[en] ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50306 |
Resumo: | [pt] A presente dissertação de mestrado discute aspectos teóricos e empíricos sobre tais déficits por meio de um estudo de revisão sistemática e um estudo empírico. O primeiro estudo de revisão sistemática, buscou identificar os principais instrumentos psicométricos de avaliação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade utilizados na produção científica brasileira. Foi realizada uma busca na literatura em três bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS e selecionados 22 artigos finais. Os dados sugerem um crescimento sutil no número de estudos, amostras compostas predominantemente por crianças do sexo masculino, a escola como o local de maior condução de coletas de dados, variáveis e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade e oito instrumentos mais utilizados e adaptados ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscou identificar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, bem como sua relação com outras características comportamentais e sociodemográficas em uma amostra de 386 crianças cariocas (M= 9,46; DP= 1,34). Os dados foram mensurados por meio dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados indicaram correlações positivas entre problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais. Não foram identificadas diferenças entre sexo e problemas emocionais, nem diferença entre escolas públicas e privadas e faixas etárias distintas para nenhum das variáveis. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre o déficit de atenção e hiperatividade e as demais variáveis envolvidas. |
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[en] ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY SYMPTOMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM THE CITY RIO DE JANEIRO [pt] SINTOMAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO [pt] CRIANCAS[pt] HIPERATIVIDADE[pt] DEFICIT DE ATENCAO[pt] AVALIACAO PSICOLOGICA[en] CHILDREN[en] HYPERACTIVITY[en] ATTENTION DEFICIT[en] PSYCHOLOGICAL EVALUATION[pt] A presente dissertação de mestrado discute aspectos teóricos e empíricos sobre tais déficits por meio de um estudo de revisão sistemática e um estudo empírico. O primeiro estudo de revisão sistemática, buscou identificar os principais instrumentos psicométricos de avaliação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade utilizados na produção científica brasileira. Foi realizada uma busca na literatura em três bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS e selecionados 22 artigos finais. Os dados sugerem um crescimento sutil no número de estudos, amostras compostas predominantemente por crianças do sexo masculino, a escola como o local de maior condução de coletas de dados, variáveis e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade e oito instrumentos mais utilizados e adaptados ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscou identificar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, bem como sua relação com outras características comportamentais e sociodemográficas em uma amostra de 386 crianças cariocas (M= 9,46; DP= 1,34). Os dados foram mensurados por meio dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados indicaram correlações positivas entre problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais. Não foram identificadas diferenças entre sexo e problemas emocionais, nem diferença entre escolas públicas e privadas e faixas etárias distintas para nenhum das variáveis. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre o déficit de atenção e hiperatividade e as demais variáveis envolvidas.[en] The present masters dissertation debates theoretical and empirical aspects about such deficits by means of a study of systematic review and an empirical study. The first study of systematic review sought to identify the main psychometric assessment tools utilized within the brazilian scientific production. A research in literature has been carried out on three databases such as PePSIC, SciELO, and LILACS and 22 final publications have been selected. The data indicates a slight growth on the quantity of studies, samples composed predominantly of male children, schools as the most common place for the execution of data collection, variables and comorbidities associated to attention deficit and hyperactivity, and eight instruments of the most utilized and adapted to the brazilian context. The second study sought to identify the symptoms of attention deficit and hyperactivity, as well as their relationship with other behavioral and sociodemographic characteristics, within a 386 child sample from cariocas (M= 9,46; DP=1,34). The Child Behavior Checklist (CBCL) and Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) instruments have measured the data. The results indicate positive correlations between attention/emotional issues and attention/behavioral issues. No difference between male and female and neither between public and private schools nor distinct age groups were identified for any of the variables. This data contributes for a wider comprehension of the relationship between attention deficit and hyperactivity and the rest of the involved variables.MAXWELLJULIANE CALLEGARO BORSAMILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO2020-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50306porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50306Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] A presente dissertação de mestrado discute aspectos teóricos e empíricos sobre tais déficits por meio de um estudo de revisão sistemática e um estudo empírico. O primeiro estudo de revisão sistemática, buscou identificar os principais instrumentos psicométricos de avaliação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade utilizados na produção científica brasileira. Foi realizada uma busca na literatura em três bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS e selecionados 22 artigos finais. Os dados sugerem um crescimento sutil no número de estudos, amostras compostas predominantemente por crianças do sexo masculino, a escola como o local de maior condução de coletas de dados, variáveis e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade e oito instrumentos mais utilizados e adaptados ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscou identificar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, bem como sua relação com outras características comportamentais e sociodemográficas em uma amostra de 386 crianças cariocas (M= 9,46; DP= 1,34). Os dados foram mensurados por meio dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados indicaram correlações positivas entre problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais. Não foram identificadas diferenças entre sexo e problemas emocionais, nem diferença entre escolas públicas e privadas e faixas etárias distintas para nenhum das variáveis. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre o déficit de atenção e hiperatividade e as demais variáveis envolvidas. |
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