundo Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção de atividades desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como recursos para que os alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais refletindo em seus textos suas experiências sócio-histórico-culturais.
id PUC_RIO-1_065b0eeeaea96033d63bd85925baba03
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6715
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE[en] KNOWLEDGE-CONSTRUCTION IN AN ENGLISH CLASSROOM: GENRE-BASED LITERACY AND MULTIMODALITY[pt] LINGUA ESTRANGEIRA[pt] COMPLEMENTARIDADE[pt] LETRAMENTO EM GENERO[pt] CONTEXTO ESCOLAR[pt] INGLES[pt] MULTIMODALIDADE[en] 2ND LANGUAGE[en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY[en] GENRE-BASED APPROACH[en] SCHOOL CONTEXT[en] ENGLISH[en] MULTIMODALITY[pt] Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para o letramento em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e ancorada na multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio- me em Allwright & Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como local propício à construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997) quanto ao aspecto social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein (2000) e Royce (2002) no que concerne à complementaridade intersemiótica como facilitadora do processo de construção do conhecimento. Textos produzidos pelos alunos foram selecionados para compor o corpus deste estudo, exemplificando as etapas de escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição para histórias em quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro texto. Com suporte em Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram analisadas a configuração contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à multimodalidade e à importância da semiose visual foi observada a adequação imagem-texto (fala dos personagens e contorno de balão, expressão facial e corporal, cenário), segundo Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção de atividades desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como recursos para que os alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais refletindo em seus textos suas experiências sócio-histórico-culturais.[en] This study investigates how a genre-based methodology, focused on literacy development, as suggested by the National Curricular Parameters, and anchored in multimodality facilitates knowledge- construction by a group of English as a Foreign Language students, aged 9-10, in the 3rd grade of a private elementary school in Rio de Janeiro. This research is based on Allwright & Bailey (1991), and Wenger (1998), for whom the classroom is a space favourable to knowledge-construction; on Kern (2000) and Johns (1997), whose theories focus on the social and cognitive aspects of literacy, and on Kress (2000), Stein (2000), and Royce (2002), concerning the intersemiotic complementarity which facilitates the knowledge-construction process. The corpus of this study is composed of student-produced texts selected to exemplify the stages of drafting, re-drafting, illustrated text-writing and text- transposition to comic strips, which were developed during the exploration of a text book unit. The analysis of this material was carried out according to Halliday and Hasan (1989) and Ventola (1987a), for whom language is an expression of social behaviour in situational contexts, and according to Kress & van Leeuwen (1996), who point out the importance of the visual semiotic system as a resource for meaning- making. The text analysis and the reflection on the pedagogical work developed suggest the importance of offering challenging activities that are focused on a genre-based approach, as resources for learners to appropriate themselves of the target language in social contexts, while showing in their texts their social-historicalcultural experiences.MAXWELLINES KAYON DE MILLERREGINA MARIA BRAGA ESCH2005-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6715Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
[en] KNOWLEDGE-CONSTRUCTION IN AN ENGLISH CLASSROOM: GENRE-BASED LITERACY AND MULTIMODALITY
title [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
spellingShingle [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
REGINA MARIA BRAGA ESCH
[pt] LINGUA ESTRANGEIRA
[pt] COMPLEMENTARIDADE
[pt] LETRAMENTO EM GENERO
[pt] CONTEXTO ESCOLAR
[pt] INGLES
[pt] MULTIMODALIDADE
[en] 2ND LANGUAGE
[en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY
[en] GENRE-BASED APPROACH
[en] SCHOOL CONTEXT
[en] ENGLISH
[en] MULTIMODALITY
title_short [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
title_full [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
title_fullStr [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
title_full_unstemmed [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
title_sort [pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
author REGINA MARIA BRAGA ESCH
author_facet REGINA MARIA BRAGA ESCH
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.author.fl_str_mv REGINA MARIA BRAGA ESCH
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LINGUA ESTRANGEIRA
[pt] COMPLEMENTARIDADE
[pt] LETRAMENTO EM GENERO
[pt] CONTEXTO ESCOLAR
[pt] INGLES
[pt] MULTIMODALIDADE
[en] 2ND LANGUAGE
[en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY
[en] GENRE-BASED APPROACH
[en] SCHOOL CONTEXT
[en] ENGLISH
[en] MULTIMODALITY
topic [pt] LINGUA ESTRANGEIRA
[pt] COMPLEMENTARIDADE
[pt] LETRAMENTO EM GENERO
[pt] CONTEXTO ESCOLAR
[pt] INGLES
[pt] MULTIMODALIDADE
[en] 2ND LANGUAGE
[en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY
[en] GENRE-BASED APPROACH
[en] SCHOOL CONTEXT
[en] ENGLISH
[en] MULTIMODALITY
description [pt] Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para o letramento em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e ancorada na multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio- me em Allwright & Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como local propício à construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997) quanto ao aspecto social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein (2000) e Royce (2002) no que concerne à complementaridade intersemiótica como facilitadora do processo de construção do conhecimento. Textos produzidos pelos alunos foram selecionados para compor o corpus deste estudo, exemplificando as etapas de escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição para histórias em quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro texto. Com suporte em Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram analisadas a configuração contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à multimodalidade e à importância da semiose visual foi observada a adequação imagem-texto (fala dos personagens e contorno de balão, expressão facial e corporal, cenário), segundo Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção de atividades desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como recursos para que os alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais refletindo em seus textos suas experiências sócio-histórico-culturais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822553809584128