[en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAIO DIAS ALVES
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61694
Resumo: [pt] Este trabalho tem como objetivo compreender as trajetórias de vida, em formato autobiográfico, como estratégia didática na construção do conhecimento histórico escolar. Por meio do desenvolvimento de uma proposta educacional própria, mobilizamos a metodologia da pesquisa-ação, em conjunto com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda na cidade do Rio de Janeiro. Em vista disso, parte da proposta didática consiste, em conjunto com outras atividades educacionais, na apropriação do Museu da Pessoa, um museu virtual, que compreende as trajetórias de vida como patrimônio da humanidade. As atividades procuraram investigar a utilização dessas trajetórias de vida enquanto possibilidade de construção do saber histórico escolar no ensino básico. Procuramos, desse modo, mobilizar conceitos e categorias tradicionalmente utilizados como conteúdos no 6º ano para investigar as possibilidades do uso das autobiografias por intermédio do Museu no ensino de História nesse segmento.
id PUC_RIO-1_07fd445452fd7623b313538128772f78
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:61694
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL[pt] TRAJETÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL[pt] ENSINO DE HISTORIA[pt] PROPOSTA DIDATICA[pt] MUSEU DA PESSOA[pt] TRAJETORIA DE VIDA[pt] AUTOBIOGRAFIA[en] TEACHING OF HISTORY[en] DIDACTIC PROPOSAL[en] PERSON MUSEUM[en] LIFE TRAJECTORY[en] AUTOBIOGRAPHY[pt] Este trabalho tem como objetivo compreender as trajetórias de vida, em formato autobiográfico, como estratégia didática na construção do conhecimento histórico escolar. Por meio do desenvolvimento de uma proposta educacional própria, mobilizamos a metodologia da pesquisa-ação, em conjunto com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda na cidade do Rio de Janeiro. Em vista disso, parte da proposta didática consiste, em conjunto com outras atividades educacionais, na apropriação do Museu da Pessoa, um museu virtual, que compreende as trajetórias de vida como patrimônio da humanidade. As atividades procuraram investigar a utilização dessas trajetórias de vida enquanto possibilidade de construção do saber histórico escolar no ensino básico. Procuramos, desse modo, mobilizar conceitos e categorias tradicionalmente utilizados como conteúdos no 6º ano para investigar as possibilidades do uso das autobiografias por intermédio do Museu no ensino de História nesse segmento.[en] This Master s thesis aims to comprehend life path, in autobiographical form, as a didactic strategy to shape the school historical knowledge. Through the development of our own educational proposal, we boost the research-action methodology, along with three classes of the 6th year of Primary School at the Municipal School Sérgio Buarque de Holanda in the city of Rio de Janeiro. Therefore, part of the didactic research consists, in combination with other educational activities, to appropriate of the Museu da Pessoa project, a website museum, which uses life path s narratives as a Humanity s Cultural Heritage. The activities draw on personal narratives as a possibility of historical knowledge in basic education. Consequently, we produced and dialogued concepts as resources to investigate the autobiographical practice through the Museu da Pessoa conception.MAXWELLPATRICIA COELHO DA COSTACAIO DIAS ALVES2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61694porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:61694Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-01-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
[pt] TRAJETÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
spellingShingle [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
CAIO DIAS ALVES
[pt] ENSINO DE HISTORIA
[pt] PROPOSTA DIDATICA
[pt] MUSEU DA PESSOA
[pt] TRAJETORIA DE VIDA
[pt] AUTOBIOGRAFIA
[en] TEACHING OF HISTORY
[en] DIDACTIC PROPOSAL
[en] PERSON MUSEUM
[en] LIFE TRAJECTORY
[en] AUTOBIOGRAPHY
title_short [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
title_full [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
title_fullStr [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
title_full_unstemmed [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
title_sort [en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL
author CAIO DIAS ALVES
author_facet CAIO DIAS ALVES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA COELHO DA COSTA
dc.contributor.author.fl_str_mv CAIO DIAS ALVES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ENSINO DE HISTORIA
[pt] PROPOSTA DIDATICA
[pt] MUSEU DA PESSOA
[pt] TRAJETORIA DE VIDA
[pt] AUTOBIOGRAFIA
[en] TEACHING OF HISTORY
[en] DIDACTIC PROPOSAL
[en] PERSON MUSEUM
[en] LIFE TRAJECTORY
[en] AUTOBIOGRAPHY
topic [pt] ENSINO DE HISTORIA
[pt] PROPOSTA DIDATICA
[pt] MUSEU DA PESSOA
[pt] TRAJETORIA DE VIDA
[pt] AUTOBIOGRAFIA
[en] TEACHING OF HISTORY
[en] DIDACTIC PROPOSAL
[en] PERSON MUSEUM
[en] LIFE TRAJECTORY
[en] AUTOBIOGRAPHY
description [pt] Este trabalho tem como objetivo compreender as trajetórias de vida, em formato autobiográfico, como estratégia didática na construção do conhecimento histórico escolar. Por meio do desenvolvimento de uma proposta educacional própria, mobilizamos a metodologia da pesquisa-ação, em conjunto com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda na cidade do Rio de Janeiro. Em vista disso, parte da proposta didática consiste, em conjunto com outras atividades educacionais, na apropriação do Museu da Pessoa, um museu virtual, que compreende as trajetórias de vida como patrimônio da humanidade. As atividades procuraram investigar a utilização dessas trajetórias de vida enquanto possibilidade de construção do saber histórico escolar no ensino básico. Procuramos, desse modo, mobilizar conceitos e categorias tradicionalmente utilizados como conteúdos no 6º ano para investigar as possibilidades do uso das autobiografias por intermédio do Museu no ensino de História nesse segmento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61694
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789509177180160