ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@2
Resumo: A presente dissertação de mestrado discute aspectos teóricos e empíricos sobre tais déficits por meio de um estudo de revisão sistemática e um estudo empírico. O primeiro estudo de revisão sistemática, buscou identificar os principais instrumentos psicométricos de avaliação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade utilizados na produção científica brasileira. Foi realizada uma busca na literatura em três bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS e selecionados 22 artigos finais. Os dados sugerem um crescimento sutil no número de estudos, amostras compostas predominantemente por crianças do sexo masculino, a escola como o local de maior condução de coletas de dados, variáveis e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade e oito instrumentos mais utilizados e adaptados ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscou identificar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, bem como sua relação com outras características comportamentais e sociodemográficas em uma amostra de 386 crianças cariocas (M= 9,46; DP= 1,34). Os dados foram mensurados por meio dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados indicaram correlações positivas entre problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais. Não foram identificadas diferenças entre sexo e problemas emocionais, nem diferença entre escolas públicas e privadas e faixas etárias distintas para nenhum das variáveis. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre o déficit de atenção e hiperatividade e as demais variáveis envolvidas.
id PUC_RIO-1_06c701854befa6a586506c58c8cc4cdf
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:50306
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO SINTOMAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2020-05-27JULIANE CALLEGARO BORSA81029942072lattes.cnpq.br/3492936364312399JULIANE CALLEGARO BORSACIDIANE VAZ GONCALVESCLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITASCIDIANE VAZ GONCALVESCLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS14249896714lattes.cnpq.br/5929756482617403MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRA presente dissertação de mestrado discute aspectos teóricos e empíricos sobre tais déficits por meio de um estudo de revisão sistemática e um estudo empírico. O primeiro estudo de revisão sistemática, buscou identificar os principais instrumentos psicométricos de avaliação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade utilizados na produção científica brasileira. Foi realizada uma busca na literatura em três bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS e selecionados 22 artigos finais. Os dados sugerem um crescimento sutil no número de estudos, amostras compostas predominantemente por crianças do sexo masculino, a escola como o local de maior condução de coletas de dados, variáveis e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade e oito instrumentos mais utilizados e adaptados ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscou identificar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, bem como sua relação com outras características comportamentais e sociodemográficas em uma amostra de 386 crianças cariocas (M= 9,46; DP= 1,34). Os dados foram mensurados por meio dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados indicaram correlações positivas entre problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais. Não foram identificadas diferenças entre sexo e problemas emocionais, nem diferença entre escolas públicas e privadas e faixas etárias distintas para nenhum das variáveis. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre o déficit de atenção e hiperatividade e as demais variáveis envolvidas.The present masters dissertation debates theoretical and empirical aspects about such deficits by means of a study of systematic review and an empirical study. The first study of systematic review sought to identify the main psychometric assessment tools utilized within the brazilian scientific production. A research in literature has been carried out on three databases such as PePSIC, SciELO, and LILACS and 22 final publications have been selected. The data indicates a slight growth on the quantity of studies, samples composed predominantly of male children, schools as the most common place for the execution of data collection, variables and comorbidities associated to attention deficit and hyperactivity, and eight instruments of the most utilized and adapted to the brazilian context. The second study sought to identify the symptoms of attention deficit and hyperactivity, as well as their relationship with other behavioral and sociodemographic characteristics, within a 386 child sample from cariocas (M= 9,46; DP=1,34). The Child Behavior Checklist (CBCL) and Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) instruments have measured the data. The results indicate positive correlations between attention/emotional issues and attention/behavioral issues. No difference between male and female and neither between public and private schools nor distinct age groups were identified for any of the variables. This data contributes for a wider comprehension of the relationship between attention deficit and hyperactivity and the rest of the involved variables.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:54Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50306Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv SINTOMAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
title ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
spellingShingle ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO
title_short ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
title_full ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
title_fullStr ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
title_sort ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
author MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO
author_facet MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JULIANE CALLEGARO BORSA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 81029942072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3492936364312399
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JULIANE CALLEGARO BORSA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CIDIANE VAZ GONCALVES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CIDIANE VAZ GONCALVES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14249896714
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5929756482617403
dc.contributor.author.fl_str_mv MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO
contributor_str_mv JULIANE CALLEGARO BORSA
JULIANE CALLEGARO BORSA
CIDIANE VAZ GONCALVES
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS
CIDIANE VAZ GONCALVES
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS
description A presente dissertação de mestrado discute aspectos teóricos e empíricos sobre tais déficits por meio de um estudo de revisão sistemática e um estudo empírico. O primeiro estudo de revisão sistemática, buscou identificar os principais instrumentos psicométricos de avaliação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade utilizados na produção científica brasileira. Foi realizada uma busca na literatura em três bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS e selecionados 22 artigos finais. Os dados sugerem um crescimento sutil no número de estudos, amostras compostas predominantemente por crianças do sexo masculino, a escola como o local de maior condução de coletas de dados, variáveis e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade e oito instrumentos mais utilizados e adaptados ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscou identificar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, bem como sua relação com outras características comportamentais e sociodemográficas em uma amostra de 386 crianças cariocas (M= 9,46; DP= 1,34). Os dados foram mensurados por meio dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados indicaram correlações positivas entre problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais. Não foram identificadas diferenças entre sexo e problemas emocionais, nem diferença entre escolas públicas e privadas e faixas etárias distintas para nenhum das variáveis. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre o déficit de atenção e hiperatividade e as demais variáveis envolvidas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324952684101632