Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Inês Castelo Branco de Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104106
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b4df1c6969fa75998de7c0cb8ce8f30b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturasEnglish and Spanish in the classroom: different contexts, different culturesculturaensinoInglêsEspanholcontextocultureteachingEnglishSpanishcontextRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de LetrasO conceito de cultura abrange diferentes campos, sendo que Cultura, com maiúscula, se refere àcultura dita de elite, isto é, à literatura, música, pintura, etc. Por outro lado, cultura com minúsculaengloba os valores, crenças, tradições e práticas de uma comunidade em particular.Ao analisar os manuais escolares adotados em ambas as disciplinas que lecionei neste ano letivo,constatei que a cultura no sentido mais abrangente que indico acima tinha muito pouco destaque e,nos casos em que estava presente, acabava por raramente passar de uma menção breve e informativa,em vez de suscitar uma reflexão crítica. Este trabalho surge da necessidade de colmatar esta lacuna.Vários autores (Agar, 1996; Barker, 2004) defendem que não é possível ensinar a língua sem a cultura,pois elas são indissociáveis. O presente documento aborda a importância da cultura na sala de aula delíngua estrangeira, visto que o ensino da cultura, por vezes, parece esquecido em detrimento do ensinoda língua, apesar de o ensino da língua de forma isolada ser inviável. Para tal, são expostas e objetode análise crítica as estratégias que utilizei durante a minha prática pedagógica, onde foramexplorados diferentes contextos de práticas culturais, recorrendo a materiais autênticos, adaptadosao nível e contexto da turma, e a sua importância na aprendizagem da língua.A cultura não é exclusiva de alguns: todos os indivíduos pertencem a uma cultura, o que pressupõediferenças entre si. Porém, a maneira de poderem comunicar é estabelecendo pontes através dassemelhanças que partilham, para além do respeito pela diferença. Sem a cultura, não é possívelestabelecer estas ligações e comunicar com o outro.The concept of culture comprises different areas. On the one hand, Culture, with capital letter, refersto the so-called elite culture, that is, literature, music, painting, etc. On the other hand, culture withlower case encompasses the values, beliefs, traditions and habits of a specific community.After analyzing the student books used in both subjects that I have taught during this school year, Inoticed that culture in the broad sense, as referred to before, did not seem to be given a muchimportance and, when it was featured, it rarely went beyond a brief and informative mention, ratherthan fostering critical reflection. The theme choice for this work arises from the need to fill this gap.Several authors (Agar, 1996; Barker, 2004) argue that it is not possible to teach language withoutculture, as they are inseparable. This document addresses the importance of culture in the foreignlanguage classroom, as teaching culture sometimes seems to be less valued than teaching language,even though teaching only language is unfeasible. For this purpose, I will share and analyse thestrategies that I have used during my internship, where I explored different contexts of culturalpractices, and authentic materials, adapted to the level and context of the class, and their importancein language learning .Culture is not exclusive to just a few people: all individuals belong to a culture, which means that therewill surely be differences between them. However, they are able to communicate by connectingthrough the similarities they share, in addition to the respect for that which is different. Withoutculture, it is not possible to establish these connections and to communicate with each other.2022-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104106http://hdl.handle.net/10316/104106TID:203125274porCardoso, Inês Castelo Branco de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:40:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:49.162334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
English and Spanish in the classroom: different contexts, different cultures
title Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
spellingShingle Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
Cardoso, Inês Castelo Branco de Vasconcelos
cultura
ensino
Inglês
Espanhol
contexto
culture
teaching
English
Spanish
context
title_short Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
title_full Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
title_fullStr Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
title_full_unstemmed Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
title_sort Inglês e Espanhol na sala de aula: outros contextos, outras culturas
author Cardoso, Inês Castelo Branco de Vasconcelos
author_facet Cardoso, Inês Castelo Branco de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Inês Castelo Branco de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv cultura
ensino
Inglês
Espanhol
contexto
culture
teaching
English
Spanish
context
topic cultura
ensino
Inglês
Espanhol
contexto
culture
teaching
English
Spanish
context
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104106
http://hdl.handle.net/10316/104106
TID:203125274
url http://hdl.handle.net/10316/104106
identifier_str_mv TID:203125274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099898630144