[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715 |
Resumo: | [pt] Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para o letramento em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e ancorada na multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio- me em Allwright & Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como local propício à construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997) quanto ao aspecto social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein (2000) e Royce (2002) no que concerne à complementaridade intersemiótica como facilitadora do processo de construção do conhecimento. Textos produzidos pelos alunos foram selecionados para compor o corpus deste estudo, exemplificando as etapas de escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição para histórias em quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro texto. Com suporte em Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram analisadas a configuração contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à multimodalidade e à importância da semiose visual foi observada a adequação imagem-texto (fala dos personagens e contorno de balão, expressão facial e corporal, cenário), segundo Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção de atividades desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como recursos para que os alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais refletindo em seus textos suas experiências sócio-histórico-culturais. |
id |
PUC_RIO-1_065b0eeeaea96033d63bd85925baba03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:6715 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE[en] KNOWLEDGE-CONSTRUCTION IN AN ENGLISH CLASSROOM: GENRE-BASED LITERACY AND MULTIMODALITY[pt] LINGUA ESTRANGEIRA[pt] COMPLEMENTARIDADE[pt] LETRAMENTO EM GENERO[pt] CONTEXTO ESCOLAR[pt] INGLES[pt] MULTIMODALIDADE[en] 2ND LANGUAGE[en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY[en] GENRE-BASED APPROACH[en] SCHOOL CONTEXT[en] ENGLISH[en] MULTIMODALITY[pt] Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para o letramento em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e ancorada na multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio- me em Allwright & Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como local propício à construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997) quanto ao aspecto social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein (2000) e Royce (2002) no que concerne à complementaridade intersemiótica como facilitadora do processo de construção do conhecimento. Textos produzidos pelos alunos foram selecionados para compor o corpus deste estudo, exemplificando as etapas de escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição para histórias em quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro texto. Com suporte em Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram analisadas a configuração contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à multimodalidade e à importância da semiose visual foi observada a adequação imagem-texto (fala dos personagens e contorno de balão, expressão facial e corporal, cenário), segundo Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção de atividades desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como recursos para que os alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais refletindo em seus textos suas experiências sócio-histórico-culturais.[en] This study investigates how a genre-based methodology, focused on literacy development, as suggested by the National Curricular Parameters, and anchored in multimodality facilitates knowledge- construction by a group of English as a Foreign Language students, aged 9-10, in the 3rd grade of a private elementary school in Rio de Janeiro. This research is based on Allwright & Bailey (1991), and Wenger (1998), for whom the classroom is a space favourable to knowledge-construction; on Kern (2000) and Johns (1997), whose theories focus on the social and cognitive aspects of literacy, and on Kress (2000), Stein (2000), and Royce (2002), concerning the intersemiotic complementarity which facilitates the knowledge-construction process. The corpus of this study is composed of student-produced texts selected to exemplify the stages of drafting, re-drafting, illustrated text-writing and text- transposition to comic strips, which were developed during the exploration of a text book unit. The analysis of this material was carried out according to Halliday and Hasan (1989) and Ventola (1987a), for whom language is an expression of social behaviour in situational contexts, and according to Kress & van Leeuwen (1996), who point out the importance of the visual semiotic system as a resource for meaning- making. The text analysis and the reflection on the pedagogical work developed suggest the importance of offering challenging activities that are focused on a genre-based approach, as resources for learners to appropriate themselves of the target language in social contexts, while showing in their texts their social-historicalcultural experiences.MAXWELLINES KAYON DE MILLERREGINA MARIA BRAGA ESCH2005-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6715Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE [en] KNOWLEDGE-CONSTRUCTION IN AN ENGLISH CLASSROOM: GENRE-BASED LITERACY AND MULTIMODALITY |
title |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE |
spellingShingle |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE REGINA MARIA BRAGA ESCH [pt] LINGUA ESTRANGEIRA [pt] COMPLEMENTARIDADE [pt] LETRAMENTO EM GENERO [pt] CONTEXTO ESCOLAR [pt] INGLES [pt] MULTIMODALIDADE [en] 2ND LANGUAGE [en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY [en] GENRE-BASED APPROACH [en] SCHOOL CONTEXT [en] ENGLISH [en] MULTIMODALITY |
title_short |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE |
title_full |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE |
title_fullStr |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE |
title_full_unstemmed |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE |
title_sort |
[pt] A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE |
author |
REGINA MARIA BRAGA ESCH |
author_facet |
REGINA MARIA BRAGA ESCH |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
INES KAYON DE MILLER |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REGINA MARIA BRAGA ESCH |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] LINGUA ESTRANGEIRA [pt] COMPLEMENTARIDADE [pt] LETRAMENTO EM GENERO [pt] CONTEXTO ESCOLAR [pt] INGLES [pt] MULTIMODALIDADE [en] 2ND LANGUAGE [en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY [en] GENRE-BASED APPROACH [en] SCHOOL CONTEXT [en] ENGLISH [en] MULTIMODALITY |
topic |
[pt] LINGUA ESTRANGEIRA [pt] COMPLEMENTARIDADE [pt] LETRAMENTO EM GENERO [pt] CONTEXTO ESCOLAR [pt] INGLES [pt] MULTIMODALIDADE [en] 2ND LANGUAGE [en] INTERSEMIOTIC COMPLEMENTARITY [en] GENRE-BASED APPROACH [en] SCHOOL CONTEXT [en] ENGLISH [en] MULTIMODALITY |
description |
[pt] Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para o letramento em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e ancorada na multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio- me em Allwright & Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como local propício à construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997) quanto ao aspecto social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein (2000) e Royce (2002) no que concerne à complementaridade intersemiótica como facilitadora do processo de construção do conhecimento. Textos produzidos pelos alunos foram selecionados para compor o corpus deste estudo, exemplificando as etapas de escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição para histórias em quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro texto. Com suporte em Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram analisadas a configuração contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à multimodalidade e à importância da semiose visual foi observada a adequação imagem-texto (fala dos personagens e contorno de balão, expressão facial e corporal, cenário), segundo Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção de atividades desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como recursos para que os alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais refletindo em seus textos suas experiências sócio-histórico-culturais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822553809584128 |