[pt] ALIANÇAS E REDES ESTRATÉGICAS AS TENDÊNCIAS NAS EMPRESAS LÍDERES NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3112&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3112&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3112 |
Resumo: | [pt] Em virtude das novas exigências do mercado, as empresas se voltam, cada vez mais, para a formação de alianças e redes estratégicas, na tentativa de agrupar os recursos necessários para atender a esse mercado e criar uma vantagem competitiva sustentável.Esse estudo se propõe a analisar as tendências das empresas líderes no Brasil quanto à sua atuação em alianças e redes estratégicas. Integra uma pesquisa maior que visa o desenvolvimento de um ferramental de análise estratégica de apoio às decisões gerenciais, a ser utilizado pelos executivos no Brasil em empresas que atuam em redes estratégicas.O estudo foi desenvolvido a partir de uma ampla revisão da literatura, não somente de consagrados autores estrangeiros, mas também de trabalhos nacionais, e de um levantamento de dados com 230 empresas líderes no país. Por ele, pode-se constatar que a grande maioria das empresas líderes no Brasil têm estabelecido alianças estratégicas,das quais aproximadamente um terço também atuam em redes stratégicas, tendo como principal motivo para tanto a necessidade de compartilhar recursos e competências.Também foi identificado, na grande maioria das empresas, uma deficiência que pode constituir uma barreira significativa à eficácia das alianças e redes estratégicas no país: a falta de medidas e indicadores de desempenho das alianças e redes, principalmente no que se refere aos benefícios intangíveis, tais como o capital social e informacional, que elas podem proporcionar. |
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[pt] ALIANÇAS E REDES ESTRATÉGICAS AS TENDÊNCIAS NAS EMPRESAS LÍDERES NO BRASIL[en] STRATEGICAL ALLIANCES AND NETS THE TRENDS IN THE LEADER COMPANIES IN BRAZIL[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS[pt] GESTAO ESTRATEGICA[pt] REDES DE RELACIONAMENTOS ESTRATEGICOS[en] STRATEGICAL ALLIANCES[en] STRATEGIC MANAGEMENT[en] NETS OF STRATEGICAL RELATIONSHIPS [pt] Em virtude das novas exigências do mercado, as empresas se voltam, cada vez mais, para a formação de alianças e redes estratégicas, na tentativa de agrupar os recursos necessários para atender a esse mercado e criar uma vantagem competitiva sustentável.Esse estudo se propõe a analisar as tendências das empresas líderes no Brasil quanto à sua atuação em alianças e redes estratégicas. Integra uma pesquisa maior que visa o desenvolvimento de um ferramental de análise estratégica de apoio às decisões gerenciais, a ser utilizado pelos executivos no Brasil em empresas que atuam em redes estratégicas.O estudo foi desenvolvido a partir de uma ampla revisão da literatura, não somente de consagrados autores estrangeiros, mas também de trabalhos nacionais, e de um levantamento de dados com 230 empresas líderes no país. Por ele, pode-se constatar que a grande maioria das empresas líderes no Brasil têm estabelecido alianças estratégicas,das quais aproximadamente um terço também atuam em redes stratégicas, tendo como principal motivo para tanto a necessidade de compartilhar recursos e competências.Também foi identificado, na grande maioria das empresas, uma deficiência que pode constituir uma barreira significativa à eficácia das alianças e redes estratégicas no país: a falta de medidas e indicadores de desempenho das alianças e redes, principalmente no que se refere aos benefícios intangíveis, tais como o capital social e informacional, que elas podem proporcionar.[en] More and more firms are establishing strategic alliances and networks in an attempt to acquire the necessary resources to attend to increasing market requirements, and, thus,create sustainable competitive advantage. Considering this context, the present study aims at analyzing the tendencies of leading firms in Brazil with respect to their strategic alliances and networks. It is part of a wider research which objective is to develop and test conceptual tools for strategic analyses that can contribute to the decision-making of executives in Brazil related to companies that operate in strategic networks of alliances. The study was carried out by way of an extensive literature review as well as a survey about the perceptions of the CEOs in 230 leading firms in the country regarding their strategic alliances and networks. It confirmed that a great majority of the leading firms in Brazil have indeed established strategic alliances and that approximately one third of them also operate in strategic networks. It also helped revealing a deficiency in a large number of firms that could constitute a significant barrier to the effectiveness of their alliances and networks: the lack of measures and indicators regarding alliance and network performance, especially with respect to intangible benefits, such as social and informational capital that they can potentially offer.MAXWELLTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESMARCELO GONCALVES TAVARES2002-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3112&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3112&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3112porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3112Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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