NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA CASTRO DIAS
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2
Resumo: Em um mundo de excesso de informação e convergência de mídias, cada vez mais produtores de entretenimento e marcas tentam encontrar seus consumidores em uma variedade de plataformas. O conteúdo redundante não contribui em nada para a mobilização da audiência, ao passo que uma narrativa transmidiática bem construída pode instigar a circulação do espectador entre os meios a fim de saber mais sobre uma história. O objetivo da presente dissertação é pensar o ato narrativo através de várias mídias de forma integrada, de maneira a criar conteúdo complementar e relevante. Para alcançá-lo, tornou-se necessário clarificar o termo narrativa transmidiática devido a seu uso anuviado pela mídia e meio acadêmico, que muitas vezes o confundem com branding ou mídias digitais. Foram analisados elementos fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de narrativa e realizados estudos de casos centrados nas séries da Pemberley Digital, The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved e nas séries sociais produzidas em uma parceria entre a Intel e a Toshiba, Inside, The Beauty Inside e The Power Inside.
id PUC_RIO-1_0798f7fa4ce5b68c44bb2edcfc2dff10
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:29399
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOSTRANSMEDIA STORYTELLING: CREATING STORIES IN THE ERA OF MEDIA CONVERGENCE2015-04-10VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO22799699715lattes.cnpq.br/4888469107863020VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDOTATIANA OLIVEIRA SICILIANOFELIPE DE CASTRO MUANISFELIPE DE CASTRO MUANISFATIMA CRISTINA R M DE OLIVEIRA09892097769lattes.cnpq.br/9803873331794984MARIANA CASTRO DIASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREm um mundo de excesso de informação e convergência de mídias, cada vez mais produtores de entretenimento e marcas tentam encontrar seus consumidores em uma variedade de plataformas. O conteúdo redundante não contribui em nada para a mobilização da audiência, ao passo que uma narrativa transmidiática bem construída pode instigar a circulação do espectador entre os meios a fim de saber mais sobre uma história. O objetivo da presente dissertação é pensar o ato narrativo através de várias mídias de forma integrada, de maneira a criar conteúdo complementar e relevante. Para alcançá-lo, tornou-se necessário clarificar o termo narrativa transmidiática devido a seu uso anuviado pela mídia e meio acadêmico, que muitas vezes o confundem com branding ou mídias digitais. Foram analisados elementos fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de narrativa e realizados estudos de casos centrados nas séries da Pemberley Digital, The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved e nas séries sociais produzidas em uma parceria entre a Intel e a Toshiba, Inside, The Beauty Inside e The Power Inside.As we live in a world of information overload and media convergence, more and more entertainment producers and brands try to find their consumers in every platform they can. Redundant content doesn t contribute anything to audience experience, unlike a well-built transmedia narrative that can offer interesting content that instigates gathering among media to learn more about a story. The objective of this dissertation is to think the narrative act through many platforms in an integrated way, in order to create complementary and relevant content. To achieve this, it has become necessary to clarify the term transmedia storytelling clouded due to its use by media and academy, which often confuse it with branding or digital media. Fundamental elements were analyzed for the development of this type of narrative and case studies were done, covering the Pemberley Digital series, The Lizzie Bennet Diaries and Emma Approved and the social series produced in an Intel and Toshiba partnership, Inside, The Beauty Inside and The Power Inside.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:54Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29399Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TRANSMEDIA STORYTELLING: CREATING STORIES IN THE ERA OF MEDIA CONVERGENCE
title NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
spellingShingle NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
MARIANA CASTRO DIAS
title_short NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
title_full NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
title_fullStr NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
title_full_unstemmed NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
title_sort NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
author MARIANA CASTRO DIAS
author_facet MARIANA CASTRO DIAS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22799699715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4888469107863020
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv FELIPE DE CASTRO MUANIS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FELIPE DE CASTRO MUANIS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FATIMA CRISTINA R M DE OLIVEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09892097769
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9803873331794984
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA CASTRO DIAS
contributor_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
FELIPE DE CASTRO MUANIS
FELIPE DE CASTRO MUANIS
FATIMA CRISTINA R M DE OLIVEIRA
description Em um mundo de excesso de informação e convergência de mídias, cada vez mais produtores de entretenimento e marcas tentam encontrar seus consumidores em uma variedade de plataformas. O conteúdo redundante não contribui em nada para a mobilização da audiência, ao passo que uma narrativa transmidiática bem construída pode instigar a circulação do espectador entre os meios a fim de saber mais sobre uma história. O objetivo da presente dissertação é pensar o ato narrativo através de várias mídias de forma integrada, de maneira a criar conteúdo complementar e relevante. Para alcançá-lo, tornou-se necessário clarificar o termo narrativa transmidiática devido a seu uso anuviado pela mídia e meio acadêmico, que muitas vezes o confundem com branding ou mídias digitais. Foram analisados elementos fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de narrativa e realizados estudos de casos centrados nas séries da Pemberley Digital, The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved e nas séries sociais produzidas em uma parceria entre a Intel e a Toshiba, Inside, The Beauty Inside e The Power Inside.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324930416541696