NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2 |
Resumo: | Em um mundo de excesso de informação e convergência de mídias, cada vez mais produtores de entretenimento e marcas tentam encontrar seus consumidores em uma variedade de plataformas. O conteúdo redundante não contribui em nada para a mobilização da audiência, ao passo que uma narrativa transmidiática bem construída pode instigar a circulação do espectador entre os meios a fim de saber mais sobre uma história. O objetivo da presente dissertação é pensar o ato narrativo através de várias mídias de forma integrada, de maneira a criar conteúdo complementar e relevante. Para alcançá-lo, tornou-se necessário clarificar o termo narrativa transmidiática devido a seu uso anuviado pela mídia e meio acadêmico, que muitas vezes o confundem com branding ou mídias digitais. Foram analisados elementos fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de narrativa e realizados estudos de casos centrados nas séries da Pemberley Digital, The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved e nas séries sociais produzidas em uma parceria entre a Intel e a Toshiba, Inside, The Beauty Inside e The Power Inside. |
id |
PUC_RIO-1_0798f7fa4ce5b68c44bb2edcfc2dff10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:29399 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOSTRANSMEDIA STORYTELLING: CREATING STORIES IN THE ERA OF MEDIA CONVERGENCE2015-04-10VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO22799699715lattes.cnpq.br/4888469107863020VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDOTATIANA OLIVEIRA SICILIANOFELIPE DE CASTRO MUANISFELIPE DE CASTRO MUANISFATIMA CRISTINA R M DE OLIVEIRA09892097769lattes.cnpq.br/9803873331794984MARIANA CASTRO DIASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREm um mundo de excesso de informação e convergência de mídias, cada vez mais produtores de entretenimento e marcas tentam encontrar seus consumidores em uma variedade de plataformas. O conteúdo redundante não contribui em nada para a mobilização da audiência, ao passo que uma narrativa transmidiática bem construída pode instigar a circulação do espectador entre os meios a fim de saber mais sobre uma história. O objetivo da presente dissertação é pensar o ato narrativo através de várias mídias de forma integrada, de maneira a criar conteúdo complementar e relevante. Para alcançá-lo, tornou-se necessário clarificar o termo narrativa transmidiática devido a seu uso anuviado pela mídia e meio acadêmico, que muitas vezes o confundem com branding ou mídias digitais. Foram analisados elementos fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de narrativa e realizados estudos de casos centrados nas séries da Pemberley Digital, The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved e nas séries sociais produzidas em uma parceria entre a Intel e a Toshiba, Inside, The Beauty Inside e The Power Inside.As we live in a world of information overload and media convergence, more and more entertainment producers and brands try to find their consumers in every platform they can. Redundant content doesn t contribute anything to audience experience, unlike a well-built transmedia narrative that can offer interesting content that instigates gathering among media to learn more about a story. The objective of this dissertation is to think the narrative act through many platforms in an integrated way, in order to create complementary and relevant content. To achieve this, it has become necessary to clarify the term transmedia storytelling clouded due to its use by media and academy, which often confuse it with branding or digital media. Fundamental elements were analyzed for the development of this type of narrative and case studies were done, covering the Pemberley Digital series, The Lizzie Bennet Diaries and Emma Approved and the social series produced in an Intel and Toshiba partnership, Inside, The Beauty Inside and The Power Inside.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:54Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29399Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
TRANSMEDIA STORYTELLING: CREATING STORIES IN THE ERA OF MEDIA CONVERGENCE |
title |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS |
spellingShingle |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS MARIANA CASTRO DIAS |
title_short |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS |
title_full |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS |
title_fullStr |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS |
title_sort |
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS |
author |
MARIANA CASTRO DIAS |
author_facet |
MARIANA CASTRO DIAS |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
22799699715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4888469107863020 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
FELIPE DE CASTRO MUANIS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
FELIPE DE CASTRO MUANIS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FATIMA CRISTINA R M DE OLIVEIRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
09892097769 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9803873331794984 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIANA CASTRO DIAS |
contributor_str_mv |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO TATIANA OLIVEIRA SICILIANO FELIPE DE CASTRO MUANIS FELIPE DE CASTRO MUANIS FATIMA CRISTINA R M DE OLIVEIRA |
description |
Em um mundo de excesso de informação e convergência de mídias, cada vez mais produtores de entretenimento e marcas tentam encontrar seus consumidores em uma variedade de plataformas. O conteúdo redundante não contribui em nada para a mobilização da audiência, ao passo que uma narrativa transmidiática bem construída pode instigar a circulação do espectador entre os meios a fim de saber mais sobre uma história. O objetivo da presente dissertação é pensar o ato narrativo através de várias mídias de forma integrada, de maneira a criar conteúdo complementar e relevante. Para alcançá-lo, tornou-se necessário clarificar o termo narrativa transmidiática devido a seu uso anuviado pela mídia e meio acadêmico, que muitas vezes o confundem com branding ou mídias digitais. Foram analisados elementos fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de narrativa e realizados estudos de casos centrados nas séries da Pemberley Digital, The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved e nas séries sociais produzidas em uma parceria entre a Intel e a Toshiba, Inside, The Beauty Inside e The Power Inside. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324930416541696 |