[en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÉRGIO FERREIRA SILVA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25720
Resumo: [pt] A presente pesquisa tem como tema o processo de ensino e aprendizagem de geometria analítica, assunto no qual os alunos do ensino médio têm apresentado dificuldades. Por isto se faz necessário que o professor utilize um maior número de ferramentas pedagógicas, explorando os caminhos algébrico e geométrico para resolução de problemas. O objetivo deste estudo é propor caminhos para o ensino da geometria analítica tendo como base três eixos norteadores: A história das geometrias, a proposição de problemas matemáticos que podem ser resolvidos tanto pela geometria plana como pela geometria analítica e o uso da ferramenta tecnológica através do software Geogebra. Utilizamos neste trabalho materiais didáticos disponibilizados em escolas públicas estaduais do Estado do Rio de Janeiro, material voltado para a formação do professor de matemática e livros sobre a história da matemática.
id PUC_RIO-1_09147d937efcc9378b7947344be54689
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25720
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING[pt] GEOMETRIA ANALÍTICA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM[pt] GEOMETRIA ANALITICA[pt] ENSINO DE GEOMETRIA[pt] GEOGEBRA[pt] A presente pesquisa tem como tema o processo de ensino e aprendizagem de geometria analítica, assunto no qual os alunos do ensino médio têm apresentado dificuldades. Por isto se faz necessário que o professor utilize um maior número de ferramentas pedagógicas, explorando os caminhos algébrico e geométrico para resolução de problemas. O objetivo deste estudo é propor caminhos para o ensino da geometria analítica tendo como base três eixos norteadores: A história das geometrias, a proposição de problemas matemáticos que podem ser resolvidos tanto pela geometria plana como pela geometria analítica e o uso da ferramenta tecnológica através do software Geogebra. Utilizamos neste trabalho materiais didáticos disponibilizados em escolas públicas estaduais do Estado do Rio de Janeiro, material voltado para a formação do professor de matemática e livros sobre a história da matemática.[en] The topic of this research is the process of teaching and learning analytical geometry, aThe topic of this research is the process of teaching and learning analytical geometry, a theme in which the students from high school have great difficulties. It is necessary that the teacher use a greater number of educational tools, exploring the algebraic and geometric aspects for problem solving. The aim of this study is to propose new methods for teaching analytical geometry based on three guiding principles: The history of geometry, the proposition of mathematical problems that can be solved either by analytical geometry or by plane geometry and the use of a technological tool, the software Geogebra. In this work, we use teaching materials available in public schools of the state of Rio de Janeiro, material focused in the training of mathematical teachers and books of history of mathematics.MAXWELLMARCOS CRAIZERSÉRGIO FERREIRA SILVA2016-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25720porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25720Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
[pt] GEOMETRIA ANALÍTICA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM
title [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
spellingShingle [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
SÉRGIO FERREIRA SILVA
[pt] GEOMETRIA ANALITICA
[pt] ENSINO DE GEOMETRIA
[pt] GEOGEBRA
title_short [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
title_full [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
title_fullStr [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
title_full_unstemmed [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
title_sort [en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
author SÉRGIO FERREIRA SILVA
author_facet SÉRGIO FERREIRA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS CRAIZER
dc.contributor.author.fl_str_mv SÉRGIO FERREIRA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] GEOMETRIA ANALITICA
[pt] ENSINO DE GEOMETRIA
[pt] GEOGEBRA
topic [pt] GEOMETRIA ANALITICA
[pt] ENSINO DE GEOMETRIA
[pt] GEOGEBRA
description [pt] A presente pesquisa tem como tema o processo de ensino e aprendizagem de geometria analítica, assunto no qual os alunos do ensino médio têm apresentado dificuldades. Por isto se faz necessário que o professor utilize um maior número de ferramentas pedagógicas, explorando os caminhos algébrico e geométrico para resolução de problemas. O objetivo deste estudo é propor caminhos para o ensino da geometria analítica tendo como base três eixos norteadores: A história das geometrias, a proposição de problemas matemáticos que podem ser resolvidos tanto pela geometria plana como pela geometria analítica e o uso da ferramenta tecnológica através do software Geogebra. Utilizamos neste trabalho materiais didáticos disponibilizados em escolas públicas estaduais do Estado do Rio de Janeiro, material voltado para a formação do professor de matemática e livros sobre a história da matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25720
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822593568440320