AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATHEUS CHATACK DIAS
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@2
Resumo: O artigo 205 da Constituição de 1988 apresenta o Direito à Educação como um direito dirigido a fins: o desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. O presente trabalho realiza uma reflexão a respeito da relação da educação com o desenvolvimento da pessoa e com o preparo para o exercício da cidadania a partir dos ensinamentos do educador Paulo Freire. Para isso, o caminho percorrido tem o seu início no entendimento de Freire a respeito do humano: seres que leem o mundo a sua volta a partir de seus aprendizados, sonham com novos mundos possíveis, dialogam entre si para trocar aprendizados e sonhos e, por fim, agem coletivamente para a ocorrência dessa mudança. Em suas leituras, sonhos, afetações mútuas e ações coletivas, as pessoas se desenvolvem e vivem suas cidadanias ininterruptamente. Contudo esse ideal humano não é igualmente oferecido a todos as pessoas, pois Freire diagnostica no mundo relações de opressão e colonização, sobretudo nas conformações históricas e sociais do Brasil. Nesse contexto, a educação não poderá reverter esse quadro desigual sozinha, mas sim, em uma perspectiva libertadora, fornecer instrumentos cognoscíveis para o aprimoramento das leituras de mundo feitas pelas pessoas de forma a lhes possibilitar uma compreensão crítica do mundo que lhes circunda. Assim, o desenvolvimento das pessoas ocorre no contato com novas formas de ler o mundo e o preparo para o exercício da cidadania na capacitação para agir coletivamente sobre o mundo a partir dessas leituras.
id PUC_RIO-1_0f09dded43e183688e203dbd1022057e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:54571
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATIONUMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: ENSINAMENTOS DE PAULO FREIRE PARA REFLETIR O DIREITO À EDUCAÇÃO2021-07-20RENATO DE ANDRADE LESSARENATO DE ANDRADE LESSAADRIANO PILATTIRENATO DE ANDRADE LESSARENATO DE ANDRADE LESSAFRANCISCA RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI14489361793MATHEUS CHATACK DIASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DIREITOPUC-RioBRO artigo 205 da Constituição de 1988 apresenta o Direito à Educação como um direito dirigido a fins: o desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. O presente trabalho realiza uma reflexão a respeito da relação da educação com o desenvolvimento da pessoa e com o preparo para o exercício da cidadania a partir dos ensinamentos do educador Paulo Freire. Para isso, o caminho percorrido tem o seu início no entendimento de Freire a respeito do humano: seres que leem o mundo a sua volta a partir de seus aprendizados, sonham com novos mundos possíveis, dialogam entre si para trocar aprendizados e sonhos e, por fim, agem coletivamente para a ocorrência dessa mudança. Em suas leituras, sonhos, afetações mútuas e ações coletivas, as pessoas se desenvolvem e vivem suas cidadanias ininterruptamente. Contudo esse ideal humano não é igualmente oferecido a todos as pessoas, pois Freire diagnostica no mundo relações de opressão e colonização, sobretudo nas conformações históricas e sociais do Brasil. Nesse contexto, a educação não poderá reverter esse quadro desigual sozinha, mas sim, em uma perspectiva libertadora, fornecer instrumentos cognoscíveis para o aprimoramento das leituras de mundo feitas pelas pessoas de forma a lhes possibilitar uma compreensão crítica do mundo que lhes circunda. Assim, o desenvolvimento das pessoas ocorre no contato com novas formas de ler o mundo e o preparo para o exercício da cidadania na capacitação para agir coletivamente sobre o mundo a partir dessas leituras.From Paulo Freire s theory s point of view, my study brings a reflection among two educational objectives pointed by the Brazilian Constitutional in the article 205: the personal human development and the preparation for the citizenship performance. To do so, the starting point is the understanding of the perspective Freire presents about human beings: beings that read the world and learn from the reading; dream about new worlds; talk to other human beings about those readings and dreams; and, finally, act collectively to transform the world. People continuously develop themselves and live their citizenship in their dreams, reading, mutual affectations and collective actions. However, there is an inequality in the enjoyment of this human ideal, because of what Freire diagnoses as relations of oppression and colonization between human beings, especially regarding the Brazil s historic e social structures. In this context, the education is not able to change completely this unequal picture, but, in liberating perspective, the education can offer cognitive instruments to improve the readings people do about the world in a way to enable a critic understanding of the world. Therefore, the personal development happens in the contact one has with new ways to read the world and the preparations for the citizenship performance happens in the capacitation provided to act collectively from those critic point of views.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:03:51Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54571Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: ENSINAMENTOS DE PAULO FREIRE PARA REFLETIR O DIREITO À EDUCAÇÃO
title AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
spellingShingle AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
MATHEUS CHATACK DIAS
title_short AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
title_full AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
title_fullStr AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
title_full_unstemmed AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
title_sort AN EDUCATION TOWARDS CITIZANSHIP: PAULO FREIRE S LESSONS TO THINK ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MATHEUS CHATACK DIAS
author_facet MATHEUS CHATACK DIAS
author_role author
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor2Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RENATO DE ANDRADE LESSA
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv RENATO DE ANDRADE LESSA
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ADRIANO PILATTI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RENATO DE ANDRADE LESSA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RENATO DE ANDRADE LESSA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FRANCISCA RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14489361793
dc.contributor.author.fl_str_mv MATHEUS CHATACK DIAS
contributor_str_mv RENATO DE ANDRADE LESSA
RENATO DE ANDRADE LESSA
ADRIANO PILATTI
RENATO DE ANDRADE LESSA
RENATO DE ANDRADE LESSA
FRANCISCA RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI
description O artigo 205 da Constituição de 1988 apresenta o Direito à Educação como um direito dirigido a fins: o desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. O presente trabalho realiza uma reflexão a respeito da relação da educação com o desenvolvimento da pessoa e com o preparo para o exercício da cidadania a partir dos ensinamentos do educador Paulo Freire. Para isso, o caminho percorrido tem o seu início no entendimento de Freire a respeito do humano: seres que leem o mundo a sua volta a partir de seus aprendizados, sonham com novos mundos possíveis, dialogam entre si para trocar aprendizados e sonhos e, por fim, agem coletivamente para a ocorrência dessa mudança. Em suas leituras, sonhos, afetações mútuas e ações coletivas, as pessoas se desenvolvem e vivem suas cidadanias ininterruptamente. Contudo esse ideal humano não é igualmente oferecido a todos as pessoas, pois Freire diagnostica no mundo relações de opressão e colonização, sobretudo nas conformações históricas e sociais do Brasil. Nesse contexto, a educação não poderá reverter esse quadro desigual sozinha, mas sim, em uma perspectiva libertadora, fornecer instrumentos cognoscíveis para o aprimoramento das leituras de mundo feitas pelas pessoas de forma a lhes possibilitar uma compreensão crítica do mundo que lhes circunda. Assim, o desenvolvimento das pessoas ocorre no contato com novas formas de ler o mundo e o preparo para o exercício da cidadania na capacitação para agir coletivamente sobre o mundo a partir dessas leituras.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54571@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DIREITO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324958308663296