Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Daniela Freire Duarte Cabral
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35238
Resumo: A realidade atual dos mercados, marcada pela dinamicidade dos novos tempos, gerou um grande impacto no comportamento dos consumidores e acabou transformando o modo de atuação das organizações. A personalização passou a ser fundamental e o marketing, mais do que todas as áreas, precisou mudar seu foco. Assim, as atenções foram voltadas para importância das relações, colocando a perspectiva de longo prazo como fator chave na diferenciação perante o mercado, o que tornou a presença do marketing de relacionamento imprescindível para a sobrevivência das organizações. Diante disso, o presente trabalho direcionou-se à realidade de uma empresa do ramo pet, a RN Pet, localizada na cidade de Natal/ RN, objetivando analisar como as estratégias do Marketing de Relacionamento podem contribuir para fidelização dos clientes da empresa. Para isso, foi definido, através da literatura, o conjunto de constructos analisados, a saber: satisfação, qualidade percebida, confiança, comprometimento, comunicação e lealdade. A partir dessas dimensões foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência. A população do estudo compreendeu os clientes cadastrados da RN Pet, totalizando 62 respondentes. Os resultados apontaram a importância da conexão entre as dimensões e evidenciaram a dependência de uma pela outra. A RN Pet mostrou um resultado de certa forma positivo quanto a confiança, a satisfação e a qualidade percebida. Entretanto, nos constructos de comprometimento e comunicação os resultados foram regulares, além disso, de modo geral, a empresa apresentou um baixo grau de lealdade por parte de seus consumidores.
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Assim, as atenções foram voltadas para importância das relações, colocando a perspectiva de longo prazo como fator chave na diferenciação perante o mercado, o que tornou a presença do marketing de relacionamento imprescindível para a sobrevivência das organizações. Diante disso, o presente trabalho direcionou-se à realidade de uma empresa do ramo pet, a RN Pet, localizada na cidade de Natal/ RN, objetivando analisar como as estratégias do Marketing de Relacionamento podem contribuir para fidelização dos clientes da empresa. Para isso, foi definido, através da literatura, o conjunto de constructos analisados, a saber: satisfação, qualidade percebida, confiança, comprometimento, comunicação e lealdade. A partir dessas dimensões foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência. A população do estudo compreendeu os clientes cadastrados da RN Pet, totalizando 62 respondentes. Os resultados apontaram a importância da conexão entre as dimensões e evidenciaram a dependência de uma pela outra. A RN Pet mostrou um resultado de certa forma positivo quanto a confiança, a satisfação e a qualidade percebida. Entretanto, nos constructos de comprometimento e comunicação os resultados foram regulares, além disso, de modo geral, a empresa apresentou um baixo grau de lealdade por parte de seus consumidores.The current reality of the markets, marked by the dynamism of the new times, generated a great impact on consumer behavior and ended up transforming the way organizations act. Personalization became fundamental and marketing, more than all areas, needed to change its focus. Thus, attention was focused on the importance of relationships, placing the long-term perspective as a key factor in differentiation before the market, which made the presence of relationship marketing essential for the survival of organizations. Therefore, the present work was directed to the reality of a pet company, RN Pet, located in the city of Natal/ RN, aiming to analyze how Relationship Marketing strategies can contribute to the loyalty of the company's customers. For this, it was defined, through literature, the set of constructs analyzed, namely: satisfaction, perceived quality, trust, commitment, communication, and loyalty. From these dimensions, an exploratory and descriptive survey was carried out, of the survey type, with a non-probabilistic sampling for convenience. The study population comprised the registered clients of RN Pet, totaling 62 respondents. The results pointed out the importance of the connection between the dimensions and highlighted the dependence on each other. RN Pet showed a certain positive result in terms of confidence, satisfaction, and perceived quality. However, in the constructions of commitment, and communication the results were regular, besides, in general, the company presented a low degree of loyalty from its consumers.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing de relacionamentoFidelização de clientesEstratégia de marketingRelationship marketingCustomer loyaltyMarketing strategyMarketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Petinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdfMonografiaapplication/pdf968677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/1/MarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdfe314c83750904c2e4f44cb7b5960d57dMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTMarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain163046https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/4/MarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdf.txt9ad98567256ba7cc028e4b19c7d349cbMD54123456789/352382021-09-20 12:02:27.106oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:02:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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