[pt] AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS, NO NÍVEL DA EMPRESA, DAS ALIANÇAS E REDES ESTABELECIDAS PELA EMBRATEL, OI, VIVO E TIM, COM VISTAS A CONTRIBUIR À SUA VANTAGEM COMPETITIVA NO CONTEXTO GLOBALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RENATA PERLINGEIRO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15491@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15491@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15491
Resumo: [pt] A revolução tecnológica, as mudanças na estrutura competitiva da economia mundial e as necessidades financeiras motivaram vários países a realizar transformações estruturais no setor de telecomunicações. Essas mudanças incluíram a liberalização progressiva do setor, o estabelecimento de um órgão regulador e a privatização. Neste contexto, as empresas passaram a competir intensamente e buscar competências essenciais ao negócio. Esta busca quando realizada de forma isolada passou a exigir elevado esforço por parte das empresas. Com isso, o estabelecimento de alianças e redes na obtenção de vantagem competitiva se tornou uma realidade, que atualmente se apresenta com diversas características, conforme objetivos previamente definidos. Esta pesquisa tem por objetivo, avaliar as implicações estratégicas, no nível da empresa, das alianças e redes estabelecidas pela Embratel, Oi, Vivo e TIM, a fim de contribuir para a sua vantagem competitiva em um contexto globalizado. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso de Yin (2005), com a estratégia de triangulação dos métodos, que se baseia na investigação documental, no levantamento das percepções com a aplicação de questionários estruturados, além do levantamento de percepções complementares por intermédio de entrevistas. Os dados foram analisados com base no referencial teórico fundamentado na revisão da literatura, com auxílio de um levantamento documental e de um ferramental proposto: o modelo genérico integrativo de Macedo-Soares (2000) para a análise dos fatores organizacionais e o modelo SNA (MACEDO-SOARES, 2002) para a análise relacional. Constatou-se, através dos resultados obtidos, que as implicações estratégicas das alianças e redes agregam valor às análises tradicionais adicionando insights valiosos para a tomada de decisão no nível da empresa. O resultado desta análise resume-se no strategic fit, onde os fatores organizacionais capitalizam as forças, reduzem as fraquezas, de forma a explorar as oportunidades e minimizar as ameaças.
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Esta busca quando realizada de forma isolada passou a exigir elevado esforço por parte das empresas. Com isso, o estabelecimento de alianças e redes na obtenção de vantagem competitiva se tornou uma realidade, que atualmente se apresenta com diversas características, conforme objetivos previamente definidos. Esta pesquisa tem por objetivo, avaliar as implicações estratégicas, no nível da empresa, das alianças e redes estabelecidas pela Embratel, Oi, Vivo e TIM, a fim de contribuir para a sua vantagem competitiva em um contexto globalizado. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso de Yin (2005), com a estratégia de triangulação dos métodos, que se baseia na investigação documental, no levantamento das percepções com a aplicação de questionários estruturados, além do levantamento de percepções complementares por intermédio de entrevistas. Os dados foram analisados com base no referencial teórico fundamentado na revisão da literatura, com auxílio de um levantamento documental e de um ferramental proposto: o modelo genérico integrativo de Macedo-Soares (2000) para a análise dos fatores organizacionais e o modelo SNA (MACEDO-SOARES, 2002) para a análise relacional. Constatou-se, através dos resultados obtidos, que as implicações estratégicas das alianças e redes agregam valor às análises tradicionais adicionando insights valiosos para a tomada de decisão no nível da empresa. O resultado desta análise resume-se no strategic fit, onde os fatores organizacionais capitalizam as forças, reduzem as fraquezas, de forma a explorar as oportunidades e minimizar as ameaças.[en] The technological revolution, along with the global economy structural changes and their financial constrains pushed several countries to perform profound reforms in the telecommunication industry. These changes included the industry gradual liberalization, the formation of a regulatory body and the privatization.Within this context, the companies struggled fiercely and went seeking core competencies to thrive in their competitive landscape. This isolated search led to an intense and costly effort made by the companies. In this sense, the formation of alliances and networks so as to obtain competitive advantages became a reality, which currently presents itself with several features, according to previously defined strategic goals. The main purpose of this research is to evaluate the strategic impacts, in the corporate level, of alliances and networks established by Embratel, Oi, Vivo and TIM, in order to contribute to their competitive advantage in a global environment. Thus, it was adopted the Yin (2005) case study methodology, with the strategy of methods triangulation, which is based on the documental investigation, on the perceptions raising applying structured questionnaires, as well as the complementary perceptions gathered through interviews. The data were analyzed based on the literature review of theoretical sources, aided by a documental gathering and by a set of proposed analytical tools: the integrated standard model of Macedo-Soares (2000) to analyze the organizational factors and the model SNA (MACEDO-SOARES, 2002) to relationship analysis. The conclusion drawn from the study was that the strategic alliances and networks analysis aggregate value to the traditional analysis adding valuable insights to the decision making in the corporate realm. The result of this research can be summarized on the strategic fit, where the organizational factors capitalize the strengths, reduce the weaknesses, thereby exploring the opportunities and minimizing the threats.MAXWELLTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESRENATA PERLINGEIRO2010-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15491@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15491@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15491porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15491Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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