[pt] A IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UM ESTOQUE CENTRALIZADO PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS DE UMA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIEL BUZATO DE AQUINO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49383@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49383
Resumo: [pt] Estoques são importantes nas empresas atuais e podem representar uma parte significativa do patrimônio delas. Em indústrias de serviços ligadas ao ensino, como universidades, escolas ou instituições similares, existe a oportunidade de se atentar a outros fatores que potencializem o desempenho além do ensino, como por exemplo, a gestão de estoque. Esta dissertação tem como objetivo apresentar os ganhos através da implantação de um estoque centralizado na universidade, na qual compara a fase de pré-implementação com a fase de pós-implementação do projeto, além de sugerir propostas de melhorias para uma gestão mais eficiente do estoque. A contribuição do estudo é de entender as particularidades da universidade no quesito gestão de estoque, propor melhorias, analisar os ganhos e servir como referência para outras instituições de ensino. O método utilizado foi um estudo de caso ex-post facto combinado com políticas de estoques e métodos de estimativas, tais como: políticas de estoques (s, Q), (s, S), (R,S), (R, s, S), curva ABC, classificação XYZ, política de duas gavetas e o algoritmo de Wagner-Whitin. Ao término do estudo, concluiu-se que com o projeto implementado, a universidade apresentou melhorias qualitativas: processo integrado entre as áreas, compras qualificadas, maior controle dos materiais e dos serviços, atividades apoiadas pelo sistema. Já se tratando de melhorias quantitativas: houve uma redução dos gastos com materiais em aproximadamente 22 por cento e um aumento do número de serviços realizados e computados em aproximadamente 26 por cento, na comparação do ano de pré-implementação com o de pós-implementação do projeto. Por fim, para novas pesquisas sugere-se que sejam utilizadas novas variáveis para complementar os resultados, tais como: tempo de realização de um serviço, quantidade de materiais comprados e gastos, tempo de fila para retirada de materiais. Além disso, uma outra variável a ser considerada é o preço médio do item ou o preço praticado a cada compra, e não o último preço unitário do item.
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A contribuição do estudo é de entender as particularidades da universidade no quesito gestão de estoque, propor melhorias, analisar os ganhos e servir como referência para outras instituições de ensino. O método utilizado foi um estudo de caso ex-post facto combinado com políticas de estoques e métodos de estimativas, tais como: políticas de estoques (s, Q), (s, S), (R,S), (R, s, S), curva ABC, classificação XYZ, política de duas gavetas e o algoritmo de Wagner-Whitin. Ao término do estudo, concluiu-se que com o projeto implementado, a universidade apresentou melhorias qualitativas: processo integrado entre as áreas, compras qualificadas, maior controle dos materiais e dos serviços, atividades apoiadas pelo sistema. Já se tratando de melhorias quantitativas: houve uma redução dos gastos com materiais em aproximadamente 22 por cento e um aumento do número de serviços realizados e computados em aproximadamente 26 por cento, na comparação do ano de pré-implementação com o de pós-implementação do projeto. Por fim, para novas pesquisas sugere-se que sejam utilizadas novas variáveis para complementar os resultados, tais como: tempo de realização de um serviço, quantidade de materiais comprados e gastos, tempo de fila para retirada de materiais. Além disso, uma outra variável a ser considerada é o preço médio do item ou o preço praticado a cada compra, e não o último preço unitário do item.[en] Stocks are important in today s companies and can be an important part of their assets. In service industries related to education such as universities, schools or similar institutions, there is an opportunity to look at other factors that improve performance beyond education, such as stock management. This dissertation aims to show the results of the implantation of a centralized stock in the university, which compares before the implementation phase with after the implementation phase of the project, besides suggesting improvement proposals for a more efficient stock management. The contribution of the study is to understand the particularities of the university in terms of stock management, propose improvements, analyze gains and serve as a reference for other educational institutions. The method used was an ex post facto case study combined with stock policies and estimation methods such as: stock policies (s, Q), (s, S), (R, S), (R, s, S), ABC curve, XYZ classification, two drawer policy and Wagner-Whitin algorithm. At the end of the study, it was concluded that with the project implemented, the university showed qualitative improvements: integrated process between areas, qualified purchases, greater control of materials and services, activities supported by the system. In terms of quantitative improvements: materials costs were reduced by approximately 22 percent and the number of services done and computed increased by approximately 26 percent compared to the year before the implementation and after the implementation of the project. Finally, for new researches it is suggested that new variables can be used to complement the results, such as: time taken to do a service, quantity of materials purchased and spent, queue time to take the materials. In addition, another variable to consider is the average price of the item or the price for each purchase, and not the last unit price of the item.MAXWELLJULIA LIMA FLECKJULIA LIMA FLECKJULIA LIMA FLECKDANIEL BUZATO DE AQUINO2020-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49383@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49383@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49383porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49383Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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