[en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THAIZA PONTES PORTELLA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12454
Resumo: [pt] O termo trade marketing é bastante comum entre as indústrias de bens de consumo e faz referência a um departamento que fica alocado entre as áreas de marketing e vendas. Entretanto, entre as empresas não há consenso quanto ao entendimento deste conceito ou das práticas utilizadas: esses são os motivos para a realização deste estudo. A ausência de uniformidade no conceito e a escassez de referencial teórico sobre o tema justificam a escolha da metodologia de estudo de múltiplos casos. Para tal, foram escolhidas quatro empresas de bens de consumo que já adotam o conceito há mais de três anos e possuem distribuição de seus produtos em todo o território brasileiro. A pesquisa sugere algumas proposições que deverão ser confirmadas em futuros estudos, como: o conceito de trade marketing está evoluindo em direção a um posicionamento mais estratégico; parte das funções exercidas pelo departamento de trade marketing começam a migrar para outras áreas de suporte comercial; e o próprio termo trade marketing começa a ser substituído por novas nomenclaturas.
id PUC_RIO-1_082a918e0b0dd63adcf8db61693a4453
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12454
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL[pt] TRADE MARKETING: UM ESTUDO DE CASOS SOBRE AS PRÁTICAS NO BRASIL[pt] ESTRATEGIA DE VENDAS [pt] TRADE MARKETING[pt] ESTRATEGIA COMERCIAL[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO[en] SALES STRATEGY [en] TRADE MARKETING[en] COMMERCIAL STRATEGY[en] MARKETING OF RELATIONSHIP[pt] O termo trade marketing é bastante comum entre as indústrias de bens de consumo e faz referência a um departamento que fica alocado entre as áreas de marketing e vendas. Entretanto, entre as empresas não há consenso quanto ao entendimento deste conceito ou das práticas utilizadas: esses são os motivos para a realização deste estudo. A ausência de uniformidade no conceito e a escassez de referencial teórico sobre o tema justificam a escolha da metodologia de estudo de múltiplos casos. Para tal, foram escolhidas quatro empresas de bens de consumo que já adotam o conceito há mais de três anos e possuem distribuição de seus produtos em todo o território brasileiro. A pesquisa sugere algumas proposições que deverão ser confirmadas em futuros estudos, como: o conceito de trade marketing está evoluindo em direção a um posicionamento mais estratégico; parte das funções exercidas pelo departamento de trade marketing começam a migrar para outras áreas de suporte comercial; e o próprio termo trade marketing começa a ser substituído por novas nomenclaturas.[en] The term trade marketing is very common among the consumable industries, and its application happens by a department allocated between the marketing and sales areas. However, among companies there is not such cohesion in the understanding of such concept or in the used practices, and these are the reasons for the development of this study. The absence of uniformity of concept, and the shortage of theoretical reference on the subject justify the choice of the methodology of study of multiple cases. To this end, four companies of consumables were chosen which have already been adopting the concept for over three years, and with distribution of their products throughout the Brazilian territory. The research suggest some propositions which shall be confirmed in future studies, such as: the trade marketing concept is evolving towards a more strategic position; part of the functions performed by the trade marketing department starts to migrate to other areas of commercial support; and the actual trade marketing term is being replaced with new nomenclatures. MAXWELLJORGE FERREIRA DA SILVATHAIZA PONTES PORTELLA2008-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12454porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12454Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
[pt] TRADE MARKETING: UM ESTUDO DE CASOS SOBRE AS PRÁTICAS NO BRASIL
title [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
spellingShingle [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
THAIZA PONTES PORTELLA
[pt] ESTRATEGIA DE VENDAS
[pt] TRADE MARKETING
[pt] ESTRATEGIA COMERCIAL
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO
[en] SALES STRATEGY
[en] TRADE MARKETING
[en] COMMERCIAL STRATEGY
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP
title_short [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
title_full [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
title_fullStr [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
title_full_unstemmed [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
title_sort [en] TRADE MARKETING: A STUDY OF CASES ON PRACTICES IN BRAZIL
author THAIZA PONTES PORTELLA
author_facet THAIZA PONTES PORTELLA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv THAIZA PONTES PORTELLA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ESTRATEGIA DE VENDAS
[pt] TRADE MARKETING
[pt] ESTRATEGIA COMERCIAL
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO
[en] SALES STRATEGY
[en] TRADE MARKETING
[en] COMMERCIAL STRATEGY
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP
topic [pt] ESTRATEGIA DE VENDAS
[pt] TRADE MARKETING
[pt] ESTRATEGIA COMERCIAL
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO
[en] SALES STRATEGY
[en] TRADE MARKETING
[en] COMMERCIAL STRATEGY
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP
description [pt] O termo trade marketing é bastante comum entre as indústrias de bens de consumo e faz referência a um departamento que fica alocado entre as áreas de marketing e vendas. Entretanto, entre as empresas não há consenso quanto ao entendimento deste conceito ou das práticas utilizadas: esses são os motivos para a realização deste estudo. A ausência de uniformidade no conceito e a escassez de referencial teórico sobre o tema justificam a escolha da metodologia de estudo de múltiplos casos. Para tal, foram escolhidas quatro empresas de bens de consumo que já adotam o conceito há mais de três anos e possuem distribuição de seus produtos em todo o território brasileiro. A pesquisa sugere algumas proposições que deverão ser confirmadas em futuros estudos, como: o conceito de trade marketing está evoluindo em direção a um posicionamento mais estratégico; parte das funções exercidas pelo departamento de trade marketing começam a migrar para outras áreas de suporte comercial; e o próprio termo trade marketing começa a ser substituído por novas nomenclaturas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12454
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12454@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822569915711488